Como realizar uma competição de natação

Confira a lista que preparamos com os principais cuidados que você deve ter na hora de realizar a sua competição de natação.

Como realizar uma competição de natação

Existem alguns itens que são primordiais para iniciar o planejamento de um campeonato de natação, para que tudo saia perfeitamente entre a organização e o nadador.

É fundamental saber quais itens são indispensáveis para apresentar o seu projeto para a comunidade de atletas e iniciar os preparativos dentro de todos critérios, indicando as regras da competição e demonstrando cuidado com a segurança.

Por isso, conheça, abaixo, os principais pontos a serem estabelecidos para a organização da sua competição de natação.

Definições básicas da competição

Comece sabendo em qual local a competição ocorrerá. Analisando a piscina (ou mar) onde o evento vai ocorrer, pode-se chegar à conclusão sobre qual percurso os competidores nadarão. Ou seja: vai ser de 1km, 2km ou mais?

Competições de natação podem acontecer em piscinas ou mar aberto, mas se você é iniciante na organização de eventos desta modalidade, opte por piscinas, pois são mais seguras e exigem menos de custo, equipe e equipamentos.

A partir da escolha do local, você precisa definir 3 principais itens:

  • faixa etária dos participantes;
  • distâncias a serem percorridas; e
  • tipos de nados (crawl ou livre, costas, peito e borboleta).

Lembre-se de que normalmente as competições são separadas por gênero, feminino e masculino - e prestar atenção nisso pode fazer bastante diferença, pois as necessidades dos atletas e regras das provas podem variar, por exemplo.

Além disso, se a piscina não for tão grande, a prova poderá ser feita com ida e volta, quantas vezes forem necessárias para despertar o espírito de competição. Afinal, uma prova só com uma ida e volta perderia a graça do evento e da preparação de muitos atletas amadores, tornando o evento extremamente técnico, certo?

É importante prezar pela segurança, especialmente no caso de competições de natação em mar aberto. De qualquer maneira, é importante contratar ambulâncias, equipe médicas e salva-vidas, tudo para que o atleta se sinta amparado.

Checklist

Com o local, as faixas etárias, percursos e modalidades de nados definidos, chegou a hora de criar uma lista que contenha todos os itens necessários para o evento.

Liste todos os itens para estruturação do evento, tais como:

  • postos de hidratação e alimentação (em eventos de natação isso fica mais fácil, uma vez que os atletas não vão parar no meio da prova para abastecimento);
  • display de cronometragem;
  • caixa de som (algumas piscinas contam com sistema de som na água, o que pode ser excelente nesses casos);
  • locutor;
  • grades de proteção;
  • pódio;
  • banheiros;
  • segurança;
  • ambulância;
  • posto de salva vidas;
  • kits com itens necessários para os nadadores utilizarem na competição como toucas, óculos, toalha, água, comida e medalha.

Lembre-se, principalmente, de estabelecer as regras das provas e etapas!

Autorização e documentação

Cada cidade tem suas exigências, inexistindo um padrão para que sejam emitidas as autorizações de eventos, com licença e alvarás.

Por isso, o recomendado é ir até a prefeitura da sua cidade com o planejamento pronto (data prevista do evento e os seus documentos pessoais), para solicitar a liberação dos documentos necessários à execução do seu plano.

É importante pensar numa segunda opção de data, já que a sua competição de natação não pode coincidir com nenhum evento público.

Patrocínio

Pedir ofício de patrocínio é ótimo para minimizar os custos.

Patrocinadores podem entrar com dinheiro ou equipamentos para montar a estrutura ou, ainda, com o kit dos atletas.

Tenha em mente o que deseja, mas também esteja disposto a ouvir as propostas das empresas e agarre as que melhor se encaixe às suas necessidades.

Busque empresas e comércios que tenham relação com a natação e interesse no mesmo objetivo do seu evento esportivo.

Divulgue as marcas apoiadoras e permita a montagem de stands de vendas nas redondezas do local do evento, o que será bom para os patrocinadores que irão lucrar e para você, que deseja público durante a competição.

Divulgação

Com tudo planejado e organizado, patrocinadores e apoiadores definidos, chegou a hora de divulgar o seu evento para atingir o público e conquistar competidores dispostos a participar do seu evento.

Busque espalhar cartazes em lojas de artigos esportivos, academias, escolas de natação e divulgue em rádios locais, jornais.

Lembre-se de divulgar online, abusando das suas mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter, por meio das quais você pode divulgar gratuitamente o seu evento.

Inscrição

A divulgação para inscrição do seu evento precisa ser forte, por isso lembre-se de informar o período de inscrições, data, horário, valor e pontos de venda ou retirada de ingressos.

A venda e distribuição desses ingressos podem ser feitas, principalmente, em lojas de eventos esportivos, academias, escolas de natação, clubes, entre outros.

Mas, muito melhor do que isso, a internet é uma ótima opção para efetuar a venda dos ingressos. Algumas plataformas de organização de eventos e venda de ingressos são exclusivamente voltadas para o público esportista e, por isso, são ótimas opções.

É uma garantia, além de tudo, de que ninguém vai deixar de se inscrever por impossibilidade de ir ao local físico que esteja vendendo seus ingressos.

Opte por mais de uma forma de pagamento e fazer um valor especial para alguns grupos como pessoas acima de 60 anos, alunos de uma determinada escola, doadores de sangue, entre outros.

Persista e não desista!

Organizar um evento esportivo requer muita paciência e dedicação. Você estará lidando com pessoas e cada detalhe será definitivo para que tudo ocorra bem.

Siga o seu cronograma, mas não tenha medo de modificar o que for necessário para que tudo ocorra bem.

Mantenha a calma, a sua equipe unida e os inscritos sempre bem informados de todas as decisões.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário