O que faz e como ser um promotor de eventos de sucesso

Já pensou em ser promotor de eventos? Confira mais sobre essa profissão, ficando por dentro das funções atribuídas a esse tipo de profissional e como ingressar na carreira.

Por Redação 09 de Fevereiro de 2021 - Atualizado em 28 de Novembro de 2024 4 min. de leitura

Promotor de eventos

Compartilhe:

O promotor de eventos, o organizador e o produtor trabalham juntos para realizar o evento perfeito, mas suas funções são diferentes. O primeiro, cria e executa toda a parte de divulgação e marketing do evento, fazendo com que o evento chegue até os atletas.

O segundo, planeja toda a execução, desde o dimensionamento do evento até as tarefas que serão executadas no dia do evento. Por último, o produtor é responsável pelas demais atrações e serviços oferecidos, levando em consideração os atletas e criando espaços recreativos para os momentos após a competição.

O promotor de eventos pode ter a sua profissão confundida com a de outros companheiros de trabalho, devido à proximidade das funções e nomes parecidos — coisa que acontece até mesmo entre pessoas da área.

Por isso, é importante deixar claro quais são suas obrigações e, assim, saber o que o diferencia de um organizador ou produtor de eventos.

Se você é um entusiasta da área, é importante ficar por dentro do assunto e entender melhor o que é um promotor de eventos, o que ele faz e como trabalhar na área.

O que faz um promotor de eventos?

Como o próprio nome já diz, o promotor de eventos promove o evento, divulgando-o para todos que possam se interessar pelo assunto ou tema apresentado. Para isso, pode utilizar todas as formas que estão ao seu alcance, como a internet, distribuição de panfletos e pontos de ativação em outros eventos.

Ele fará postagens pontuais com atrações e convidados especiais, divulgando na internet os eventos em sites e aplicativos como Facebook, Instagram e Twitter, e-mail marketing e até mesmo no LinkedIn, dependendo do evento. O post precisa chegar ao público-alvo, então marcará presença nos meios em que possa ser encontrado.

Distribuir convites e realizar sorteios e entregas de prêmios em eventos que trazem esse benefício também são funções do promotor, que usa esses artifícios como forma de chamar atenção do público.

A criação de uma arte que possa estampar panfletos, flyers, adesivos e displays também é necessária, pois assim o promoter pode distribuir todos esses itens pelo local do evento, mantendo o interesse do público e fixando a marca na mente dos participantes.

Caso o contratante peça, ele também precisa realizar uma avaliação do evento com os participantes para assim obter um feedback e descobrir qual foi a repercussão do evento, o que deu certo e o que pode ser melhorado.

Como ser um promotor de eventos?

Para ser promotor de eventos é necessário, em primeiro lugar, procurar uma capacitação de conhecimento, como cursos técnicos, especializações e até mesmo graduação na área, detalhe fundamental para melhorar os conhecimentos, o currículo e conseguir uma boa colocação.

Além disso, o profissional deve ser organizado, responsável, comunicativo, detalhista, criativo e muito disciplinado. Para trabalhar na área de eventos, é preciso estar atento a todas as novidades e principais tendências, saber adaptar-se a todos os estilos, do social ao casual, e possuir uma ótima rede de contatos.

Tudo isso, com estudo e facilidade de comunicação, pode ser atingido, criando um profissional requisitado no mercado de eventos.

Como trabalhar como promotor de eventos?

É possível trabalhar como promotor de eventos de duas formas: autônoma ou em uma empresa organizadora de eventos. Ambas são lucrativas, mas a diferença é que, na primeira, você vai precisar de um nome que chame atenção e um portfólio atraente para conquistar os seus clientes.

Vai precisar também de uma boa rede de contatos, um telefone e um computador. Investir em um cartão de visitas para divulgar o seu trabalho e ter seu portfólio online, que pode ser até mesmo uma conta em rede social.

Já se for participando de uma empresa de eventos, provavelmente ela já terá um nome, uma lista de contatos e um serviço a zelar e, além disso, as contratações devem acontecer em conjunto com outros profissionais da área de eventos, como o organizador e produtor já citados, formando uma equipe de organização.

Aos iniciantes, paciência, pois no começo surgirão pequenos eventos, por isso tenha ciência de que é uma profissão de crescimento progressivo e quanto mais feedback positivo seus eventos possuíram, mais chances de surgirem trabalhos cada vez maiores e mais lucrativos.

Deixe seu comentário ou dúvida

Deixe seu e-mail e fique por dentro de tudo que acontece
no mundo do esporte!

Seu cadastro foi enviado com sucesso!

Em breve você receberá em seu email, todas as
novidades, dicas e promoções da Atletis.

Navegue em nosso blog por assunto