O que são esportes de marca: entenda tudo sobre a modalidade

Já ouviu falar o que é esporte de marca? Neste artigo você vai aprender quais são as principais e o que elas têm em comum para estarem catalogadas nesse gênero, bora conferir!

Alguns atletas de natação competindo em uma piscina  olímpica

Um esporte de marca é toda modalidade em que o atleta é desafiado a realizar um objetivo, ou seja, a alcançar, justamente, uma marca – de superação de tempo, carga ou distância –, ultrapassando limites próprios ou recordes já existentes de outros esportistas.

O salto com vara é um exemplo do formato, afinal, ao pular, o atleta deve superar a altura de seus concorrentes. O levantamento de peso é outro porque, nele, quem ergue mais carga vence. E a corrida de rua também, afinal, o corredor que chega na frente ou faz o melhor tempo, ganha!

Existem várias modalidades que se enquadram em competições de marca, e as principais delas foram trazidas na sequência. Separe seus instrumentos de medida, zere seu reloginho e siga em frente na leitura!

A origem dos esportes de marca

As atividades conhecidas hoje como esportes de marca eram, em maioria, treinos de força para soldados em guerra ou táticas de sobrevivência ou de locomoção. Levantar peso era um desafio para homens de diferentes culturas, e atravessar rios de remo rapidamente era comum no Nilo, no Egito, cheio de crocodilos!

Aos poucos, o que era uma questão de “sobrevivência do mais forte” ou de “quem corre mais para não ser pego” passou a ser diversão entre tribos e povos até chegar no que é atualmente.

Quais são os esportes de marca mais conhecidos?

Entre os mais praticados e populares esportes de marca profissionais estão todos aqueles do atletismo (salto com vara, salto em distância, arremesso de dardo, arremesso de peso, dentre outros), a natação, a corrida de rua, a canoagem, o triatlo, o rafting, o ciclismo, a vela e o levantamento de peso.

Todas as modalidades são competições individuais ou, no máximo, em duplas e, embora elas ganhem mais visibilidade nas Olímpiadas ou em torneios mundiais, todas atraem um número significativo de atletas – também amadores – que buscam superar seus limites.

Veja uma lista mais completa adiante.

20 tipos e exemplos de esportes de marca

Abaixo, você encontra 20 das modalidades de esportes de superação mais comuns ao redor do mundo.

  1. Atletismo
  2. Automobilismo
  3. Canoagem
  4. Ciclismo
  5. Cross-country (tipo de corrida esportiva em terrenos acidentados)
  6. CrossFit
  7. Escalada
  8. Esqui-alpino
  9. Hipismo
  10. Halterofilismo
  11. Natação em água abertas ou piscina
  12. Patinação de velocidade
  13. Rafting
  14. Remo
  15. Salto de esqui
  16. Triatlo
  17. Vela
  18. Bobsled (descida de trenó em dupla em pista de gelo)
  19. Luge (descida de trenó individual e de costas em pista de gelo)
  20. Skeleton (descida de trenó individual e de frente em pista de gelo)

Pronto! Agora que você está um pouco mais por dentro do assunto, entenda o porquê de esportes como esses serem catalogados como “de marca”!

Qual o objetivo dos esportes de marca?

Uma das características mais significativas dos esportes de marca é a meta de cruzar limites em relação aos resultados, e outra é a superação individual. Vence quem chega primeiro, quem vai mais longe, quem alcança patamares mais altos etc.

Você se lembra de Usain Bolt? O velocista jamaicano correu incríveis 44 km/h em pouco mais de 9 segundos nos 100 metros rasos das Olimpíadas de Londres em 2012 e se tornou o homem mais rápido do mundo.

Sua performance esportiva o tornou o maior vencedor dessa modalidade, em específico, ao redor de todo o planeta, e ele passou a ser visto como uma prova de que quem consegue unir resiliência, força, persistência, equilíbrio e administração de tempo, entra como forte candidato aos esportes cujo objetivo maior está em alcançar metas.

E o mesmo vale para esportes de precisão.

Qual a diferença entre esporte de marca e de precisão?

Basicamente, o que diferencia modalidades de marca e de precisão é o alvo, mas ambas têm como ponto principal a superação dos limites e/ou o alcance de metas. Quem compete em precisão precisa acertar o objetivo, e não chegar na frente, ou seja, tem que usar técnica, mira e cálculos mentais de direção e de curvatura se quiser ganhar.

10 exemplos de esportes de precisão

A popular “sinuca” (bilhar) entra como amostra frequente de esportes de precisão e, ao contrário do que muita gente pensa, ela é uma modalidade extremamente complexa; um jogo de estratégia, cheio de diretrizes, e até recomendada por médico para pessoas que já sofreram infarto – porque exige mobilidade de todo o corpo de forma completa, mas sem impacto.

Somados a ela, aqui estão listados 10 exemplos.

  1. Bilhar
  2. Bocha
  3. Dardos
  4. Golfe
  5. Arco e flecha
  6. Tiro esportivo
  7. Tiro de precisão com rifles
  8. Croquet (jogo em que o objetivo é acertar bolas através de aros enterrados no chão com a ajuda de um martelo de cabo longo)
  9. Petanca (esporte em que os jogadores lançam bolas de metal em direção a uma bola pequena – cochonnet – para tentar posicionar as grandes mais perto do alvo, do que as do oponente)
  10. Curling (modalidade de inverno em que os jogadores deslizam pedras de granito em uma pista de gelo em direção a um alvo circular)

Nada como foco e concentração nas competições, de um jeito ou de outro, sejam elas profissionais ou amadoras, né? Qual dos esportes você experimentaria e gostaria de conhecer? Conta para a gente por mensagem direta lá no perfil @AtletisOficial do Instagram!

Se você já pratica alguma dessas modalidades de marca ou precisão, publique uma foto e marque nosso @ para a gente compartilhar.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário