Qual a frequência cardíaca ideal na prática de esportes?

Confira o que é, como calcular a frequência cardíaca e porque isso é importante na hora de montar treinos efetivos e seguros.

como medir a frequência cardíaca

A prática de esportes requer uma série de fatores para ser feita de maneira efetiva e saudável, como, por exemplo, a frequência que você pratica exercícios durante a semana, o tipo de alimentação que mantém e, um dos mais importantes: a frequência cardíaca.

Atualmente se tornou bastante fácil garantir um controle prático dessa frequência através de tecnologias, mas isso não quer dizer que você pode fazer o controle totalmente sozinho, a ajuda de um profissional ainda é essencial para entender quais os valores ideais na prática de exercícios que você realiza.

A frequência cardíaca é o melhor meio para averiguar e monitorar o esforço realizado de acordo com o esporte praticado, ainda mais se você tem objetivos específicos como perder peso ou ganhar massa muscular. Através do cálculo de frequência cardíaca máxima será possível determinar qual o esforço necessário para atingir tais objetivos.

Mas afinal, o que é frequência cardíaca?

De maneira bastante resumida e clara, podemos dizer que trata-se da quantidade de batimentos cardíacos por minuto. Ao realizarmos qualquer atividade física, a tendência é que o número de batimentos por minuto aumente, de maneira que é essencial manter um monitoramento para não passar dos limites.

Você sabe qual a frequência cardíaca normal?

Existem alguns fatores que podem alterar os valores, tais como se você é homem ou mulher, jovem ou idoso, etc. Mas em uma média geral, o adulto sedentário tem uma frequência entre 70 e 80 bpm (batimentos por minuto) enquanto que o praticante de atividades físicas fica entre 50 e 60 bpm. Se a frequência estiver muito alta ou muito baixa, isso é indicador de possíveis problemas cardíacos. Agora que você tem essa informação, é hora do próximo passo:

Como medir a frequência cardíaca

Para isso, você pode usar algumas formas diferentes, como por exemplo, contar as suas batidas cardíacas durante o minuto sentindo o batimento pelo pulso no pescoço ou punho, ou então contar por 10 segundos e multiplicar por 6 (ou 15 segundos e multiplicar por 4, ou 30 segundos e multiplicar por 2). Quanto mais tempo for contado, mais preciso será o resultado.

Também pode ser usado o estetoscópio, como feito por médicos e enfermeiras. Além disso, já existem alguns equipamentos específicos para esse propósito chamados frequencímetros.

Além disso, você também pode fazer um teste de esforço em algum laboratório ou mesmo alguma academia que preste esse tipo de serviço especializado. A ideia desse teste é levar o esportista à exaustão para conseguir fazer uma medição bastante precisa para poder determinar a frequência cardíaca máxima, que será então o valor de referência para montar um treino mais adequado e seguro para o indivíduo.

O que é frequência cardíaca máxima?

Trata-se do maior número de batimentos por minuto que uma pessoa pode chegar. O cálculo desse valor é feito sempre através da idade e o mais comumente utilizado é:

  • Para homens, calcula-se 220 - idade;
  • Para mulheres, calcula-se 226 - idade.

Como pode-se notar, as mulheres têm uma tendência a ter a FCM um pouco mais elevada que os homens. Por exemplo, se você é um homem de 27 anos, a conta será FCM = 220 - 27, resultando assim em 193 bpm, mas se você é uma mulher de 27 anos, o resultado final será 199 bpm. Os resultados serão sempre variáveis de acordo com cada indivíduo.

E por que é importante medir a frequência cardíaca?

Além de conseguir indicar problemas no coração, saber o valor da sua frequência irá auxiliar a montar o melhor plano de exercícios, sem fazer esforços além do que o seu corpo pode aguentar.

Outra coisa interessante é que, quando praticando esportes coletivos, os treinadores podem se utilizar desse cálculo de frequência cardíaca máxima para criar treinos específicos para cada jogador. Claro que será um pouco mais de trabalho a princípio, mas os resultados com certeza serão incrivelmente recompensadores para todos os envolvidos.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário