Benefícios do ovo cozido pela manhã e à noite

O ovo cozido é popular no meio fitness há muito tempo, mas você conhece os reais benefícios que ele pode trazer? Veja as vantagens de acrescentá-lo na sua dieta.

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar que os ovos são ótimos aliados da dieta, pois são fáceis de serem preparados, possuem diversos nutrientes, como as vitaminas A, B12 e D, além de serem saborosos e ajudarem a perder peso e desenvolver massa muscular.

Benefícios ovo cozido

Os ovos são uma opção eficiente, barata e prática de fornecer proteínas ao corpo no dia a dia. A versatilidade do alimento dá ainda mais motivos para os atletas incluírem nas suas dietas, pois é possível criar uma variedade de pratos, evitando a sensação de comer sempre a mesma coisa.

Mas você conhece realmente quais os benefícios do ovo cozido? Sabia que ele pode oferecer diferentes resultados quando ingerido em horários diferentes?

Confira com a gente!

Benefícios do ovo cozido pela manhã

Toda refeição é importante, porém o dito popular é que o café da manhã é primordial, afinal, é o momento que você quebra o jejum. Incluir ovos na sua refeição matinal pode ser uma ótima opção, pois eles podem tornar a sua alimentação mais saudável e, ainda, ajudar a alcançar alguns objetivos.

Alguns dos benefícios do ovo cozido pela manhã são:

Reduz a ingestão de calorias

Ingerir ovos pela manhã causa menor variação de glicose e insulina no sangue, reduzindo a resposta da grelina, o hormônio da fome.

Isso reduz a vontade de comer e gera menor consumo de calorias ao longo do dia.

Estimula o emagrecimento

Este é um dos principais benefícios do ovo cozido na dieta que tem como objetivo o emagrecimento.

Devido à sensação de satisfação e menor consumo de calorias, ele auxilia na perda de peso, sendo ainda mais eficaz quando atrelado a uma dieta saudável e rotina de atividades físicas.

Estimula a hipertrofia

Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo.

Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.

Aumenta o gasto de calorias

Os ovos apresentam um efeito térmico superior ao do carboidrato, colaborando com quem deseja emagrecer e definir o corpo.

Isso acontece porque, para digerir, absorver e metabolizar uma proteína, o corpo gasta muito mais energia, colaborando com um maior gasto calórico e, portanto, fazendo o efeito de um termogênico natural.

Benefícios do ovo cozido à noite

Existem dois nutrientes principais para o ciclo metabólico: as proteínas e os hidratos de carbono. Sem eles, o organismo irá consumir os demais nutrientes que estiverem disponíveis no corpo, e isso inclui a musculatura, para concluir o anabolismo.

Com a presença de proteínas como a do ovo, o corpo vai desenvolver massa magra sem precisar utilizar as fibras que vieram do seu esforço durante o dia, nas práticas de exercícios de musculação.

O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.

Afinal, faz mal comer ovos todos os dias?

A maioria das pessoas saudáveis pode comer até sete ovos por semana, sem correr riscos à saúde.

Mesmo que um dos seus principais componentes seja a gordura, uma análise feita pela Universidade de Harvard, em 1999, através de um estudo que durou uma década, concluiu que consumir um ovo por dia não causa a piora do nível de colesterol no sangue.

Para começar a desfrutar dos benefícios, opte por comer ovos cozidos ou pochê, assim a gema, que possui a maioria dos nutrientes, continua preservada.

Os ovos fritos e mexidos são menos recomendados, além disso, o óleo aumenta a quantidade de gordura dos ovos em 50%, segundo o Serviço Nacional de Saúde.

De qualquer maneira, a Atletis sempre recomenda a consulta a um profissional nutricionista ou nutrólogo, para adequar as quantidades ideais para o seu gasto calórico, sem prejudicar sua saúde.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário