Conheça 12 benefícios de pedalar para sua saúde

Todo mundo fala que andar de bicicleta é um ótimo exercício, mas quais são os benefícios de pedalar para a sua vida?

Benefícios de pedalar

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios de pedalar, mas realmente conhece quais são as vantagens de praticar esse exercício regularmente?

Depois de ler este artigo, temos certeza que você só vai ter motivos para pegar a sua bicicleta agora mesmo e dar umas voltinhas por aí.

Onde você vai pedalar, não importa: pode ser em uma trilha, pelas ruas da sua cidade ou em uma estrada. O fato é que esse exercício traz muitos benefícios, não só para o corpo como para a mente!

Confira:

1.  Emagreça se divertindo

Essa é a vantagem mais conhecida e não é mito! Pedalar emagrece sim, pois acelera o metabolismo. Isso significa que queima calorias de forma mais rápida, o que evita o acúmulo de gordura no organismo.

Pode ser só uma hora por semana, ou menos, o importante é manter alguma regularidade, que pode ir aumentando aos poucos.

2.  Sinta bem-estar com um exercício ao ar livre

Dificilmente você vai ver alguém mau humorado pedalando. Esse é um exercício que libera endorfinas e serotoninas, que são substâncias que trazem uma sensação de prazer.

Além disso, essa atividade coloca você em contato com a natureza, e a sensação de liberdade com o vento batendo no rosto, por si só, já contribui para sentir bem-estar.

3.  Ganhe resistência muscular ao usar vários músculos

Para pedalar, você precisa fazer força com os músculos e vai usar quase todos os grupos musculares do seu corpo. Pernas, braços e outros membros ganham resistência se você pratica com frequência.

4.  Sofra um baixo impacto nas articulações

Já observou que quem pedala não tem contato com o chão? É por isso que qualquer tipo de impacto é sentido primeiro pela magrela - apelido carinhoso para a bicicleta -, o que reduz as pancadas sentidas pelas articulações, como joelhos e pés.

Saber disso é muito útil para quem não pode praticar esportes que causam grande impacto nas articulações, como tênis ou vôlei. O ciclismo pode ser a opção certa!

5.  Ganhe mais fôlego para o dia a dia

Quem pedala também ganha resistência para os pulmões, pois o exercício exige muito oxigênio, o que faz com que a respiração seja mais usada. Com o tempo, você atinge fôlego para aguentar pedais longos e subidas íngremes.

Com a maior frequência cardíaca, seus pulmões também recebem maiores doses de ar e, com isso, aguentam atividades mais intensas, como subir uns dez lances de escada se precisar, sem ofegar.

6.  O coração agradece: tenha uma pressão arterial regulada

Atenção hipertensos: suas artérias e veias também são tonificadas ao andar de bicicleta. A contração e o relaxamento delas, por serem mais rápidos, ajudam a reduzir a pressão arterial, o que faz muito bem para o coração, que precisa bombear menos sangue para o corpo.

7.  Diminua os índices do colesterol ruim

Sabe o LDL, o chamado colesterol ruim? Se ele apareceu alto nos seus últimos check-ups, uma boa notícia: um dos benefícios do ciclismo está em queimar substâncias que geram esse tipo de colesterol.

Como comentamos lá em cima, o metabolismo é acelerado e esse tipo de substância é facilmente queimada.

8.  Mantenha a glicemia no sangue controlada

Ser ciclista é mesmo incrível. Quem pedala também mantém o nível de açúcar no sangue equilibrado. Portanto, quem tem diabetes também pode contar com essa atividade para garantir uma vida mais saudável!

9.  Rejuvenesça: tenha sempre a força muscular de um jovem

Um estudo da Universidade de Birmingham comparou 125 ciclistas amadores com pessoas que não faziam nenhum tipo de exercício físico e descobriu que, mesmo com o passar do tempo, a força muscular de quem andava de bicicleta regularmente era como a de um jovem.

Essa mesma análise também encontrou benefícios para o sistema imunológico. Segundo os pesquisadores, ele fica mais fortalecido, o que é ótimo contra bactérias e vírus indesejáveis ao organismo.

10.  Elimine substâncias tóxicas do seu corpo

Além de tudo isso que já citamos até aqui, eliminar toxinas do corpo é mais um dos benefícios para quem inclui a bicicleta nas atividades da rotina. Em dias de calor, com mais suor, mais toxinas são eliminadas.

11.  Estamina: aumente o seu vigor

Estamina, ou simplesmente vigor, é quando você consegue resistir por um longo período se exercitando, sem cansar. Porém, essa é uma vantagem que só vem com o tempo e ao praticar o ciclismo no dia a dia.

Não confunda com histamina, que é um medicamento comumente usado contra alergias.

12.  Previna doenças mentais como estresse e ansiedade

Quem sente que estresse, depressão ou ansiedade podem aparecer, também pode pedalar para afastar esses fantasmas!

A endorfina liberada ao pedalar é a substância que controla e previne doenças mentais.

Dica bônus: ganhe um dinheiro extra para a poupança!

Você já pensou o quanto pode economizar usando uma bicicleta? Se você pode utilizá-la como meio de transporte entre sua casa e o trabalho, já pode ter uma boa economia em passagens ou gasolina!

Você pode tanto fazer uma poupança quanto usar esse dinheiro para uma alimentação ainda mais saudável ou para atividades prazerosas, como a leitura daquele livro que você tanto quer ler ou para aquela sessão de cinema.

Benefícios anotados? Porém, lembre-se: é preciso manter alguma regularidade, nem que seja uma vez por semana ou duas, e ir aumentando com o tempo. Quanto mais você pratica, mas benefícios de pedalar poderá ter.

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