5 benefícios comprovados do Ômega 3

O ômega 3 é um composto que pode trazer muitos benefícios para a saúde e pode ser consumido por pessoas de qualquer idade. Conheça mais sobre este suplemento.

Benefícios ômega 3

O ômega 3 é um lipídio que faz parte da família das gorduras poli-insaturadas, ou seja, são ácidos graxos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo e precisam ser adquiridos de alguma forma.

Composto principalmente por três principais ácidos, o alfa-linolênico (ALA), o eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA), o ômega 3 pode ser encontrado em cápsulas, mas também em alguns alimentos.

O ácido alfa-linolênico (ALA) é uma gordura de fonte vegetal que está presente na linhaça, chia, oleaginosas (como a castanha) e também em algas.

Já os ácidos eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenóico (DHA) são encontrados nos peixes como salmão, atum e sardinha.

Você vai entender neste artigo:
• Para que serve o ômega 3
• Quais os benefícios do ômega 3
• Como deve ser ingerido

Para que serve o ômega 3?

Os ácidos graxos, que fazem parte da composição do ômega 3, estão presentes nas membranas de todas as células do nosso corpo, controlando as substâncias que entram e saem dessas células e ajudando na comunicação entre elas.

As células que possuem uma boa quantidade de ômega 3 na membrana, são mais fluidas, o que quer dizer que trabalham com facilidade e eficiência.

O ômega 3 também é capaz de auxiliar na produção de substâncias semelhantes aos hormônios eicosanóides com ação anti-inflamatória, podendo, em alguns casos, reduzir as chances de risco de infarto.

Para entender melhor, confira abaixo os benefícios do ômega 3.

Quais os benefícios comprovados do ômega 3?

1.  Ação anti-inflamatória

O principal benefício do ômega 3 é a sua ação anti-inflamatória, auxiliando no combate de doenças que vêm de inflamações.

2.  Melhora o processamento mental

Atua melhorando o aprendizado, memória, desenvolvimento psicomotor e coordenação. Também colabora para a redução de chances de déficit de atenção.

3.  Auxilia na redução de doenças cardiovasculares (em alguns casos)

O consumo de peixes e fontes vegetais de ômega 3 são mais eficientes contra doenças cardiovasculares, porém, o composto pode ter ação preventiva neste tipo de doença em pessoas que não comem peixes por opção (vegetarianas e veganas) ou não podem comer por algum outro motivo.

4.  Ajuda a diminuir dores decorrentes de atividades físicas

Pesquisas demonstraram que o consumo de ômega 3 diminui as dores musculares do pós-treino, dores nas articulações e inflamações.

5.  Diminui as chances de declínio cerebral causado por doenças crônicas

O ômega 3 ajuda a reduzir a debilitação do cérebro recorrente pela idade avançada e também doenças crônicas do cérebro, como Alzheimer. Estudos também mostram a melhora das funções cerebrais.

Como e quem pode tomar ômega 3?

O ômega 3 traz muitos benefícios e pode ser ingerido por todas as idades, de crianças a idosos, porém em quantidades diferentes.

Para consumir, é necessário consultar um médico nutrólogo ou nutricionista, que poderá receitar a quantidade ideal, como tomar o ômega 3 da melhor forma e recomendar uma boa fabricante, pois a concentração do nutriente em cápsulas varia conforme a marca do produto.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário