Linguagem de Crossfit: O que é WOD?

O WOD é uma gíria do crossfit que se refere ao treino realizado. Confira mais detalhes sobre o que é WOD para realizar o esporte tranquilamente.

O que é wod crossfit.

O crossfit começou a se tornar popular nos últimos anos porque é um esporte muito eficiente para objetivos como emagrecimento e condicionamento físico. Além disso, por possuir estilos de treino muito intensos e até mais curtos, o que é ótimo para quem não tem tanto tempo durante a semana para ir até a academia.

É uma prática interessante para fortalecer músculos, reduzir o estresse, se divertir e fazer amigos, além de ser adaptável a diversos estilos, inclusive para deficientes físicos.

O crossfit é conhecido ainda por ser um esporte que nunca fica chato, por conta da variedade de exercícios que ele proporciona. Ao contrário de uma academia para musculação, por exemplo, em que você vai sempre nos mesmo aparelhos e repete os mesmos movimentos, no crossfit há sempre algum exercício e/ou equipamento diferente para ser utilizado.

Mais do que isso, o crossfit tem uma linguagem própria que, quem já pratica há algum tempo tira de letra, mas, para quem é iniciante, pode ser um pouco complicado de acompanhar.

Uma das coisas mais mencionadas durante um treino é o WOD. Mas o que é WOD? Para que serve isso? Confira a seguir!

O que é WOD?

Essa é uma abreviação da expressão em inglês “workout of the day”. Ou seja, "o treino do dia". Costuma se referir à parte principal da aula, durando entre 5 e 20 minutos e, às vezes, até mais do que isso.

Para que serve o WOD?

O WOD crossfit é uma ótima maneira de avaliar o condicionamento físico de cada participante. Assim, cada participante individual recebe um WOD específico para suas condições - o que é ótimo para manter segurança e resultados no treino. Além de indicar a força, resistência e habilidades de cada um.

Como funciona o WOD?

O treino de crossfit WOD pode ser dividido em algumas categorias como:

  • RFT (rounds for time), ou seja, por tempo;
  • AMRAP (as many rounds as possible), sendo feitas o máximo de repetições possíveis em determinado tempo; e
  • EMOM (every minute on the minute), que é um treino já pré-definido sobre quantas repetições serão feitas dentro de um minuto.

São utilizados equipamentos?

Às vezes, são utilizados alguns equipamentos, tais como barras, cordas, caixas, argolas e elásticos. Mas, de maneira geral, depende mais do próprio corpo para ser praticado - e, para estar apto, é preciso manter uma dieta ideal ao crossfit, para alimentar e dar energia ao corpo. Afinal, esse é um dos diferenciais do esporte.

Qual a base de exercícios do WOD?

Alguns exemplos de movimentos feitos no workout of the day são:

  • Agachar;
  • Empurrar;
  • Puxar;
  • Levantar peso;
  • Movimento estrutural, cíclico e integrado.

Apesar de parecer extremamente simples montar um WOD crossfit, o que vai fazer o treino valer a pena é o planejamento. Por isso, é sempre importante ter um profissional para ajudar a indicar qual o treinamento ideal para cada um, garantindo, assim, mais eficiência sem sobrecarregar as articulações.

O acompanhamento também é importante para conferir se os movimentos estão sendo realizados corretamente e realizar as correções necessárias, para evitar lesões.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário