Como organizar e planejar training camp para atletas: resumo completo

Anote 16 dicas para organizar e planejar um training camp de sucesso, saiba o que levar em consideração de acordo com as prioridades dos atletas envolvidos no seu evento e veja exemplos de training camps para você ter como inspiração.

Atletas treinando em um training camp com um treinador auxiliando

Para organizar um training camp, você vai precisar definir onde ele vai acontecer, quanto tempo ele vai durar, quais atividades serão realizadas, para quem as inscrições estarão abertas e quais os objetivos do projeto. Pelo menos isso!

Esse tipo de acampamento de treinamento reúne vários atletas amadores e/ou profissionais por um ou por vários dias inteiros para que todos consigam praticar uma ou mais modalidades de atividades esportivas e trocar conhecimentos e expertises, além de apoiarem uns aos outros na busca por evolução.

Uma boa ideia é contar com uma plataforma de organização de inscrições, venda de ingressos e reunião de dados de cada participante, como a Atletis, para ter tudo na palma da mão antes, durante e depois do processo. Veja outras orientações no decorrer deste artigo.

Como planejar um training camp?

Cada detalhe de um acampamento de treinamento deve ser muito bem pensado, afinal, uma vez que os atletas reservarem várias horas ou vários dias de suas rotinas para se envolverem com as atividades, voltar atrás vai ser complicadíssimo – sem falar que o regresso vai arruinar a reputação de quem se responsabilizar por transformar o evento em uma realidade.

Para o seu planejamento de training camp, considere:

  • tempo de duração;
  • local de realização;
  • atividades que devem acontecer;
  • infraestrutura necessária;
  • espaço para descanso e alimentação de atletas e colaboradores;
  • organização dos ingressos vendidos, à venda e cancelados;
  • distribuição de mídia kit e brindes;
  • divulgação online e offline;
  • busca por patrocinadores e elaboração de um bom modelo de contrato de patrocínio esportivo para o relacionamento ser positivo para ambos os lados; e
  • convocação de voluntários, se couber.

Pense também em diferenciais que podem ajudá-lo(a) a deixar outros organizadores para trás no quesito “excelência”.

Apenas lembre-se de que todos esses quesitos precisam caber no bolso e no organograma do evento: de nada adianta gastar demais e ficar sem dinheiro reservado para emergências ou querer colocar um monte de atividade num espaço pequeno de tempo e impedir as pessoas de aproveitarem completamente cada uma delas.

Precisando de mais sugestões?

16 dicas rápidas para organizar um training camp

Você viu que os acampamentos de treinamento não têm muitos segredos, mas já deve ter percebido também que seus organizadores precisam de máxima atenção e dedicação se quiserem que tudo aconteça conforme o planejado.

Pensando em materializar um pouco do que foi trazido anteriormente e, acima de tudo, em ajudá-lo(a) ainda mais, aqui está uma lista das principais dicas de organização e planejamento de training camps.

Vale seguir todas elas, exatamente na ordem em que aparecem!

  1. Decida quanto tempo vai durar o seu evento
  2. Escolha algumas opções de locais, descubra valores e condições para alugá-los, se for o caso, e qual faz mais sentido para você e o seu bolso
  3. Defina o local do seu camp
  4. Selecione as modalidades que serão treinadas pelos atletas no acampamento
  5. Defina qual será o seu público-alvo: homens/mulheres/amadores/profissionais/todas as idades/faixas etárias específicas etc.
  6. Trace um escopo de quantas e quais atividades serão realizadas
  7. Faça uma lista dos equipamentos necessários em training camps ao estilo do seu – que vão variar de acordo com as modalidades exercitadas
  8. Catalogue também toda a infraestrutura que você vai precisar providenciar
  9. Saiba quanto você pode gastar com equipamentos + estrutura antes de tomar decisões
  10. Finalmente, faça um projeto completo de planejamento e execução do seu evento com o máximo de antecedência possível
  11. Apresente o planejamento para pessoas e empresas que se encaixem no tipo de patrocínio que você procura e busque arrecadar fundos
  12. Outra alternativa é fazer parcerias com marcas que possam trazer mais visibilidade para o camp
  13. Conte com uma ferramenta digital para evento esportivo através da qual você vai vender os ingressos e distribuí-los, inclusive, por lotes
  14. Busque maneiras de promover o seu evento esportivo e use as redes sociais a seu favor, trazendo o máximo de informações possíveis sobre o acontecimento
  15. Disponibilize, para os atletas, kits esportivos e formulários de aptidão para participação que deverão ser assinados pelos médicos responsáveis pela saúde de cada um
  16. Selecione algumas opções de brindes para distribuir no decorrer do evento

E, por falar em brinde, quem sabe algum tipo de gincana também não seja interessante, hein? Talvez logo na abertura, para todo mundo se entrosar e se aproximar mais!

Como começar um training camp?

Atividades que permitam aos atletas se apresentarem, deixarem claros uns aos outros os motivos pelos quais estão no acampamento e quais metas pretendem alcançar e também que ajudem você a esclarecer como serão as próximas horas ou os próximos dias dentro do camp são boas alternativas para dar o start no seu evento.

Bate-papos com especialistas entram na lista! Assim como aulas práticas ou teóricas.

Quem faz acampamentos para praticar ciclismo, por exemplo, costuma começar a reunião ensinando algumas técnicas específicas da modalidade que será exercitada. Um training camp para ciclistas que é organizado na serra, só para ilustrar e para você entender melhor o raciocínio, pode começar com uma aula sobre técnicas de mountain bike.

Uma vez dada a largada, terá chegado a hora de todo mundo colocar a mão na massa de fato, transformando em prática o programa de treinamento criado previamente – seja por você, organizador(a), ou por cada atleta de forma individual.

Como criar um programa de treinamento para training camp?

Assim como para a organização dos acampamentos, para criar um programa de treinamento a ser aplicado durante um training camp, também é necessário levar em consideração o tempo de duração do evento. Ponto um! Ponto dois a ponderar: os objetivos dos atletas participantes.

Para um programa de treinamento ser verdadeiramente adequado à proposta do acampamento, cabe aos atletas, individualmente e contando com o suporte de seus respectivos preparadores físicos, ou aos organizadores em alguns casos, considerar que:

  • quem quer melhorar habilidades técnicas vai precisar de mais repetições de exercícios que ajudem nos pontos fracos;
  • quem quer aumentar o preparo físico vai precisar de atividades que desenvolvam força, resistência, constância, velocidade e flexibilidade;
  • quem precisa trabalhar aspectos mentais vai precisar se dedicar para ampliar o foco; e
  • quem precisa desenvolver o espírito de equipe provavelmente estará buscando maneiras de compartilhar práticas com outros atletas.

Outras estratégias para treinamento de atletas em training camp podem ser extraídas de exemplos como os eventos promovidos pela NFL – a National Football League dos Estados Unidos – e a NBA ou National Basketball Association, liga de basquete profissional norte-americana.

Fique de olho em mais informações e notícias sobre o assunto e mantenha-se não só atualizado(a), mas pronto(a) para o que der e vier! Os passos iniciais estão dados. Boa sorte!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário