Não dá para negar que os esportes são uma verdadeira paixão nacional e os principais eventos esportivos do Brasil como campeonatos de futebol, voleibol, basquete e skate movem o país com emoção e entusiasmo.
Esse mercado rende bilhões de reais todo ano e só a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi responsável por movimentar mais de R$ 900 milhões no ano de 2021. Os eventos esportivos nacionais juntam espectadores de todos os estados com um único propósito: ver o seu favorito como campeão.
Conheça com mais detalhes quais são os grandes eventos esportivos realizados no Brasil e veja quais são as maiores paixões nacionais que vêm conquistando cada vez mais espectadores nos últimos anos:
- Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão)
- Copa Brasileira de Voleibol
- Circuito Brasileiro de Skate (STU Nacional)
- Ironman Brasil (triathlon)
- Novo Basquete Brasil (NBB)
Antes de tudo, é necessário entender a razão desses campeonatos serem tão importantes, afinal, com tantas modalidades diferentes, existem muitos eventos para cada um deles, mas, falando em esporte, o público brasileiro tem seus favoritos. Confira a seguir quais são eles!
Quais são os esportes mais praticados no Brasil?
A popularidade das atividades físicas no dia a dia dos brasileiros não é novidade, principalmente quando falamos de eventos esportivos recreativos. Mas, dentre tantas modalidades, a dúvida que surge é: qual é a mais popular?
Sem dúvidas, o número um nessa lista é o futebol, mas, segundo o Comitê Olímpico do Brasil, o voleibol não fica muito para trás, com mais de 130 mil atletas registrados na Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nas modalidades de quadra e areia.
1. Futebol
Com aproximadamente 30,4 milhões de praticantes, esse esporte leva o primeiro lugar do nosso ranking e não podia ser diferente, já que somos conhecidos como o país do futebol, não é mesmo?
Entre os mais de 795 clubes nacionais cadastrados no futebol profissional, ainda tem aquelas partidas entre amigos, os jogos escolares e universitários e as peladas de fim de semana.
Não é à toa que o nosso país é o que mais exporta jogadores profissionais para o exterior, já que o esporte está fortemente enraizado em nossa cultura.
Falando em lucros, o futebol arrecada milhões de reais anualmente. Apenas em bilheterias, o valor chegou aos 48 milhões de reais no ano de 2022, somando mais de 702 mil ingressos vendidos.
O recorde de maior público presente em uma partida em 2022 foi em um jogo do Flamengo contra o Palmeiras disputando o Campeonato Brasileiro, com mais de 69.997 torcedores presentes no Maracanã, fora as milhares de pessoas que assistiam pela televisão em suas casas.
2. Voleibol
A segunda modalidade mais popular entre os brasileiros é o voleibol – ou vôlei para os íntimos – praticado por mais de 15,3 milhões de pessoas, seja na quadra ou na areia. De forma profissional ou apenas por lazer, esse esporte também está no coração do nosso povo.
No ranking de melhores do mundo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o time da seleção brasileira garantiu lugar entre os cinco primeiros colocados, tanto na categoria masculina quanto na categoria feminina no ano de 2021.
Falando um pouco sobre sua origem por aqui, o primeiro torneio aconteceu por volta de 1910, em Pernambuco, e foi a segunda modalidade a entrar para o profissionalismo no Brasil.
Segundo uma pesquisa do IBOPE de 2022, o vôlei também é uma verdadeira paixão nacional, com mais de 96 milhões de fãs que se declararam interessados no esporte.
3. Skate
São mais de 5 milhões de praticantes dessa modalidade radical que vem conquistando o seu espaço em âmbito nacional e internacional, se tornando popular nas ruas e garantindo seu espaço a nível olímpico.
Essa atividade esportiva teve início por aqui nos anos 60 e é considerada recente, mas tem mostrado seu valor e já trouxe medalhas para casa em campeonatos internacionais.
E a organização de campeonatos de skate a níveis regionais também tem um papel super importante no incentivo do crescimento do esporte, já que torna a modalidade cada vez mais popular e contribui com a criação de campeonatos em diversos estados pelo Brasil, revelando verdadeiros atletas.
Nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, a “fadinha”, como é carinhosamente chamada, Rayssa Leal – de apenas 13 anos! – conquistou o coração dos brasileiros com suas manobras e desempenho e ainda trouxe uma medalha de prata para casa na categoria street.
Para coroar um ano de ouro para a modalidade no país em 2021, Rayssa também se consagrou campeã mundial de skate street aos 14 anos de idade. Demais, não é?
4. Corrida
Uma modalidade milenar, praticada ao redor de todo o mundo e também está entre as queridinhas do povo brasileiro. A corrida é muito popular e também é realizada tanto na forma recreativa, com a finalidade de melhorar o estilo de vida e a saúde, quanto de maneira profissional.
Depois da pandemia, essa atividade também deu um salto no número de praticantes, chegando a 2,1 milhões de adeptos. A justificativa é a preferência por esportes praticados de forma individual, devido às circunstâncias da pandemia do Coronavírus.
Apesar de o estilo de atividades físicas praticadas ter mudado, o gosto por competições e a competitividade não mudou. Com a normalização da saúde pública, eventos como as maratonas estão de volta a todo vapor nesse mercado!
5. Natação
O primeiro campeonato da modalidade no Brasil aconteceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1898, na modalidade de natação em águas abertas, em uma travessia de 1.500 metros realizada na praia.
Hoje, esse esporte já cresceu tanto, que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) conta com quase 15.000 atletas filiados. Sua popularidade é quase tão gigante quanto a de outras atividades como vôlei e futebol.
São mais de 66 milhões de fãs e muitas pessoas procuram aulas de natação para aprender a nadar ou melhorar a saúde e acabam se apaixonando e até mesmo participando de competições de natação locais, realizadas pelos clubes.
A natação já trouxe 17 medalhas para casa em Olimpíadas. O primeiro ouro foi em 2008 na edição que aconteceu na cidade de Pequim, com César Cielo nos 50 m livres, quebrando o recorde olímpico com 21s30 de prova.
Na última edição, em Tóquio, a responsável por trazer a medalha de ouro para casa foi Ana Marcela Cunha, na modalidade de maratona aquática. A próxima edição, em 2024, será realizada em Paris e nós já estamos na torcida para aumentar o quadro de medalhistas brasileiros!
6. Ciclismo
A bicicleta surgiu como um meio de transporte originalmente, mas logo se tornou uma prática esportiva e uma atividade de lazer para todas as idades. Segundo a Abraciclo, até novembro de 2022 foram produzidas mais de 584.464 mil bicicletas no Brasil, sendo 63% delas para a prática de Mountain Bike.
Além dos benefícios do ciclismo à saúde, o aumento do número de praticantes incentiva as prefeituras a investir na infraestrutura dos municípios, através da construção de ciclovias que tornam o exercício ainda mais seguro para todos os praticantes.
Esse ato serve como estímulo para a população realizar mais atividade física e buscarem um meio de transporte mais amigável ao meio ambiente. Mas, muito além disso, o ciclismo é um esporte e, como todo esporte, as pessoas gostam de competir por ele.
Só em 2022, foram realizadas 133 competições dessa modalidade no Brasil, que incluíam as modalidades de ciclismo de estrada e de pista, mountain bike e bicicross (BMX).
Com todos esses dados, a gente entende que praticar atividades esportivas está no nosso sangue e grandes esportes merecem grandes eventos tanto para os atletas quanto para aqueles que gostam de acompanhar e torcer pelo seu time favorito.
Mas a gente também sabe que você tá curioso para saber quais eventos esportivos realmente conquistaram o coração da galera. Então, sem mais delongas, vamos a eles!
Quais são os grandes eventos esportivos no Brasil?
O que faz um evento esportivo ser um sucesso, além da paixão dos participantes e dos espectadores que gostam de acompanhar as disputas, é o bom planejamento.
Sendo assim, as maiores competições realizadas nos últimos anos no Brasil incluem muito esforço por parte da organização e dos atletas. Conheça com mais detalhes quais são elas.
1. Brasileirão
É uma das principais disputas de futebol em âmbito nacional e conta com 20 times na série A que disputam, entre os meses de abril e dezembro, a taça de campeão, além do prêmio em dinheiro e uma vaga na Libertadores da América, competição que envolve os melhores clubes do continente.
Em 2022, o time campeão, Palmeiras, recebeu um prêmio no valor de 45 milhões de reais. O valor das premiações vai diminuindo de acordo com a colocação e o 16º lugar recebeu aproximadamente 15,2 milhões de reais.
O Brasileirão acontece anualmente e são realizadas 380 partidas para definir um campeão! São 30 times de diversos estados disputando uma boa colocação na tabela para ganhar o maior prêmio e fugir do rebaixamento para a série B.
2. Copa Brasileira de Voleibol
Anualmente, o campeonato reúne as oito melhores equipes classificadas na primeira fase da Superliga de Voleibol. O campeão da Copa, além de receber os prêmios como o troféu e as medalhas, também recebe uma vaga para disputar a Supercopa e o Campeonato Sul-Americano.
Para 2023, ainda não temos uma data definitiva para o início dos jogos, mas a previsão é que comecem em março. O local para a realização das etapas semifinal e final do campeonato já está definido e vai ser na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
O município vai ser sede desse evento pela segunda vez graças ao sucesso da Copa Brasileira em 2020, quando um público de 35 mil pessoas compareceu ao local para prestigiar os jogos dos times masculino e feminino que estavam acontecendo.
3. Circuito Brasileiro de Skate (STU Nacional)
Com etapas que acontecem em vários estados, o STU é realizado nas modalidades street e park. É nesse campeonato que se inicia a contagem de pontos que decide quais são os atletas que vão para as Olimpíadas.
Além das competições, rola muita música em shows com grandes DJs, exposição de arte e experiências gastronômicas. O STU é de extrema importância pro mundo do skate, pois é a chance, para quem sonha em viver do esporte, de ser notado por patrocinadores.
Também transmitido na TV aberta, a etapa que aconteceu em Recife em 2022 contou com três dias de evento e ingressos gratuitos ao público. Foram mais de 120 atletas participantes e um prêmio avaliado em 600 mil reais.
Para 2023, as datas e o local da competição já estão confirmados. A primeira etapa vai acontecer em Criciúma no final de fevereiro, enquanto outras etapas vão acontecer em Recife e em Porto Alegre.
Vale lembrar que a contagem de pontos dessa disputa já vai estar valendo para a classificação nas Olimpíadas de Paris em 2024.
4. Ironman Brasil
Considerado um dos maiores eventos de triathlon do país, o Ironman Brasil é uma prova que junta três modalidades diferentes em uma única competição: a corrida, o ciclismo e a natação, três dos esportes mais praticados pelos brasileiros.
Essa prova exige um alto nível de preparação física, pois são 3,8 km de nado em águas livres, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Os participantes terão 17 horas para completar a prova.
Outra categoria da competição é o meio-ironman, também conhecido como Ironman 70.3. A última edição do evento no Rio de Janeiro atraiu mais de 1.200 atletas de 23 países para nadar 1.900 metros na praia de Copacabana, pedalar por 90 km e finalizar a prova com 21 km de corrida.
O Ironman Brasil acontece apenas em Florianópolis, já o meio-ironman acontece anualmente em Maceió, Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo. Os melhores competidores classificados ganham uma vaga para competir no Mundial e tentar trazer mais uma vitória para casa.
5. Novo Basquete Brasil (NBB)
Segundo uma pesquisa do IBOPE, em 2022, o basquete ficou na 8ª posição entre o ranking dos dez esportes mais praticados pelos brasileiros.
Apesar da baixa adesão da população à prática, a mesma pesquisa mostrou que mais de 58 milhões de brasileiros se declararam interessados pela modalidade. Um salto quando comparado aos 20 milhões no ano de 2013.
Então, apesar de o número de praticantes ser baixo, a quantidade de admiradores que acompanham os times da Liga Nacional de Basquete só cresce, tornando a NBB um dos principais eventos desse cenário!
A competição surgiu para substituir o Campeonato Nacional de Basquete e é a primeira liga no mundo que conta com o apoio da National Basketball Association (NBA), famosa liga norte-americana de basquete. A principal disputa desse esporte no país conta com 17 equipes correndo atrás do título de campeão.
E então, você já conhecia esses grandes eventos? Eles são essenciais para o financiamento dessas atividades no Brasil, já que graças a eles os atletas ganham a chance de crescer profissionalmente e competirem a nível mundial.
Mas não só de grandes eventos vive o esporte, já que o objetivo de um evento esportivo, mesmo os menores, é o de apoiar seus atletas e motivar a população a contribuir para esse universo. Então, bora apoiar essa galera?
Deixe seu comentário