Burpee: Por que ele é o queridinho das academias?

Confira os principais benefícios dos burpees para encaixá-los em sua rotina e começar a desfrutar de todas as suas vantagens.

Burpee exercício academia

A popularização do burpee é recente e vem tomando conta das academias e treinos pessoais. Contudo, esse exercício existe há muito tempo.

O movimento foi criado por Royal Burpee, por ocorrência da sua tese de doutorado, em 1983, e possui diversas variações com vários benefícios. Para alguns, ele é o queridinho, para outros, o terror da academia.

O treino burpee faz parte de muitas práticas esportivas desafiadoras, tais como:

  • Crossfit;
  • Jiu-jitsu; e
  • Triathlon.

Isso porque é um exercício extremamente eficaz para quem busca mais força, resistência e coordenação, sendo mais eficiente que a famosa corrida na esteira, quando o assunto é atividade aeróbica e queima de calorias.

Esse intenso exercício, que mescla a flexão e o salto, é ótimo para quem busca perder peso. O movimento é feito apenas com a força do próprio corpo e trabalha muitos músculos ao mesmo tempo, tais como os braços, pernas, abdômen e ombros, além de acelerar o metabolismo devido à mudança de posição constante – vertical e horizontal.

O burpee para iniciantes - também para os atletas mais experientes - consiste num exercício desafiador, mas possível. Ele tem uma movimentação simples e, mesmo cansado, você consegue superar e levantar do chão para se jogar novamente, focando na energia explosiva, dando característica contínua para a atividade.

Como executar o burpee

O exercício consiste em três etapas principais:

  • Agachar;
  • Flexionar; e
  • Saltar.

Para quem quer saber como fazer burpee, vamos explicar.

1.  Comece ficando de pé, com a postura ereta;

2.  Agache, colocando as mãos no chão e jogando o seu peso nelas;

3.  Posicione os pés para trás, como se fizesse uma prancha;

4.  Execute uma flexão, até seu corpo todo tocar o chão;

5.  Levante, aproximando os pés das mãos, empurrando os braços e saltando, e com os braços acima da cabeça, bata uma palma.

Ele é conhecido como um movimento mais pesado, pois trabalha o muscular e o aeróbico, em conjunto. No começo, priorize o movimento, ou seja, aprenda a fazer do jeito certo. Só depois pense na velocidade, adequando ao seu condicionamento físico.

No geral, o número de séries varia, mas é recomendado oito repetições, em quatro séries, para os iniciantes. Já para os atletas avançados, é recomendado que se faça quinze repetições, em oito séries.

Vamos dar uma olhadinha em tudo de bom que o exercício burpee pode proporcionar.

Benefícios do burpees

1.  Não precisa de equipamentos

Sim, é isso mesmo: não precisar de equipamentos é uma enorme vantagem. Não importa o lugar e o momento, se você tem a motivação, pode executar o burpee sem precisar carregar nada na mochila. O seu corpo basta.

2.  Adicional em qualquer treino

Você pode colocar o burpee entre seus treinos de ginástica, levantamentos de peso e/ou caminhadas, pois o movimento irá ajudar a potencializar a sua frequência cardíaca e a aperfeiçoar todas as suas atividades físicas.

3. Benefícios funcionais

Você vai melhorar a sua força e a sua disposição, o que auxilia na sua vida, no dia-a-dia, para executar tarefas diárias e, também, na academia.

4. Perda de calorias

Movimentos de alta intensidade queimam até 50% mais gordura do que os exercícios aeróbicos convencionais que estamos habituados, como a caminhada.

É isso mesmo, o burpee emagrece! Além disso, ele melhora o metabolismo e deixa o seu corpo queimando calorias por um tempo mesmo após encerrar as atividades.

5. Aumenta a resistência

Se você busca resultados rápidos, não somente de forma estética, mas também de condicionamento físico, esse é o seu exercício.

Ele fará você mais forte e irá melhorar muito a sua resistência, em qualquer tipo de treino.

6. Trabalha o corpo todo

Esse é um dos principais motivos pelo qual o burpee é tão temido: pernas, braços e abdômen - todos os músculos, ao mesmo tempo.

Ele é capaz de trabalhar os principais grupos musculares, em um único exercício, e as suas repetições constituem um verdadeiro desafio, para a maioria dos atletas.

Agora que já sabe os principais benefícios do burpee, vale a pena testar o exercício e decidir se vai amar ou odiar incluí-lo no seu treino. Além disso, se você tem qualquer tipo de diagnóstico de saúde que limite sua força física, procure um médico antes de começar.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário