Pré treino: O que comer?

Compreender qual alimentação é a melhor antes do treino pode fazer o atleta conseguir resultados ainda melhores. Isso porque, saber como nutrir o corpo, antes da atividade física, vai aumentar o desempenho do corpo, durante a prática.

Pré-treino o que comer?

A alimentação pré-treino, ou melhor, antes da prática física é de grande importância tanto para quem quer perder peso, quanto para quem quer ganhar massa muscular. Ou seja, comer da forma certa é mais importante do que pensávamos.

Uma dúvida comum entre os praticantes de atividades física é qual a melhor alimentação pré-treino, de preferência para contribuir com todo o esforço e auxiliar a atingir os objetivos de um jeito mais rápido.

Alguns tipos de alimento podem atrapalhar o desempenho físico, causando desconforto e mal-estar. Já outros, são fundamentais, tendo uma relevância altíssima quando o assunto é acelerar os resultados dos exercícios, pois o seu organismo precisa de energia para desempenhar o esforço necessário.

Melhorando o seu desempenho

Existem alguns truques para que você desenvolva e crie para si o melhor pré-treino. Dê preferência para alimentos com baixo ou médio índice glicêmico, pois para realizar qualquer tipo de exercício físico o nosso corpo precisa de energia, sendo o carboidrato o principal fornecedor desta energia.

Além dos carboidratos, proteínas, aminoácidos e vitaminas são ótimos para ajudar a regular os processos musculares e servem para recuperar o corpo durante e após a prática física.

Outro detalhe importante é o horário. Evite ao máximo fazer esforços físicos estando há mais de 2h30 em jejum. O recomendado é sempre comer entre 45min até 1h antes do treino. Se optar por fazer o seu lanche 30 minutos antes das atividades físicas, alimente-se somente com carboidratos, que serão a principal fonte de energia do seu corpo.

Alimentação pré-treino

Agora que sabemos quais composições o alimento precisa ter para ajudar nos seus exercícios, a pergunta é:

O que comer no pré-treino?

Carboidratos como batata-doce, tapioca, mandioca, pães integrais e de grãos, além de frutas no geral, ajudam com que o organismo gaste açúcar e elimine gordura durante o treino.

As proteínas como ovos, atum, peito de peru e frango ajudam a recuperar os músculos durante e após os exercícios.

Evite as fibras, para que elas não atrapalhem na absorção dos carboidratos que geram energia rapidamente, assim você poderá dar conta das atividades propostas.

Também opte por óleo de coco ao preparar a sua refeição, pois ele é absorvido rápido pelo organismo e ainda tem efeito termogênico. E claro, lembre-se de consumir muita, muita água, mantendo-se bem hidratado.

Dicas de lanches pré-treino

Preparamos três receitinhas pré-treino caseiro que, além de deliciosas, vão fornece todos os nutrientes necessários para enfrentar a sua bateria de exercícios.

Lanche de atum no pão integral

Sanduíche atum pão integral.

- 2 fatias de pão integral;

- 2 colheres de sopa de patê de atum;

- 1 folha de alface;

- 2 rodelas de tomate;

- 1 colher de sopa de cenoura ralada.

Tapioca

Tapioca.

- Farinha para tapioca

- Recheio de queijo branco, frango desfiado ou ovos mexidos.

Aqui, você pode substituir o recheio por qualquer proteína, pois a tapioca é um carboidrato que é rapidamente absorvido pelo corpo e fornece energia.

Omelete

Omelete.

- 4 claras;

- 1 gema

- 3 colheres de aveia integral

- 1 fatia de queijo branco

Misture tudo e coloque em uma frigideira.

Cuidado extra

Lembre-se de evitar gorduras como manteigas, óleos e creme de leite. Combinar a dieta entre carboidratos e proteínas é sempre a melhor escolha, mas sem exagerar na refeição, para não ficar com aquela sensação desconfortável de estar estufado. Lembre-se, também, de estar muito hidratado.

Não faça exercícios em jejum: isso vai aumentar o risco de quadros de hipoglicemia durante o exercício e causar mal-estar, além de dores de cabeça e náuseas.

Dentro de todas as dicas acima, respeite o seu gosto alimentar particular e o que é melhor para o seu corpo. É legal procurar um nutricionista que irá avaliar de forma individual e especificamente às suas necessidades.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário