Como emagrecer pedalando

Andar de bicicleta já é prazeroso e divertido, né? Agora imagina poder eliminar alguns quilinhos com essa atividade física? Confira as dicas que preparamos para você emagrecer pedalando.

Pedalar emagrece

Conhecido por ser um exercício aeróbico de grande potência, que é capaz de eliminar em média 700 calorias em apenas uma hora de exercício, pedalar emagrece ao mesmo tempo em que tonifica os músculos das pernas e abdômen, ajudando também na circulação sanguínea, funcionamento do intestino, controle do colesterol e reduzindo os riscos de diabetes.

Seja nas ruas ou dentro da academia, o exercício ainda colabora com benefícios mentais, como o alívio da depressão, do estresse, da ansiedade e também acarreta em melhora na qualidade do sono.

Se você quer perder alguns quilinhos e ainda desfrutar de todos esses benefícios estabelecendo uma nova rotina, preparamos algumas dicas de como emagrecer pedalando, para que você busque incentivo e disposição, fazendo um exercício prazeroso de forma segura e cuidando da sua saúde!

Faça um planejamento

Você provavelmente possui uma rotina, certo? Pode ser que trabalhe, estude, cuide dos filhos e precisa também ter um horário para cuidar de você. Para iniciar as suas atividades esportivas, você deve realizar um planejamento.

Tenha uma agenda, planner ou caderno de anotações e separe, inicialmente, no mínimo uma hora para pedalar e cuidar da sua saúde física e mental.

O horário é por sua conta: pode ser cedo, antes de iniciar suas tarefas diárias ou no fim da tarde, quando elas já estiverem sido encerradas. Pouco importa qual momento do seu dia terá disponibilidade, o importante é não perder a chance de realizar sua atividade física diariamente.

Os horários mais recomendados, para quem pedala ao ar livre, são antes das 10h da manhã e após as 16h, quando o sol está mais fraco e não há riscos de queimaduras na pele.

Também fique atento nos locais que vai pedalar, procurando um lugar seguro e num horário que não seja pico de movimento de carros e motocicletas.

Tenha um objetivo

Como forma de motivação, coloque um objetivo que incentive você a querer sair todos os dias para pedalar. Estabeleça a quantidade de peso que gostaria de perder semanalmente e também um peso final que quer atingir.

Mas, cuidado: não exagere e seja realista, já que é preciso considerar que 1kg por semana é o suficiente e poderá ser mantido sem frustrações.

Lembre-se que perder peso gradualmente e ser capaz de mantê-lo é muito melhor do que um emagrecimento rápido, que acabará sendo recuperado em poucos meses.

Mantenha em mente, também, que no processo de emagrecimento costuma haver uma estagnação na perda e que, portanto, não vai dar para perder 1kg por semana para sempre, por exemplo.

Nossa maior dica para estabelecer esse objetivo específico de perda de peso é consultar um profissional, como um nutricionista, por exemplo. Dica que falaremos mais, a seguir.

Equipamentos essenciais

Para começar a pedalar e emagrecer, não basta ter uma bicicleta. As ruas são perigosas e apresentam riscos e, por isso, deve-se fazer o uso de alguns acessórios que ajudam a prezar pela sua segurança.

Para sair nas ruas pedalando, você precisa escolher a bicicleta ideal e também alguns itens indispensáveis.

Preparamos uma lista para que você faça as compras e saia para se exercitar o mais rápido possível e com muita segurança! Veja:

  • bicicleta;
  • roupas adequadas;
  • calçado adequado;
  • capacete;
  • faróis e refletores;
  • óculos; e
  • luvas.

Cada modelo de bicicleta possui sua característica para a função que será utilizada, podendo ser uma bike para asfalto ou estrada, dependendo de onde optar pedalar.

O mesmo acontece para os acessórios de segurança e para o quadro da bicicleta ideal para você, para manter o conforto.

Para realizar a compra de todos esses equipamentos, inclusive da bicicleta, vá até uma loja física de artigos esportivos e consulte um profissional, que será capaz de lhe vender os itens específicos para a prática de ciclismo que você vai fazer.

Tenha um nutricionista ao seu lado

No início, apenas o exercício físico vai parecer o suficiente para ajudar a perder alguns quilinhos, porém, logo você começará a notar que os resultados estão diminuindo. É nesse momento que sentirá falta de um detalhe importante para o emagrecimento: a dieta.

Fazer dietas populares é tentador, porém, muito perigoso, podendo resultar na ausência de vitaminas e nutrientes importantes para o seu corpo, deixando-o fraco e indisposto para dar continuidade à sua rotina, por isso conte com a ajuda de um nutricionista.

Ao consultar um nutricionista, ele indicará os melhores horários para se alimentar, especificará o que comer antes de pedalar e após seus exercícios, além de oferecer ótimas dicas de refeições saborosas e saudáveis.

Os pratos terão tudo que você precisa para ter saúde e energia suficiente para o dia a dia e para a prática esportiva - tudo isso garantindo o emagrecimento!

Desanimou? Chame os amigos!

Mudar de hábitos não é uma tarefa fácil, principalmente quando existe um objetivo como perder peso e iniciar uma rotina de exercícios. Para tornar tudo mais fácil, conte com o apoio dos seus amigos mais próximos.

Eles não precisam necessariamente praticar ciclismo com você, mas comunicar a um amigo que acredita no seu potencial e poderá incentivá-lo de alguma forma. É uma ótima maneira de manter as atividades diárias sem chances de abandonar o propósito inicial.

Não deixe de chamar companhia para pedalar, ok? Sempre tem alguém que também sente vontade de iniciar no ciclismo, mas falta um apoio ou um acompanhante - e essa pode ser a chance de encorajar alguém que o encoraje de volta!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário