8 benefícios que a natação pode trazer para seu corpo

Conheça as principais vantagens da natação para o seu corpo e entenda por que esse é um esporte capaz de ajudar você a se manter saudável

Benefícios natação corpo

Quais benefícios da natação para o corpo que você conhece? Melhora na respiração, sono mais tranquilo, condicionamento físico? A gente ouve de tudo um pouco por aí.

Por isso, para fazer você ter ainda mais vontade de nadar por conhecer os benefícios reais, sem mitos, enumeramos oito vantagens incríveis explicadas. Você nunca mais vai querer parar!

Se você está em busca de realizar uma atividade completa, que trabalhe todo o seu corpo e traga várias vantagens para a sua saúde, a natação com certeza é uma ótima escolha.

1.  Melhore sua respiração

Sim, uma das principais vantagens de nadar é melhorar a respiração. Inclusive, não estamos falando só de adultos, não.

O diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Jomar Souza, em entrevista à revista Crescer, afirma que “na natação, os bebês fazem rápidas imersões na água e durante esses rápidos mergulhos o organismo aprimora sua aptidão para trabalhar com níveis baixos de oxigênio, aumentando a capacidade respiratória”.

O que se estende a adultos, claro, já que os músculos responsáveis pela entrada e saída de oxigênio nos pulmões ficam mais fortes, por trabalharem mais, o que também melhora a função do pulmão e contribui para uma maior qualidade de vida, até mesmo para quem tem problemas respiratórios, como os asmáticos, por exemplo.

2.  Diga adeus à insônia

É verdade: uma das vantagens da natação para o corpo é ajudar você a dormir melhor. Justamente por controlar o ritmo da respiração e até mesmo da ansiedade, as suas noites certamente serão mais tranquilas e revigorantes.

Pergunte a quem nada, depois de praticar o esporte, se não dorme melhor, atingindo um sono mais profundo e reparador.

E sabe, né? Dormir é uma das necessidades mais básicas do nosso organismo. Precisamos descansar completamente para sermos produtivos, criativos e até mesmo manter o bom humor.

3.  Nadar faz bem para seu coração

Para além da respiração, quem pratica natação fortalece os músculos cardíacos também, graças aos movimentos das pernas, braços e tronco. Isso ajuda a reduzir a gordura em torno do coração, prevenindo doenças cardíacas.

Os exercícios também estimulam a circulação do sangue pelo corpo, já que os nadadores têm um aumento de bombeamento do sangue, por causa da pressão da água.

4.  Alcance condicionamento físico

Por trabalhar o sistema respiratório e cardíaco, a natação também tem a vantagem de melhorar o condicionamento físico, já que trabalha tantas partes do corpo.

Por isso, é ideal para quem quer ter resistência aeróbica e anaeróbica, ou seja, treinos com foco em resistência durável - aeróbio - e em velocidade, intensidade e explosão - anaeróbio.

Enquanto alguns esportes só proporcionam um desses tipos de resistência, a natação proporciona ambos.

5.  Não sofra mais com impactos nas articulações

Você não pode receber impactos nas articulações, como nos joelhos? Então acaba de encontrar o esporte certo: por ser praticado na água, suas articulações ficam livres de impactos.

Para quem possui dores causadas por doenças como artrose, por exemplo, é altamente recomendado nadar, porque o esporte mantém as articulações flexíveis e soltas, proporcionando alívio das dores.

6.  Nadar emagrece

Com tantas vantagens por movimentar o corpo inteiro, é claro que a queima de calorias não poderia ficar de fora. O metabolismo é acelerado e as gordurinhas indesejáveis são queimadas com a prática frequente da natação.

O gasto calórico varia entre 250 e 600 calorias por hora, dependendo do tipo de nado, segundo o treinador Gustavo Luz em entrevista ao Eu Atleta, do portal G1.

7.  Está estressado? Vai nadar!

Brincadeiras à parte, encontramos um artigo apresentado por Suzana Alberton Del Castanhel, no curso de Educação Física da UNESC em 2015, que aponta uma diferença significativa nos níveis de estresse e ansiedade nos adolescentes praticantes de natação em comparação com adolescentes não praticantes.

Isso acontece por causa da liberação de endorfina no sistema nervoso central, que produz um efeito calmante e analgésico no corpo, levando a um sentimento de felicidade.

A natação também estimula o aumento da produção de dopamina, serotonina e norepinefrina, que proporcionam uma sensação de bem-estar e melhora do humor, o que ajuda a controlar os níveis estresse e ansiedade.

8.  Aumente sua concentração

Saindo mais uma vez do campo físico, nadar contribui para sua atividade cerebral, o que ajuda a sua memória e a manter a concentração.

Serotonina e endorfina também são responsáveis por deixar o nadador em um estado de alerta e, portanto, mais concentrado, o que melhora a produtividade em todos os campos da vida: trabalho, tarefas da rotina, estudos.

Como vimos, nadar é um exercício aeróbico, o que aumenta a oxigenação do organismo, incluindo o cérebro, melhorando seu raciocínio.

São muitos benefícios da natação para o corpo, não é? Então prepare os trajes de banho, agende as aulas e comece a praticar o quanto antes!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário