Como usar o snorkel e aumentar o seu desempenho na natação

O snorkel central pode ser um ótimo aliado na hora de melhorar o desempenho na natação. Confira como usar e quais benefícios ele pode trazer.

Snorkel natação

O snorkel frontal é um item de mergulho caracterizado como um tubo que permite a respiração na superfície, sem sair debaixo da água.

Ele restringe a passagem de ar pelo nariz e age como uma sobrecarga no sistema respiratório e sua musculatura, auxiliando no seu desenvolvimento.

A principal função no snorkel na natação é facilitar a hidrodinâmica, para que o nadador realize a respiração mais tranquilamente, podendo dedicar sua atenção para os movimentos submersos, tais como alinhamento do corpo, diminuição de oscilações da cabeça e tração das braçadas.

De maneira geral, o que ele faz é favorecer a correção do nado e melhorar a eficiência dos músculos respiratórios, além de melhorar a habilidade aeróbica.

Sendo assim, o atleta será capaz de aumentar a velocidade do nado com esforço reduzido, contribuindo para uma redução do tempo de provas.

O equipamento é utilizado principalmente em treinos técnicos de nado crawl, eliminando a necessidade de respiração lateral na superfície, e também pode ser combinado com outros itens de natação, sem prejudicar a função de nenhum deles.

Como usar o snorkel na natação

Antes de começar a utilizar, compre um que seja ideal para você. Vá a uma loja especializada em itens esportivos e capriche na escolha, pois o equipamento precisa ter um encaixe confortável no seu rosto e possuir o tubo ideal para o mergulho.

Feita a compra, é hora de utilizá-lo na prática. Primeiramente, deite-se de barriga para baixo na água, como se fosse boiar ao contrário, e insira o tubo na boca, mordendo a boqueira para bloquear a entrada de ar pelas laterais dos lábios.

Relaxe, respire e inspire devagar e profundamente para acostumar com o equipamento, afundando pouco a pouco a cabeça na piscina e respirando através do acessório.

Depois de adaptado, você pode iniciar a natação. Mas tome cuidado para não mergulhar muito fundo e acabar enchendo o tubo de água. Se isso acontecer, volte para a superfície e sopre com força a água para fora do tubo de respiração.

Apenas lembre-se do tamanho do tubo e de manter-se próximo às bordas até estar totalmente acostumado e se sentir seguro com o uso.

Dicas na hora de adquirir o seu snorkel

Os tubos snorkel que vêm junto aos kits de mergulho costumam ser mais brilhantes, o que torna você identificável na água. Se esse for o seu objetivo, o equipamento de um kit será o ideal.

Já os snorkels que são vendidos de forma individual, normalmente são pretos, compactos e mais discretos. É o melhor para manter-se menos visível durante a natação.

Lembre-se que o uso do snorkel somente é permitido em aulas e treinos profissionais regulares de natação, mas é totalmente proibido em competições oficiais, segundo das regras da FINA (Federação Internacional de Natação).

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do acessório e está preparado para elevar o nível do seu treino de natação?

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário