8 benefícios do óleo de coco para a saúde

O óleo de coco é muito versátil, agindo de forma interna através da alimentação, ou externa com aplicações na pele e cabelo. Conheça alguns dos seus benefícios!

Óleo de coco benefícios

Ganhando cada vez mais espaço nas mídias, o óleo de coco tem recebido destaque por seus benefícios. Isso acontece devido ao seu grande uso por parte de influencers em mídias sociais para os cuidados principalmente com os cabelos e pele.

De repente, ele aparece como uma solução milagrosa para a saúde e também estética. Esse óleo é uma gordura que pode ser extraída do coco seco, conhecido como óleo de coco refinado, ou do coco fresco, caracterizado como o óleo extra-virgem, sendo esse segundo o mais utilizado e mais eficaz para diversos tratamentos.

Abaixo, explicamos como utilizar o óleo e quais são os benefícios que ele pode trazer para sua saúde.

1.  Melhora as funções cerebrais

Há estudos em andamento que avaliam o óleo de coco como benéfico no tratamento de Mal de Alzheimer e Epilepsia. Isso acontece porque os triglicerídeos presentes nele agem como uma fonte de energia alternativa para o cérebro.

2.  Combate a candidíase

Contra a candidíase, o óleo pode ser ingerido, adicionando-o na alimentação ou ainda aplicando diretamente no local, caso já haja infecção.

3.  Ajuda na cicatrização

O óleo reduz a inflamação da pele e aumenta a produção de colágeno, auxiliando na melhora do viço da pele e na aceleração da cicatrização de feridas superficiais.

4.  Hidrata pele e cabelos

Muito popular na área estética, o óleo de coco reduz as rachaduras dos pés, atua como demaquilante, fortalece as cutículas dos dedos, aumenta a absorção de vitamina D e ainda protege contra os raios UV quando aplicado no rosto e corpo. Nos cabelos, para hidratar, basta misturar uma colher de sopa ao creme hidratante.

5.  Retarda o envelhecimento

A vitamina E presente no óleo combate a oxidação das células saudáveis e retarda o envelhecimento, além de equilibrar a presença de radicais livres no organismo.

6.  É anti-inflamatório e bactericida

Os efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos do óleo de coco podem ser adquiridos quando adicionados à alimentação e auxiliam no tratamento contra artrite, melhoram a saúde do fígado, protegem a flora intestinal e regulam o funcionamento do intestino.

7.  Ajuda no controle do colesterol

Ele reduz os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) atuando diretamente no bom funcionamento da glândula tireoide, além de colaborar também contra doenças do coração.

8.  Acelera o metabolismo

Como citamos, o óleo de coco age como uma fonte de energia rápida devido aos triglicerídeos em sua composição, acelerando o metabolismo. Por ser absorvido rápido pelo organismo, aumenta o gasto calórico, sendo esse o motivo que o fez ficar popular também como um óleo que ajuda a emagrecer.

Quanto de óleo de coco posso consumir por dia?

Não é porque o óleo de coco pode trazer benefícios para a saúde, que deve ser consumido de forma desmedida. Em excesso ele pode causar desconfortos gastrointestinais, náuseas, cólicas e diarreias.

Recomenda-se não ultrapassar o consumo de uma colher de sopa de óleo de coco por dia, porém, visite um nutricionista ou nutrólogo e consulte como adicioná-lo na sua alimentação da forma correta antes de iniciar o consumo.

Como consumir o óleo de coco

Na cozinha, o óleo de coco extravirgem não deve ser utilizado para fritura, pois comparado a outros tipos de óleo, ele queima a temperaturas mais baixas.

Para consumi-lo, recomenda-se utilizar o óleo refinado de coco, adicionando aos refogados, grelhados de carnes ou na mistura de bolos e tortas, substituindo a manteiga.

Para hidratações nos cabelos, basta adicionar uma colher no hidratante, misturar e aplicar, deixando agir entre 20 e 25 minutos. Depois, lave-os normalmente com shampoo e condicionador, o removendo bem do couro cabeludo e fios.

Para hidratar o rosto, ele pode ser aplicado com um algodão, deixando agir durante à noite e sendo retirado pela manhã. Da mesma forma, pode ser usado como demaquilante. Também pode ser aplicado nos lábios como protetor labial.

O óleo de coco é melhor exatamente por trazer tantos benefícios já comprovados e outros tantos ainda em teste, principalmente tratando-se de uso externo. Para consumo, precisa ser controlado, pois possui grande quantidade de gorduras saturadas como qualquer outro óleo. Lembre-se que o ideal é consultar um nutricionista antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário