Como organizar um evento esportivo na escola

Entenda como organizar um evento esportivo na escola, utilizando a equipe escolar ao seu favor.

Organizar evento esportivo escola

Para organizar um evento esportivo na escola é necessário saber, antes de mais nada, como a escola poderá auxiliar na execução do projeto.

Desta forma, é indispensável o auxílio da direção, coordenação e dos professores da área de educação física para ajudar a montar um cronograma que funcione com os alunos e não prejudique as aulas, caso o evento esportivo seja realizado em horário escolar.

Esses eventos, em sua maioria, são executados no horário do intervalo para que nenhuma aula seja prejudicada.

Afinal, todo conteúdo escolar é muito importante - tanto quanto as atividades físicas, pois durante a vida acadêmica dos alunos elas fazem aumentar, comprovadamente, a energia, a disciplina e o respeito com o próximo.

Sendo assim, no momento em que for solicitada a organização de eventos esportivos na escola ou na comunidade que compõe o grupo escolar, é necessário primeiramente ter conhecimento sobre o local para saber como organizar, planejar e realizar este projeto.

Planejamento de evento esportivo na escola

Assim como mencionado anteriormente, o esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento individual e social das crianças e adolescentes.

É importante sempre ter em mente que este tipo de evento tem como objetivo mostrar o trabalho interno da escola e, por isso, o apoio do corpo docente é tão necessário em todo o projeto.

Por isso, comece a elaborar um checklist para o seu evento para não esquecer de nada.

Você pode começar a planejar pela data e horário, quais atividades irão compor o evento e quais as premiações, por exemplo, além de selecionar as equipes que irão ajudar a organizar, ou seja, professores e direção, como veremos a seguir.

Ideias para eventos esportivos na escola

Os profissionais da escola devem estar envolvidos em todo o processo, desde as primeiras ideias, pois é através deste contato direto com a informação que o organizador pode dar início ao projeto de evento esportivo escolar.

Deve ser definido, junto à comunidade escolar, o tamanho do evento esportivo, se acontecerá somente para os alunos ou será aberto a todas as escolas do município.

Depois de definir o tamanho do evento e o local onde acontecerão as disputas, é preciso decidir qual o tipo de evento esportivo será proposto aos alunos.

É interessante acrescentar ao conjunto de ideias outras modalidades, além do tradicional futebol e do voleibol, por exemplo.

A gente tem algumas sugestões interessantes:

  • xadrez;
  • dança;
  • pingue-pongue ou tênis de mesa;
  • handebol;
  • basquete.

Você pode colocar quantas forem as modalidades, sem limite para a criatividade e é importante saber que, ao abrir estas opções, o número de alunos participantes será maior, pois cada um poderá escolher a modalidade que mais se identifica.

Lembre-se de debater ideias com todos os envolvidos no momento de montar o seu planejamento, para que seu evento possa ser acessível a todos os alunos e participantes, incluindo alunos cadeirantes, por exemplo, considerando incluir esportes para deficientes físicos e/ou mentais.

O projeto do seu evento

Para organizar um evento esportivo na escola é necessário conversar com os professores de educação física, para deixar claras e especificadas as regulamentações que envolvem a competição.

A divisão deve ser feita de acordo com a idade, para evitar que os alunos mais velhos enfrentem os mais novos.

Numa competição, essa divisão pode ser feita por séries, ou pode ser dividida em grupos, como, por exemplo:

  • turmas iniciantes;
  • 4º e 5º anos;
  • 6º e 7º anos;
  • 8º e 9º anos; e
  • ensino médio.

Desta forma, todos poderão participar das competições.

Depois da divisão feita, é fundamental criar reuniões com os pais e demais professores e direção, além dos representantes da comunidade, para deixar a par a situação do projeto escolar, entender quais as necessidades e o que pode ser feito, inclusive levantar a bandeira sobre conseguir patrocínio esportivo, se preciso for.

E, caso seja autorizado pela direção, os patrocínios podem oferecer materiais, como:

  • bolas;
  • redes;
  • equipamentos de segurança, como joelheira, cotoveleira, coletes, etc.;
  • tabuleiros;
  • jogos de mesa; e
  • comidas e bebidas para distribuição gratuita para os alunos;

Tudo isso para que o seu projeto de evento esportivo escolar seja bem organizado e estimule a comunidade a participar.

Lançamento do evento

Assim que o evento estiver encaminhado e bem estruturado, é fundamental comunicar todos os alunos sobre os jogos, rodadas, regras, horário e datas.

Também é preciso comunicar os pais e a comunidade em geral, para que acompanhem os jogos, estimulando esses jovens na prática do esporte. Hoje, com a internet à disposição, é fácil fazer com que a divulgação do evento esportivo na escola seja bem feita e alcance um grande público rapidamente.

Por isso, durante a execução do projeto, é interessante deixar com que os alunos saibam um pouco de tudo que está sendo feito, para alimentar sua animação e, consequentemente, a divulgação, de forma totalmente orgânica.

Tudo pronto, é hora de abrir as inscrições para as modalidades, com o objetivo de saber quantos alunos irão participar, quantos times serão inscritos e quantas salas irão competir durante todo o evento.

Resultados e premiação

Anote os placares de cada modalidade, de maneira correta. Além do placar, deve ser anotado o comportamento dos alunos que cometem faltas ou que se excederam nas discussões durante os jogos.

Pense nas premiações para os times vencedores e para os campeões individuais de outras modalidades.

Um ideia bem bacana é que, para aumentar a interação entre pais, professores e alunos, pode haver uma premiação especial para a torcida mais animada, além de mencionar a sala que menos cometeu penalidades, buscando inspiração nos divertidos eventos esportivos recreativos.

Vale ressaltar que algumas vezes o fato de não ter ganho algum prêmio pode deixar o restante dos participantes inconformados e, neste momento, é preciso reforçar aos alunos sobre o espírito de competição e o respeito ao esporte.

Durante toda a organização do evento esportivo na comunidade escolar é importante lembrar de manter os cuidados com os alunos, estar atento a quem entra ou sai da escola durante os jogos. Afinal, o evento precisa ser seguro!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário