Saiba o que é isometria e como fazer

Muito usada em treinos mistos, a isometria auxilia no desenvolvimento e fortalecimento da musculatura. Veja como adicionar essa atividade física na sua rotina de exercícios.

Isometria

A isometria é um tipo de exercício físico que tem como objetivo fortalecer a musculatura, melhorar a flexibilidade e equilíbrio causando pouco impacto nas articulações, já que é feita em posição fixa. Ela pode ser realizada com ou sem acessórios, já que a contração muscular é a base da atividade.

Sozinha, ela não é capaz de compor um treino de quem possui ambições físicas maiores como aumento de massa muscular, mas serve como um bom complemento para treinos mais pesados.

Já para pessoas que possuem restrições físicas e problemas nas articulações, o exercício é perfeito devido aos seus diversos benefícios para a saúde. No entanto, é indispensável procurar por ajuda profissional, ok?

A isometria não é recomendada para hipertensos, pois a pressão exercida na musculatura aumenta a pressão arterial.

Pensando em deixar você a par de tudo sobre o assunto, criamos este guia completo para não restar nenhuma dúvida na hora de realizar esse tipo de exercício físico. É só continuar a leitura!

Afinal, o que é isometria?

Trata-se de uma atividade estática realizada através da contração muscular que trabalha o fortalecimento dos músculos, auxiliando em tratamentos ortopédicos e metabólicos sem precisar fazer qualquer movimento dinâmico.

Para quem deseja traçar um planejamento voltado para a musculação, o exercício isométrico complementa séries mais dinâmicas e intensas, já que sua atividade é realizada de forma estática, trazendo equilíbrio para o treino.

E para que serve o exercício de isometria?

Ele ajuda no aumento da contração muscular, melhora o desempenho de levantamento de peso, aumenta a resistência muscular, flexibilidade e equilíbrio, trata lesões e auxilia no ganho de força.

Como fazer isometria no treino?

Para fazer um exercício isométrico, é necessário encontrar a posição correta, flexionar o músculo e sustentá-lo por um determinado tempo.

A isometria exige a força da musculatura e pode ser realizada com a força do corpo ou com carga extra, como os pesos.

Tanto o peso quanto o tempo de manter a posição variam de acordo com a adaptação do corpo com o exercício físico. Abaixo, listamos três exercícios de isometria que você pode fazer em casa mesmo!

Atenção: se você tiver baixa resistência muscular ou algum problema osteomuscular, consulte um médico antes de se exercitar.

3 tipos de treinos com isometria

Agachamento na parede

Agachamento na parede

  1. Fique de costas para a parede encostando os glúteos, costas e ombros.
  2. Agache até atingir a posição de “cadeirinha” e mantenha entre 5 a 20 segundos.
  3. Descanse rapidamente e repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Prancha isométrica

Prancha isométrica

  1. Apoie os antebraços no chão mantendo os cotovelos na distância dos ombros.
  2. Levante o quadril até deixar o corpo reto.
  3. Mantenha a posição de prancha isométrica de 15 a 20 segundos.

Contração no peito

Isometria contração peito

  1. De pé e com postura ereta, una as mãos entrelaçando os dedos na altura do peitoral.
  2. Empurre uma mão contra a outra durante 3 a 10 segundos.
  3. Você deve sentir uma leve contração na musculatura do peito. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefícios da isometria

Entre os benefícios da isometria, podemos citar:

  • fortalecimento muscular;
  • melhora da postura, alinhamento e alívio das dores na coluna;
  • prevenção e reabilitação de lesões;
  • aumento da potência e resistência muscular;
  • redução dos riscos de problemas cardíacos; e
  • fortalecimento dos ossos.

Por serem exercícios que não exigem deslocamento, eles tendem a passar a falsa ilusão de que são mais fáceis e menos nocivos, porém um erro no alinhamento ou uso de um peso externo de forma incorreta pode romper a musculatura.

Por isso, não custa reforçar: não inicie uma atividade física sem visitar o seu médico e contar com o apoio de um instrutor, treinador, educador físico ou fisioterapeuta.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário