10 Exercícios para perder barriga

Se você busca perder a gordurinha abdominal, preste atenção nas melhores dicas de exercícios que irão te ajudar a secar e definir a barriga.

Exercícios para perder barriga

Para perder a gordurinha que tanto incomoda, é preciso ter muita determinação e paciência. Neste artigo, você verá como perder gordura abdominal de forma simples, porém, já adiantamos, não existe um milagre que fará isso acontecer.

É preciso seguir uma rotina de exercícios e entender o seu momento e o seu corpo, para ir adaptando os exercícios que irão, além de emagrecer e definir, proporcionar prazer na execução.

A prática de exercícios, com certeza, irá trazer muitos benefícios além da estética. Afinal, como se sabe, o acúmulo de gordura na região abdominal pode causar diversos problemas cardiovasculares e respiratórios.

Além de queimar a gordura, os exercícios para a barriga que indicaremos também ajudam a fortalecer a musculatura.

Qualquer tipo de atividade física pode colaborar para a perda de peso, mas alguns são mais eficazes que outros, e, pensando nisso, separamos os 10 melhores exercícios para perder barriga.

Porém, antes de começar, faça uma visita ao médico e veja se está tudo bem com a sua saúde, além de usar as roupas certas para as práticas e num ambiente espaçoso e arejado.

1.  Prancha frontal

Para começar a lista de exercícios para emagrecer a barriga, temos a prancha frontal. Esse exercício acelera o metabolismo, previne lesões, melhora a postura e ajuda no equilíbrio. Além de perder umas gordurinhas, ele beneficia o seu corpo, preparando-o para outras diversas atividades.

Para a execução, fique na posição de prancha com quatro apoios: antebraços estendidos e pés afastados na mesma base que o quadril.

Permaneça por volta de 20 a 40 segundos, por duas ou quatro séries, com descanso de 30 segundos a um minuto.

Prancha frontal

2. Pular corda

Além de ser divertido, pular corda ajuda a perder barriga, sem sair de casa. Porém, além de coordenação, o exercício exige um condicionamento físico um pouquinho maior.

Comece devagar e vá aumentando a velocidade, aos poucos, para que o corpo se adapte.

Escolha um lugar seguro e espaçoso para fazer a atividade e intercale de dois a três minutos de corda com algum outro exercício muscular.

Pular corda

3. Elevação lateral de pernas

Como perder a gordura abdominal lateral? A elevação lateral de pernas contrai a lateral do abdômen, ajudando a acabar com aquela gordurinha que costuma sobrar nas roupas.

Para praticar:

  • Deite de lado e com a coluna reta;
  • atenção para as pernas: elas precisam estar estendidas, na linha do tronco e unidas;
  • Com uma das mãos, apoie a cabeça, enquanto a outra vai no chão, frente ao tronco.
  • A partir de então, eleve as duas pernas, sempre juntas, sem separá-las, praticando o movimento de subir e descer, como se estivesse na posição de uma prancha, com um antebraço apoiado no chão e o outro braço, na cintura.

Se você ficar muito bom nisso, pode intensificar o exercício utilizando caneleiras. O ideal são de duas a três séries, com 12 a 15 repetições, para cada lado do corpo.

4.  Caminhada, esteira e corrida

Realmente, esses são os exercícios perfeitos para quem não tem o hábito de se exercitar. Essas atividades envolvem os principais músculos do corpo e já são populares, por ajudar no emagrecimento.

Em uma hora de caminhada, pode-se perder até 190 calorias e, em uma hora de corrida, até 500 calorias. Para quem busca perder peso, combinando a corrida e alimentação certa, logo será possível ver os resultados.

Caminhada esteira e corrida

5. Marcha estacionária

Se a sua pergunta é "como queimar gordura abdominal", a marcha estacionária – ou corrida estacionária – que é a simulação de uma corrida, vai te ajudar nessa missão.

Além disso, é uma atividade aeróbica e ajuda a aquecer o corpo para qualquer outro movimento que irá realizar.

Com tênis e roupas apropriadas, simplesmente finja que está correndo sem se mover do lugar. Você pode usar o apoio da parede e, se o objetivo for intensificar, pode colocar um elástico amarrado nas duas pernas.

O ideal é realizar até cinco séries, de um a dois minutos cada, em uma hora de marcha estacionária, o que pode levar à perda de até 600 calorias: um grande auxílio para a perda de peso e da gordura abdominal, né?

6. Flexão de braço

Esse exercício é muito versátil e traz inúmeros benefícios, tanto para os iniciantes como, também, para os atletas mais avançados. Mas é preciso tomar cuidado com a posição.

Para que não haja nenhum tipo de lesão, as mãos precisam estar alinhadas com o peitoral e posicionadas de forma que os cotovelos consigam atingir o ângulo de 90 graus, voltando-se para fora do corpo.

O quadril deve estar na mesma altura do tronco, nem baixo demais, nem alto demais.

Os pés podem ficar juntos do corpo ou, se preferir e tiver um pouco de dificuldade no começo, os joelhos podem se apoiar no chão.

Faça de três a cinco séries, de 12 a 15 repetições, e aumente, conforme sua resistência. A flexão de braço trabalha os ombros, tríceps, abdômen e glúteos, ajudando a perder a barriga e transformar a sua gordura em massa magra.

7.  Bicicleta no ar

Essa atividade é um tipo de variação de exercício abdominal.

Deitado, com as costas no chão ou em um colchonete, levante as pernas sem erguer o bumbum e as costas do chão, simulando uma pedalada no ar.

Ela irá tonificar a musculatura do abdômen e aumentar o poder da queima de gordura. Aqui você aguenta uma média de três séries, entre 20 e 30 repetições.

8.  Abdominal reto

Esse é outro exercício tranquilo para ser feito, desde o iniciante ao avançado, para ajudar a fortalecer a região do abdômen e queimar gordura.

Deite no chão ou em um colchonete, dobre os joelhos, mantendo os pés no chão paralelos ao corpo e as mãos atrás da cabeça para começar a flexionar o abdômen.

Não tire a lombar do chão e tome cuidado com a coluna.

Pode fazer de 15 a 20 abdominais, em três séries, para começar. Depois, vá aumentando, conforme sua condição física melhorar.

9.  Agachamento

O agachamento ativa muitos músculos por conta da extensão e da flexão do quadril e joelhos. Porém, precisa ser realizado da forma certa, para não machucar.

Os pés devem estar paralelos ao quadril, e os joelhos dobrados, para começar a agachar, enquanto projeta o quadril para trás.

Não deixe as pernas abertas nem fechadas demais, preste atenção na posição. Jogue o bumbum para trás e tome cuidado para não forçar a coluna, evitando possíveis lesões.

Comece com três séries, de 10 a 12 repetições. A perda de gordura abdominal acontece pelo gasto de energia, além de fortalecer a musculatura do quadril.

Agachamento

10.  Burpee

O burpee é recomendado para quem já tem mais experiência como atleta, pois ele trabalha o aeróbico e o muscular, ao mesmo tempo em que exige maior condicionamento físico, sendo considerado, por causa disso, um exercício avançado.

Para realizar o movimento:

  • fique de pé, de forma ereta;
  • depois, agache;
  • coloque as mãos no chão, jogando o seu peso nelas e os pés para trás, como se fizesse uma prancha;
  • execute uma flexão, até seu corpo tocar o chão;
  • levante dando um pulo e bata as mãos, no alto da cabeça.

O peitoral é trabalhado na flexão, enquanto o quadríceps, a panturrilha e os glúteos, no agachamento. Já o abdômen é trabalhado no salto, ao flexionar os joelhos para o pulo.

Seu índice de perda de peso é alto porque trabalha várias regiões do corpo, em um único exercício. Inicialmente, faça 15 repetições, em quatro séries, depois, avance para oito séries e vá adaptando, conforme adquire prática.

Gostou das nossas dicas? Confira mais artigos sobre queima de gordura e exercícios físicos no nosso blog.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

175 Respostas

Deixe seu comentário