Mulher Ciclista: 5 motivos para você começar a pedalar

Quais as vantagens do ciclismo para mulheres que pedalam? Confira aqui porquê esse esporte pode ser o que você precisa na sua rotina!

Mulher ciclista benefícios.

É comum hoje em dia, encontrar mulheres que não gostam muito de ir à academia e, também, que não têm tempo de fazer essa ou outras atividades físicas. Porém, pensando na importância de praticar exercícios regularmente, uma solução alternativa, que pode ser tão eficiente quanto passar algumas horas na academia por semana, é praticar ciclismo.

Andar de bicicleta ajuda com diversos fatores relacionados ao bem estar e saúde da mulher, por isso pode ser muito interessante começar a praticar esta atividade.

Pedalar é um esporte bastante acessível e não precisa ser encarado como "a hora da atividade física", podendo apenas ser incluído na rotina do dia a dia, em momentos como uma ida ao supermercado ou mesmo ao trabalho (também ajudando a evitar o estresse de pegar um trânsito muito movimentado).

Além disso, é uma boa maneira de sair para passear no final de semana, indo até o parque ou pedalando na praia, por exemplo.

A mulher ciclista pode contar com benefícios, tais como: perda de peso, redução de estresse e melhora do condicionamento físico. E vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma dessas vantagens a seguir. Então, se você quer aprender mais sobre essas questões e entender porquê começar a pedalar, continue a leitura.

1. Melhora no condicionamento físico

Porque as mulheres que pedalam tem uma maior estimulação da circulação sanguínea, também são reduzidas as chances de desenvolver problemas cardíacos. Além de fortalecer o coração, o ato de pedalar também tem esse impacto nos músculos da perna. Outros elementos do condicionamento físico que o ciclismo pode alterar são:

  • Prevenção contra diabetes;
  • Prevenção contra problemas vasculares;
  • Prevenção contra artrite;
  • Redução do colesterol;
  • Redução da pressão arterial;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Aumento de imunidade.

2. Melhora na respiração

Além do condicionamento físico, que já mencionamos acima, que ajuda a fortalecer o coração e aumentar a frequência cardíaca, também ocorre uma melhora na maneira de respirar. Na verdade, essa melhoria é justamente o que auxilia a frequência cardíaca a encontrar um ritmo mais saudável, já que permite ao corpo uma maior facilidade de oxigenação durante o exercício.

3. Fortalecimento muscular

Além do condicionamento físico, o ciclismo é ótimo para mulheres que querem fortalecer as pernas, glúteos e coxas. Ao invés de ir atrás de exercícios específicos para esses propósitos, que muitas vezes podem ser intensos demais ou até um pouco chato de fazer - dependendo do estilo da pessoa - basta subir na bicicleta e sair pedalando!

4. Bem-estar

Devido a alguns dos fatores mencionados acima, você já pode imaginar que eles estão ligados ao bem-estar que as mulheres que pedalam ganham. Mas além desses motivos, o ciclismo também ajuda a reduzir o estresse, visto que o momento de pedalar é tranquilo e ajuda a fugir da correria do dia a dia.

Você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar que praticar atividades físicas ajuda a tratar a depressão, certo? Andar de bicicleta é uma das melhores alternativas para esse propósito, já que ajuda a liberar a endorfina (hormônio relacionado ao bem-estar, felicidade e bom humor) e não prejudica seu corpo por ser um exercício leve e prazeroso.

5. Perda de peso

Para mulheres que não gostam de esportes de alta intensidade, mas desejam perder peso, o ciclismo é a solução perfeita. É raro acontecer algum caso de lesão ou fratura devido à esse esporte e, mais do que isso, é uma excelente opção que acelera a queima de gordura corporal enquanto que fortalece os músculos das pernas, claro.

Mulheres que estão acima do peso médio também podem se beneficiar do ciclismo, já que este exercício não força nem produz estresse nas articulações - diminuindo o risco de causar maiores danos no futuro.

Como começar a pedalar

Se você quer se tornar uma mulher ciclista e não sabe por onde começar, temos algumas dicas que podem ajudar a dar um ponto de partida. Por exemplo, comece por pesquisar qual o tipo de bicicleta ideal para o seu objetivo, se você quer algo mais confortável para pedaladas longas ou uma bicicleta mais simples, apenas para passeios curtos.

Além disso, é preciso que a bicicleta se adeque ao seu corpo. Lembre-se de certificar se os pneus estão calibrados e se as marchas estão funcionando!

Após isso, pense na rota que você vai fazer e tire o final de semana para praticá-la e ver se é realmente um bom caminho. Caso não seja, continue testando opções até encontrar a melhor para o seu propósito. E leve sempre uma garrafa de água com você, é importante manter-se hidratado em todo e qualquer tipo de esporte.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário