Uma atividade envolve resistência, força e velocidade? Pode apostar que ela faz parte do hall de exercícios anaeróbicos. Algumas práticas nesse formato já são bem conhecidas, a exemplo do crossfit e do pilates, outras ainda são novidade para muita gente, como o HIIT.
Falaremos sobre todas elas neste artigo, além de explicarmos exatamente o que significa fazer um exercício anaeróbico e qual a diferença deles em relação às atividades aeróbicas.
Continue a leitura para se informar de A a Z e decidir quais serão seus próximos investimentos a favor da sua saúde!
O que são exercícios anaeróbicos?
Um exercício anaeróbio ou anaeróbico é aquele que tem intensidade mais alta e acontece em menos tempo ou em um período mais curto do que quando comparado com outros tipos de exercícios.
⏫intensidade ⏬tempo de prática |
O objetivo do anaeróbio é melhorar a força, a resistência e a velocidade, bem como aumentar a massa muscular, por isso, ele trabalha músculos mais específicos. Então, se você quiser aumentar o muque e a força, aposte nessa alternativa no famoso dia de braço!
Lembre-se: anaeróbico ≠ aeróbico.
Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
Na teoria, o exercício anaeróbico é aquele que não obriga o organismo da pessoa que o pratica a usar oxigênio para produzir energia. O nome vem, justamente, dos seres anaeróbicos – que sobrevivem sem a presença de oxigênio. O exercício aeróbio, por sua vez, exige que o corpo use oxigênio na produção de energia.
Treinos anaeróbicos, como já dissemos anteriormente, são mais curtos e intensos, enquanto as práticas aeróbicas têm menos intensidade, duram mais e contam com uma maior quantidade de repetição dos mesmos movimentos.
Sabendo das diferenças entre os aeróbicos e anaeróbicos em detalhes, veja adiante os benefícios de apostar na primeira alternativa pelo menos de vez em quando.
5 benefícios dos exercícios anaeróbicos
Fazer alguns treinos intensos e rápidos, sem muito descanso, que exigem mais do corpo, dos pulmões e dos músculos pode ajudar no aumento da força e da resistência, na melhora da flexibilidade e em outros aspectos. Confira!
1. Aumento da força muscular
Os exercícios anaeróbicos ajudam a aumentar a força muscular, o que, por sua vez, melhora o desempenho em atividades que exigem esforço físico intenso, como levantar pesos ou correr. Se aliados aos exercícios aeróbicos ou alternados com eles, o resultado é mais positivo ainda!
2. Melhora da resistência
Qualquer prática nesse formato também contribui com a melhora da resistência muscular, o que permite a realização das atividades por um período prolongado sem cansaço excessivo ou, com o passar do tempo e a constância nos exercícios, sem nenhum cansaço sequer.
3. Melhora da flexibilidade
Com a intensidade e a execução ininterrupta de alguns movimentos em menor número, praticantes de exercícios anaeróbicos desenvolvem mais flexibilidade. Entre outras coisas, isso ajuda a evitar lesões e a melhorar o desempenho esportivo.
4. Aumento da massa muscular
Se cresce a força dos músculos, cresce a massa de cada um deles. A densidade desses grandes trabalhadores do corpo humano! Sua estrutura é responsável até por contribuir na prevenção de doenças crônicas. O resultado a curto prazo? Tonificação e melhor desempenho físico.
5. Melhora da saúde cardiovascular
Outro ponto positivo da atividade anaeróbica é a melhora da saúde do coração, das artérias e das veias e a prevenção de doenças cardíacas e de problemas correlatos.
Para quem quer viver mais, nada melhor do que aliar práticas assim com uma alimentação saudável e a redução da ingestão de bebidas alcoólicas, entre outras iniciativas!
Aliás, continue a leitura e conheça, de forma mais aprofundada, quais são esses exercícios. Aproveite para tomar nota de alguns tipos de treinos também.
Quais são os exercícios anaeróbicos?
Os tiros de corrida, nos quais precisamos correr o mais rápido possível uma pequena distância, exemplificam bem a prática de exercícios anaeróbicos, tanto quanto os levantamentos de peso que acontecem no crossfit – com muita carga, poucas repetições e praticamente nenhum descanso até o fim de cada etapa.
A musculação executada mais ou menos nesse mesmo “esquema” também entra na lista, assim como o pilates e os abdominais.
Qualquer exercício que exija máximo esforço por parte de quem o pratica pode ser considerado anaeróbio. Sendo assim, não cabe agregar essa característica para atividades como caminhada, andar de bicicleta ou natação, por exemplo, que são atividades totalmente aeróbicas.
5 exemplos de exercícios anaeróbicos
Além do tão falado crossfit, entram na lista de exercícios anaeróbicos recomendados para toda e qualquer pessoa que queira melhorar a saúde do coração e aumentar a massa muscular, as atividades listadas a seguir.
- Levantamento ou arremesso de peso.
- HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade).
- Musculação.
- Funcional.
- Pilates.
Alguma alternativa se encaixa na sua rotina? Experimente! Mas faça questão de contar com a supervisão e orientação de um preparador físico, principalmente se estiver começando, tudo bem?
Você também pode buscar por mais opções, sempre tomando como base os tipos de anaeróbicos e o que cada treinamento precisa oferecer – obrigatoriamente – para que se enquadre nos seus objetivos.
Tipos de treinamentos anaeróbicos
Para você saber e nunca mais esquecer, são considerados treinamentos anaeróbicos aqueles:
- de resistência, que envolvem uso de pesos para aumentar a força muscular;
- de intervalos, com curtos períodos de exercícios de alta intensidade seguidos por períodos de recuperação de baixa intensidade;
- de força e com exercícios de resistência; e/ou
- de velocidade e com exercícios de alta intensidade que têm o objetivo de aprimorar a agilidade.
Quer começar algum deles hoje mesmo? Certifique-se de que você está em boa forma física, que segue uma dieta saudável e converse com um profissional de saúde para garantir a sua segurança durante as práticas.
Uma vez que você estiver pronto para começar, vá devagar: faça primeiro as atividades de menor intensidade para só então partir para exercícios de maior intensidade.
Além de tudo, preocupe-se em ter o seu próprio ritmo e não em seguir o ritmo das outras pessoas e aumente gradualmente a intensidade da atividade – sem mudanças radicais de um dia para o outro.
Os resultados vão surpreender e, quando você menos esperar, estará até participando de campeonatos por aí! Boa sorte.
Deixe seu comentário