Barra de Proteína: saiba quando comer e quais os benefícios

As barras de proteína podem trazer muitos benefícios para o atleta, mas será que eles sabem como consumir? Qual o momento certo para comer? Confira essas e outras informações aqui!

Barra de proteína quando comer.

As barras de proteína costumam ser bastante utilizadas por quem pratica esportes, mas ainda há muitas dúvidas girando em torno desse alimento. Afinal, ela pode ser considerada uma refeição? Ou é apenas um lanche? Que horas comer barra de proteína? E para que serve uma barra de proteína?

De maneira bastante resumida e simples: a barra de proteínas é uma opção de lanche e, como o próprio nome já induz, é uma bomba de proteína - pode conter até 20g deste componente, em uma única porção!

Por ser apenas um lanche, a barrinha deve sempre complementar a alimentação dos atletas, e nunca substituir uma refeição, por completo. Isto porque, apesar de ela ser bastante nutritiva, uma dieta bem balanceada precisa de outros complementos para a conquista de uma vida saudável - como carboidratos, vitaminas, lipídeos, etc.

As proteínas na barra podem ter, como fonte de origem:

  • o leite;
  • a soja;
  • a clara de ovo.

Cada barrinha possui um objetivo diferente, sendo que algumas contêm mais carboidratos e são destinadas ao aumento de peso, outras possuem menos carboidratos e mais fibras, o que é ótimo para alcançar o objetivo de emagrecimento.

Para entender um pouco mais sobre como consumir as barras de proteína, confira as informações a seguir.

Por que consumir barras de proteína?

Como mencionado acima, alguns atletas escolhem consumir a barra de proteína porque ela ajuda a ganhar ou perder peso, dependendo da composição e do objetivo individual de cada um.

Mas, além disso, as proteínas trazem muitos outros benefícios ao corpo humano, como, por exemplo:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Aumento da massa magra;
  • Aumento da produção de anticorpos;
  • Diminuição da flacidez da pele.

Por causa da sensação de saciedade causada por elas, as barras de proteína evitam com que o atleta faça muitos lanches calóricos durante o dia. Sem contar uma outra vantagem sobre as barras de cereais: elas contêm menos açúcares!

Objetivos do consumo

Pode-se consumir essas barrinhas tendo como objetivo qualquer um dos benefícios que ela traz. Porém, os mais comuns são: ganho de peso ou para ajudar a emagrecer.

Talvez você esteja se perguntando como é possível uma barra de proteína ajudar a atingir dois objetivos tão opostos, não é mesmo?

É simples: as barras com proteína e ricas em carboidratos irão ajudar a ganhar peso. Já as barras com proteína e ricas em fibras são excelentes para perder peso. Vai depender da sua escolha e do seu objetivo.

Uma questão que sempre vem a tona é: “Posso comer barra de proteína todos os dias?” e, com essa deixa, podemos seguir ao próximo tópico.

Quando comer barras de proteína?

Para responder essa pergunta da maneira mais apropriada, buscar o auxílio de um profissional da área da nutrição seria o caminho mais seguro a seguir.

Mas, de maneira geral, podemos dizer que sim: ela pode ser consumida todos os dias, desde que o atleta entenda que ela, sozinha, não é o ideal para alcançar uma alimentação equilibrada, como já mencionamos.

Após uma visita a(o) nutricionista, você saberá qual a hora ideal para consumir essas barrinhas, de acordo com as suas necessidades. Geralmente, contudo, elas são consumidas no pré ou pós treino, além de ser uma opção rápida e prática para fazer um lanche da tarde em dias mais corridos.

Se for comer barra de proteína antes do treino, o ideal é que tenha feito uma refeição completa e equilibrada, cerca de 2h antes do treino, enquanto a barrinha pode ser consumida em torno de 15 minutos, antes de iniciar os exercícios.

Se preferir ingerir no pós treino, deve-se fazê-lo, também, cerca de 15 minutos após finalizados os exercícios, além de realizar uma refeição completa, entre 2h e 3h após finalizadas as atividades físicas.

E lembre-se de sempre beber muita água, quando for consumir essas barrinhas!

Como escolher a melhor barra de proteína?

Novamente, um(a) nutricionista é o melhor profissional para ajudar a escolher uma barra de proteína que vá ajudar em todos os seus objetivos. Mas, assim como todos os alimentos de verdade, é preciso procurar pelas que possuírem menos ingredientes na lista, pois esta será a opção mais saudável.

Procure barrinhas que tenham apenas ingredientes básicos, pouca gordura saturada e, de preferência, que utilize o soro do leite na composição, checando a tabela nutricional do produto.

Lembre-se de levar em consideração os preços e sabores ofertados no mercado. Apesar disso, mesmo diante de tantas opções, saiba que é possível fazer a própria barra de proteína em casa.

Dá um pouco mais de trabalho, mas, pelo menos, você estará garantindo ingredientes de qualidade e uma composição com tudo que você necessita - e também que gosta de saborear!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

10 Respostas

Deixe seu comentário