Lista de compras saudável: 10 alimentos que não podem faltar

Procurando uma lista de compras com alimentos saudáveis? Então você acaba de chegar ao lugar certo. Anote essas dicas e nunca mais saia do supermercado ou da feira sem alimentos indispensáveis para uma boa alimentação.

Lista de compras saudável

Pegue o caderninho de anotações ou o seu aplicativo de compras favorito e anote essas dicas para facilitar a sua vida na hora de escolher os alimentos para a sua despensa.

1.  Frutas da estação

Frutas da estação

Frutas fornecem nutrientes e fibras essenciais para o nosso corpo se manter saudável. A ideia de comprar as frutas da estação é porque elas costumam ser mais baratas do que quando compradas fora de época e, assim, você pode variar os tipos de frutas no cardápio de tempos em tempos.

2.  Feijão

Feijão preto

Além de ter pouca ou nenhuma gordura, o feijão não possui colesterol. Rico em proteínas, vitaminas, antioxidantes e minerais, os grãos são digeridos de forma lenta, o que contribui para controlar o nível de açúcar no sangue.

3.  Tapioca

Tapioca caseira

Quem é que não gosta da versatilidade de preparos proporcionada pela tapioca, que vai bem tanto com ingredientes salgados como doces? E o melhor é que ela é um alimento natural com baixa quantidade de sódio, com muitos carboidratos fáceis de digerir e sem gordura.

4.  Aveia

Aveia em grãos

A aveia fica muito gostosa quando misturada com frutas e iogurte, perfeita para ser consumida no café da manhã ou no lanche da tarde. É um alimento que contribui para diminuir o risco de doenças cardíacas e também ajuda a manter um baixo teor de açúcar no sangue.

5.  Iogurte natural

Iogurte natural

Falando em iogurte, prefira os naturais. Isso porque só o iogurte natural contém proteínas, vitaminas e sais minerais. Uma boa pedida é misturá-lo com frutas também ou um pouco de mel.

6.  Repolho

Repolho

Escolha o repolho para ingerir um alimento rico em antioxidantes, como vitaminas A e C, manganês e antocianinas, que ajudam a reduzir os sinais do envelhecimento. Os nutrientes desse alimento são melhor aproveitados se você cozinhar no vapor ou mesmo comer cru, ao invés de cozinhar em água.

7.  Ovos

Ovos de galinha

Ovo é mesmo um coringa que qualquer um deve ter na cozinha. Seu consumo é recomendado por ter poucas calorias e ser rico em vitaminas e proteínas. Além de ser um alimento barato, se você fizer ele mexido, como omelete ou cozido, evita o consumo de óleo e fica só com os benefícios.

8.  Espinafre

Folha de espinafre

Uma ajuda importante para evitar osteoporose e hipertensão é o consumo de espinafre. O motivo é simples: o vegetal possui vitaminas A e C, cálcio, magnésio, ferro e potássio. O custo desse alimento também é bem baixo, então não tem desculpa para não ter ele sempre na geladeira.

9.  Batata doce

Batata doce

A batata doce é uma opção muito interessante porque pode ser encontrada durante todo o ano. E olha só que legal: ela é capaz de saciar a fome por mais tempo que a batata branca, por exemplo, o que é ideal para quem faz dietas.

Seu consumo é recomendado por fornecer carboidrato complexo, o que quer dizer que você ganha energia sem aumentar a taxa de açúcar no sangue. Também existem várias formas de prepará-la, então você não enjoa facilmente.

10.  Sardinha

Sardinha

Talvez você já tenha ouvido falar da importância de consumir ômega-3, que comumente é atrelado ao salmão, um tipo de peixe caro para ter na dieta de forma frequente. A boa notícia é que a sardinha, que é bem acessível, também é fonte desse nutriente, que não é produzido pelo corpo humano, e protege a saúde cerebral e cardiovascular.

Prefira as latas de sardinha que vêm com molho de tomate ao invés de óleo. Ou se comprar a sardinha no óleo, descarte para que o alimento seja consumido de forma mais saudável.

Gostou do nosso artigo? Então aproveite as dicas e boas compras!

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