Por que a Frequência Cardíaca Normal é importante na prática esportiva

Confira o que é frequência cardíaca normal e FC máxima e como elas alteram os treinos esportivos que você faz.

Frequência Cardíaca Normal.

Atualmente, tornou-se moda o estilo de vida saudável e são muitas as pessoas que estão buscando uma alimentação diferenciada e mais natural e, também, meios de praticar atividades físicas que se adequem às necessidades e rotina do dia a dia.

Apesar de esses serem fatores extremamente positivos, é preciso ir um pouco além para garantir que se está saudável, realmente.

Além da mudança de hábitos, é necessário fazer algumas consultas médicas de rotina para conferir o quadro de saúde. Clínicos gerais e nutricionistas são bons pontos de partida, e, quem está entrando numa rotina de praticar atividades físicas, é essencial ir até o cardiologista, também.

Assim, será possível ter uma noção da sua frequência cardíaca atual e quais os parâmetros de treino que precisam ser seguidos para ter mais eficiência.

Frequência cardíaca normal

A pulsação normal pode variar bastante, de acordo com cada pessoa, ficando entre 60 e 100 batidas por minuto. A variação ocorre pode causa de fatores como a idade do indivíduo, condições de saúde geral (ingestão de medicamentos, histórico de problemas cardíacos, etc.), sedentarismo e, até mesmo, da alimentação.

Frequência cardíaca máxima

Qual a frequência cardíaca máxima por minuto que a pessoa pode chegar? Depende, pois, assim como a FC normal, o número vai variar de acordo com o indivíduo.

Existe um cálculo básico a ser feito que considera adequado:

  • Para homens: 220 - a idade (descontar a idade do praticante de 220);
  • Para mulheres: 226 - a idade (descontar a idade do praticante de 226).

Contudo, este não é um cálculo muito preciso e confiável, uma vez que desconsidera os outros fatores que podem influenciar.

Além disso, a FC máxima também varia de acordo com o esporte praticado, pois, se for uma modalidade de alta intensidade, como o crossfit, a FC máxima será mais alta. Por outro lado, se for uma prática mais tranquila, como a yoga ou um treino de pilates, ela terá um valor mais baixo.

Indicadores de Frequência Cardíaca

Os indicadores de frequência são três: de repouso, máxima e de recuperação. Cada um indica uma frequência cardíaca em momentos diferentes e os nomes já são bem esclarecedores.

Repouso

Indica os batimentos por minuto, enquanto a pessoa está parada, sem realizar qualquer tipo de esforço.

Máxima

A máxima, como já falamos anteriormente, indica o número máximo de bpm (batidas por minuto) que cada pessoa pode atingir.

Recuperação

Trata-se da capacidade que cada um tem de voltar à frequência normal ou de repouso, após um treino esportivo ou atividade que exige maior esforço que o habitual.

A frequência cardíaca e o sedentarismo

O coração é um músculo do corpo humano e, como todos os outros, ele se fortalece e cresce conforme vai sendo utilizado. Dessa maneira, atletas acabam tendo um coração maior e mais eficiente do que pessoas sedentárias.

Apesar disso, conforme um sedentário começa a praticar atividades físicas, seguindo treinos adequados, o coração vai se desenvolver e precisar de menos batidas por minuto para bombear sangue ao resto do corpo. Por causa desse fato, atletas possuem uma FC máxima menor do que sedentários.

Como usar a Frequência Cardíaca para um treino mais eficiente

Ao identificar qual a sua frequência cardíaca normal e qual a máxima, é possível estabelecer um ritmo de treino mais adequado ao atleta. É importante lembrar que a máxima não é parâmetro para definir o condicionamento físico do indivíduo, mas sim para estabelecer o ritmo de treino de cada um.

Dito isto, existem 5 zonas de treinamento: sendo a 1ª zona, o estilo de treino mais leve, em que se utiliza apenas 50% da FC máxima e a 5ª zona, o estilo mais intenso, exigindo entre 80% e 100% da FC máxima.

É importante manter um controle e monitorar a frequência cardíaca para saber se os treinos estão tendo um bom resultado. O esperado é que, conforme seja praticada a atividade física, a FC máxima diminua (assim como a FC de repouso também acaba se estabelecendo com menos bpm).

Assim como a FC normal e máxima dependem de algumas condições pessoais e individuais para serem estabelecidas, cada pessoa também terá sua própria FC ideal para praticar esportes. Lembre-se de buscar um especialista para ajudar você a descobrir os seus números ideais.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário