10 benefícios da banana que você precisa conhecer

Rica em nutrientes e vitaminas essenciais para o nosso organismo, a banana é uma fruta saborosa, baratinha e versátil que não pode faltar na sua casa. Confira 10 benefícios da fruta!

Benefícios da banana

A banana é uma das frutas mais populares no Brasil. Além de gostosa, é versátil, permitindo que você crie diversos pratos doces, salgados e veganos, trazendo muito sabor para o seu dia a dia e, é claro, benefícios para a sua saúde.

Além de muita fibra, ela possui antioxidantes, potássio, magnésio, cálcio, ferro, vitaminas B1, B2, B6, B9 e C, auxiliando no bom funcionamento do organismo, principalmente no processo digestivo, renal e cuidando da saúde vascular.

Fácil de levar na bolsa e disponível para colheita em todas as estações do ano, você vai conhecer alguns dos benefícios desse alimento maravilhoso. Separamos os dez que mais se destacam no consumo dessa fruta que é versátil, saborosa e cheia de pontos positivos para a saúde!

Prepare-se para não deixá-la faltar na sua casa!

1.  É rica em nutrientes importantes

Uma banana de tamanho médio possui em torno de 105 calorias, praticamente nenhuma gordura, é rica em carboidratos e nutrientes como potássio, vitaminas B1, B2, B6, B9 e C, magnésio, cobre, manganês e fibras.

É importante lembrar que mesmo com diversos tipos, como a prata, branca, da terra, maçã, nanica e ouro, todas possuem os valores nutritivos bem semelhantes.

2.  Ajuda no equilíbrio do açúcar no sangue

Há uma substância presente na fruta chamada de pectina, que é um tipo de fibra solúvel que, juntamente com o amido resistente e a Vitamina B6, ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Lembrando que a fruta possui baixo nível glicêmico, mas deve ser consumida com moderação por diabéticos.

3.  Melhora a saúde intestinal

Por possuir alto teor de fibras, ela contribui para a regularização das funções intestinais. Você também encontra nessa fruta o amido resistente que funciona como alimento para bactérias boas que permanecem no intestino.

4.  Auxilia na perda de peso

O amido resistente inibe o apetite e as fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino, o que, junto com uma dieta equilibrada, ajuda na perda de peso.

Você pode facilmente substituir uma refeição leve, como brunch ou café da tarde, pela própria fruta ou por uma vitamina de banana.

5.  Cuida do coração

A banana também possui substâncias importantes para manter a saúde cardiovascular e o controle da pressão arterial. Ela tem quantidades significativas de potássio, que reduz o risco de doenças do coração, e magnésio, que mantém o bom funcionamento do órgão.

6.  Contém poderosos antioxidantes

Como grande parte das frutas e vegetais, a banana também é uma rica fonte de antioxidantes, principalmente de dopamina (que, nesse caso, atua somente como antioxidante mesmo!) e catequinas, trazendo benefícios como a redução de doenças degenerativas e cardiovasculares.

7.  Reduz a resistência à insulina

Algumas pessoas que possuem diabetes apresentam resistência à insulina, arriscando a piora da doença e sua evolução para o tipo 2.

O consumo regular da banana pode auxiliar nesse caso, por conta do amido resistente que ela possui, mas lembre-se que é importante consultar um nutricionista para incluí-la na dieta de forma segura.

8.  Melhora a saúde renal

O consumo regular da fruta, quando consumida de duas a três vezes na semana, pode garantir a melhora da saúde renal e reduzir as chances de doenças nos rins. Esse benefício se atribui ao potássio presente no alimento.

9.  Alimento positivo para atletas

Com grande quantidade de minerais e carboidratos, a banana é um excelente alimento para os atletas antes ou depois dos seus treinos, pois reduz dores musculares e câimbras que acontecem devido à prática intensa e prolongada de exercícios.

10.  Prática e nutritiva

Além de muitos benefícios nutricionais, a banana é uma fruta prática e rápida de incluir na dieta. Pode ser consumida pura no almoço, como lanche ou sobremesa, com iogurte, granola, em smoothie e vitaminas.

Há também como incluí-la na refeição assada ou frita, com farinha, compondo a massa de panquecas e bolos.

A fruta possui muitos pontos positivos e não pode faltar na sua casa, mas o seu consumo deve ser moderado como qualquer outro, principalmente se você tiver alguma doença crônica.

Ela também está disponível o ano todo nas feiras e mercados, tem um preço que cabe no bolso e raramente é cultivada com o uso de agrotóxicos, ou seja, só vantagens!

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