Competição esportiva: tipos e como organizar

Planejar uma competição esportiva não é tarefa fácil, mas, com muita organização, você verá que é mais simples do que imagina! Confira agora como montar a sua, com dicas dos maiores especialistas no mercado!

Competição esportiva

Para planejar uma competição esportiva, além de conhecer bem o esporte que você quer promover, é necessário saber quais são os tipos de competição que existem e como fazer a organização de cada uma.

No Brasil, a paixão por esportes competitivos, como futebol, vôlei e artes marciais, vem de berço e disputas acirradas movem as pessoas a jogar ou torcer pela tão sonhada vitória, então, por que não ser a pessoa responsável por trazer mais lazer e entretenimento para elas?

Pode parecer uma tarefa difícil e mega complicada, mas existem algumas dicas que farão com que a sua competição esportiva seja a melhor possível! Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!

O que são jogos esportivos?

Jogos esportivos são atividades físicas praticadas individualmente ou em grupos e que têm como objetivo a vitória, mas sempre seguindo as regras definidas para cada esporte.

Alguns exemplos são futebol, natação, tênis, golfe, corrida e boxe. Cada um possui suas próprias diretrizes, mas, no geral, quem compete nessas modalidades têm como foco em comum superar os adversários em testes físicos e, em alguns casos, até psicológicos.

Você pode escolher os mais populares para criar torneios e ter certeza de que várias pessoas participarão ou pode inovar e montar uma competição de um esporte que não é muito comum no seu pedaço, despertando o interesse de um novo público. A escolha é sua!

Mas, antes de definir qual esporte você vai selecionar, que tal explorar um pouco mais os diferentes tipos que existem? Continua aqui para descobrir.

Quais são os tipos de jogos esportivos?

Existem sete tipos principais de jogos esportivos, sendo eles os de invasão, rede e parede, campo e taco, combate, marca, precisão e técnico-combinatório. Cada modalidade possui diversos exemplos de que as representam.

Veja detalhes!

1.  Esportes de invasão

Nesta modalidade, existem duas equipes que precisam defender seus territórios, invadir o campo do adversário para atingir uma meta e impedir que os oponentes entrem no seu espaço e pontuem.

Alguns esportes de invasão bem conhecidos são futebol, basquete, handebol, futebol americano, rugby, hóquei, polo equestre e polo aquático.

2.  Esportes de rede e parede

Os times dos jogos de rede possuem o objetivo comum de passar uma bola por cima de uma rede que os separa de forma que a outra equipe não consiga rebatê-la. Esportes assim mais comuns são vôlei, tênis, ping-pong, peteca e badminton.

Já os esportes de parede se caracterizam pela alternância de dois jogadores para tentarem atacar uma bola em uma parede de rebote, como acontece no squash, no wall ball e na pelota basca.

3.  Esportes de campo e taco

Estes são jogos nos quais há duas equipes se revezando para ficar em uma base e rebater uma bola jogada pelo oponente, com o objetivo de dificultar na hora de o adversário tentar tomar controle dela. Exemplos: beisebol, softbol e críquete.

A modalidade não é tão comum no Brasil, mas tem diversos fãs ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Será que é você quem vai mudar o mercado brasileiro de esportes com esse tipo de jogo?

4.  Esportes de combate

Aqui, entram as famosas lutas e artes marciais. São modalidades que visam a marcação de pontos por meio de golpes, dominação ou nocaute do oponente e que podem acontecer no corpo a corpo ou com objetos “se enfrentando”.

Boxe, judô, karatê, jiu-jitsu, muay thai, esgrima, kendo e luta livre são algumas das práticas mais comuns desse grupo.

5.  Esportes de marca

Se caracterizam por esportes nos quais os competidores usam a comparação entre marcas para determinar um vencedor. Que tipos de marcas? Podem ser: melhor tempo, maior distância, maior altura ou maior quantidade de peso levantado etc.

Alguns dos eventos mais conhecidos são os de atletismo, natação, corrida, canoagem, hipismo, automobilismo, ciclismo, escalada e triatlo.

6.  Esportes de precisão

São esportes nos quais existe um alvo móvel ou fixo que precisa ser atingido – seja por um objeto, por tiros, pelas mãos ou com tacadas. Os maiores exemplos dessa modalidade incluem golfe, boliche, sinuca, dardos, curling, arco e flecha e tiro ao alvo.

7.  Esportes técnico-combinatórios

Esta última é uma modalidade na qual os atletas cumprem uma rotina de movimentos e são avaliados por um júri que julga a precisão e dificuldade do que for apresentado, então, nela, cada detalhe importa.

O grupo de atividades técnico-combinatórias é formado por esportes como ginástica, patinação artística, surfe, nado sincronizado, skate, slackline, breakdance, saltos ornamentais e BMX freestyle.

Tudo certo por enquanto? Depois de escolher com qual desses esportes você quer seguir para realizar uma competição de sucesso, é preciso definir qual vai ser o tipo de disputa. Descubra os mais comuns no próximo tópico.

Quais são os tipos de competição esportiva?

As competições esportivas que existem atualmente são os jogos, os torneios, os campeonatos e as copas (do Mundo, por exemplo). Cada uma delas possui regras próprias, assim como duração variada e diferentes tipos de modalidades.

Preparado(a) para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas?

Jogos

Nesse tipo de competição, há uma sequência de disputas de várias modalidades esportivas ao mesmo tempo. Aqui, pode haver um único vencedor geral ou vencedores de cada categoria. Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e Jogos Estudantis são alguns exemplos de competições esportivas desse tipo.

Torneios

Os torneios são eventos mais curtos e que podem ser realizados em um único dia. Ao contrário da categoria anterior, aqui, há apenas uma modalidade de esporte: torneio de natação, torneio de xadrez etc.

Por ser um modelo mais simples, ele é ideal para aqueles que ainda estão começando na área de eventos esportivos. É mais fácil e prático de organizar, além de criar um senso de exclusividade aos atletas e participantes pelo pouco período de tempo em que ocorre.

Campeonatos

Os campeonatos possuem uma longa duração e acontecem com uma sequência de confrontos diretos e disputas obrigatórias entre diferentes equipes, em esquema de rodízio. A vitória desses times pode acontecer por pontos corridos ou não. O exemplo mais tradicional da categoria é o Campeonato Brasileiro de Futebol, o famoso Brasileirão.

Copas

Este formato é conhecido por todos, afinal, quem não aguarda ansiosamente pela Copa do Mundo de Futebol a cada 4 anos, não é mesmo?

Nas copas, os melhores grupos esportivos classificados em competições antecessoras jogam entre si para saber quem é o campeão geral. Esse tipo de evento pode ter longa ou curta duração, tudo vai depender do esporte e do número de times participantes.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre as modalidades mais tradicionais e os tipos de competição que pode planejar, está na hora de pôr a mão na massa e organizar seu evento esportivo!

Como fazer a organização de competições esportivas em 10 passos

Defina os critérios de classificação, escolha o melhor local para o evento acontecer, divulgue para o maior número de pessoas possível e ofereça mais do que um simples campeonato para os atletas e público espectador.

Criar e organizar competições esportivas não é uma tarefa simples, mas, se você seguir o passo a passo indicado abaixo, vai conseguir promover um evento da melhor maneira possível!

1.  Escolha o tipo de competição e a modalidade

Agora que você já está craque nos tipos de competição que existem e nas modalidades mais tradicionais, é só escolher qual a melhor opção para o seu evento. Uma boa ideia, nesta etapa, é sondar o público para saber qual a preferência na região para atrair mais participantes.

Se você já é praticante de algum esporte, reúna sua galera para fazer esse tipo de pesquisa!

2.  Defina os critérios de classificação

Depois de escolher os jogos esportivos e o tipo de competição que vai criar, você precisa definir quais os critérios para determinar quem serão os eliminados e quem será o vencedor. Existem alguns modelos para decidir esse fator e os mais comuns estão listados abaixo.

  • Eliminatórias: a cada disputa há um time/atleta eliminado e um que segue para a próxima fase.
  • Rodízio ou turno: todos os participantes jogam entre si e, quem acumular a maior pontuação ou tiver mais vitórias, ganha o prêmio.
  • Repescagem: mesmo após uma derrota, o time ou atleta recebe outra chance de voltar para a competição e vencer o desafio.
  • Misto: quando se usa dois ou mais modelos acima.

Depois, que tal sondar o número de inscritos?

3.  Defina as etapas e o número máximo de participantes

Determinar o número de participantes e de etapas totais do campeonato e enumerá-los em um cronograma bem estruturado é essencial para garantir um evento de sucesso.

Isso porque as etapas ajudam a definir a programação do evento e o número máximo de inscritos pode não só ajudar a medir a febre do público em relação ao seu evento, como também é primordial para respeitar a capacidade máxima de lotação do local escolhido para a prova.

4.  Procure patrocinadores

Um evento esportivo demanda muito dinheiro, então, é super válido ponderar os tipos de patrocínio e encontrar marcas e empresas que tenham interesse em contribuir, de alguma forma, nesse tipo de competição. Desde marcas locais até grandes franquias, vale falar com todo mundo na hora de “vender seu peixe”.

Para tornar o evento mais atrativo, você pode fazer cotas de patrocínio que entregam diferentes benefícios para as empresas, como exposição da marca no evento e em materiais promocionais, podendo chegar até a palestras e brindes. Use sua imaginação!

5.  Escolha o local ideal para a competição acontecer

Você pode optar por alugar a quadra de algum colégio, um campinho disponibilizado pela prefeitura, um estádio ou simplesmente usar um lugar público, como um parque, entre outras possibilidades.

Sempre converse com os donos dos espaços para saber se você pode fazer a sua competição naquele local e nunca, jamais, apenas apareça em algum local que não seja seu e simplesmente comece a organizar as coisas por lá.

Lembre-se que os atletas, patrocinadores e o público em geral buscam eventos que tragam boas experiências, então, não será nada positivo para sua, nem mesmo para os participantes, se o local da competição estiver irregular.

6.  Crie um espaço confortável para todos

Uma vez que você escolha o lugar ideal, estará na hora de se preocupar com o conforto e a acomodação dos atletas e dos torcedores que vão participar do seu evento.

Nos vestiários, caso eles existam, deixe à disposição tudo o que os esportistas podem precisar, como água, equipamentos para aquecimento e armários para guardar pertences pessoais. Para o público geral, que tal uma praça de alimentação com estabelecimentos parceiros e bebedouros para que possam encher a garrafinha?

Um local com arquibancada e uma área de descompressão pós-evento são bônus!

7.  Ofereça um prêmio chamativo

Mais do que aproveitar o calor da competição, os atletas também participarão do seu evento para ganhar um prêmio que faça seus olhos brilharem. Por isso, além de um troféu bonito, vale entregar alguma recompensa em dinheiro ou em produtos e serviços.

Aqui, o patrocínio também pode vir a calhar! As empresas podem contribuir com premiações de artigos de suas lojas ou se juntar para criar um montante para ser entregue aos participantes.

8.  Crie um cronograma

Todo evento precisa de uma “agenda” para as coisas saírem conforme o planejado. Uma competição sem um horário bem estabelecido para começar as atividades certamente vai passar a impressão de ser desorganizada, por isso, não menospreze o cronograma!

Estabeleça prazos para o credenciamento e, no dia das atividades, defina uma hora para o alongamento, o aquecimento e o início das disputas propriamente ditas. Também é recomendado dar uma estimativa de quando a premiação deverá começar, assim, todo mundo consegue se organizar melhor.

9.  Divulgue o evento para o máximo de pessoas possível

Você pode optar pela mídia tradicional e entregar panfletos, fazer posts nas redes sociais ou ir um passo além e divulgar o campeonato em uma plataforma online que une organizadores e atletas do Brasil todo, simplificando a sua vida.

De um jeito ou de outro, não deixe a propaganda em segundo plano. Essa é uma das etapas mais importantes e que merece a sua atenção. Afinal, uma competição sem ninguém para competir acaba sendo um simples evento que nunca nem parecerá ter saído do papel.

10.  Ofereça algo a mais para o público

Seja diferente dos outros organizadores!

Nos intervalos dos jogos, você pode fazer gincanas e entregar brindes que tenham a logo da competição para que quem estiver no seu evento tenha uma lembrança física das emoções vividas.

Além disso, você também pode fazer áreas “instagramáveis”, nas quais o público consegue juntar a galera para tirar fotos. Não esqueça de marcar a gente, hein?

Agora, é só colocar as dicas em prática e preparar um evento de arrasar. Sucesso!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário