A popularização do burpee é recente e vem tomando conta das academias e treinos pessoais. Contudo, esse exercício existe há muito tempo.
O movimento foi criado por Royal Burpee, por ocorrência da sua tese de doutorado, em 1983, e possui diversas variações com vários benefícios. Para alguns, ele é o queridinho, para outros, o terror da academia.
O treino burpee faz parte de muitas práticas esportivas desafiadoras, tais como:
- Crossfit;
- Jiu-jitsu; e
- Triathlon.
Isso porque é um exercício extremamente eficaz para quem busca mais força, resistência e coordenação, sendo mais eficiente que a famosa corrida na esteira, quando o assunto é atividade aeróbica e queima de calorias.
Esse intenso exercício, que mescla a flexão e o salto, é ótimo para quem busca perder peso. O movimento é feito apenas com a força do próprio corpo e trabalha muitos músculos ao mesmo tempo, tais como os braços, pernas, abdômen e ombros, além de acelerar o metabolismo devido à mudança de posição constante – vertical e horizontal.
O burpee para iniciantes - também para os atletas mais experientes - consiste num exercício desafiador, mas possível. Ele tem uma movimentação simples e, mesmo cansado, você consegue superar e levantar do chão para se jogar novamente, focando na energia explosiva, dando característica contínua para a atividade.
Como executar o burpee
O exercício consiste em três etapas principais:
- Agachar;
- Flexionar; e
- Saltar.
Para quem quer saber como fazer burpee, vamos explicar.
- Comece ficando de pé, com a postura ereta;
- Agache, colocando as mãos no chão e jogando o seu peso nelas;
- Posicione os pés para trás, como se fizesse uma prancha;
- Execute uma flexão, até seu corpo todo tocar o chão;
- Levante, aproximando os pés das mãos, empurrando os braços e saltando, e com os braços acima da cabeça, bata uma palma.
Ele é conhecido como um movimento mais pesado, pois trabalha o muscular e o aeróbico, em conjunto. No começo, priorize o movimento, ou seja, aprenda a fazer do jeito certo. Só depois pense na velocidade, adequando ao seu condicionamento físico.
No geral, o número de séries varia, mas é recomendado oito repetições, em quatro séries, para os iniciantes. Já para os atletas avançados, é recomendado que se faça quinze repetições, em oito séries.
Vamos dar uma olhadinha em tudo de bom que o exercício burpee pode proporcionar.
Benefícios do burpees
1. Não precisa de equipamentos
Sim, é isso mesmo: não precisar de equipamentos é uma enorme vantagem. Não importa o lugar e o momento, se você tem a motivação, pode executar o burpee sem precisar carregar nada na mochila. O seu corpo basta.
2. Adicional em qualquer treino
Você pode colocar o burpee entre seus treinos de ginástica, levantamentos de peso e/ou caminhadas, pois o movimento irá ajudar a potencializar a sua frequência cardíaca e a aperfeiçoar todas as suas atividades físicas.
3. Benefícios funcionais
Você vai melhorar a sua força e a sua disposição, o que auxilia na sua vida, no dia-a-dia, para executar tarefas diárias e, também, na academia.
4. Perda de calorias
Movimentos de alta intensidade queimam até 50% mais gordura do que os exercícios aeróbicos convencionais que estamos habituados, como a caminhada.
É isso mesmo, o burpee emagrece! Além disso, ele melhora o metabolismo e deixa o seu corpo queimando calorias por um tempo mesmo após encerrar as atividades.
5. Aumenta a resistência
Se você busca resultados rápidos, não somente de forma estética, mas também de condicionamento físico, esse é o seu exercício.
Ele fará você mais forte e irá melhorar muito a sua resistência, em qualquer tipo de treino.
6. Trabalha o corpo todo
Esse é um dos principais motivos pelo qual o burpee é tão temido: pernas, braços e abdômen - todos os músculos, ao mesmo tempo.
Ele é capaz de trabalhar os principais grupos musculares, em um único exercício, e as suas repetições constituem um verdadeiro desafio, para a maioria dos atletas.
Agora que já sabe os principais benefícios do burpee, vale a pena testar o exercício e decidir se vai amar ou odiar incluí-lo no seu treino. Além disso, se você tem qualquer tipo de diagnóstico de saúde que limite sua força física, procure um médico antes de começar.
Deixe seu comentário