Calibragem do pneu da bike: saiba a pressão ideal

Calibrar o pneu da sua bike é muito mais que encher os pneus. Você sabe qual é a pressão ideal para o tipo de pneu da sua bicicleta? Descubra neste post algumas dicas que podem auxiliar o seu momento no pedal.

Calibragem pneu bike

Calibrar o pneu é essencial para a saúde da sua bike. Afinal, manter a pressão dos pneus em dia evita que o pneu fure com facilidade ou deslize, por exemplo. De modo geral, toda bicicleta tem, na lateral do pneu, a pressão indicada para calibragem.

Caso você encha o pneu acima do volume indicado, ele tende a escorregar mais, perder aderência e a atividade pode ser mais desconfortável em terrenos irregulares, já que os impactos do solo serão mais perceptíveis.

Do contrário, se você mantiver a pressão abaixo da indicada pelo fabricante, a tendência é que ele fure mais facilmente e tenha menos estabilidade na hora de fazer curvas, o que pode ser bem perigoso em dias de chuva, por exemplo.

Por isso é tão importante que você saiba qual a calibragem correta para o seu pneu e cuide para que a manutenção da sua bike esteja sempre em dia.

Você já deve saber que cada bike exige uma calibragem diferente. Neste post, você confere a calibragem correta para cada tipo de pneu, onde calibrar e uma tabela detalhada sobre o índice correto de pressão para a sua bicicleta.

Como fazer a calibragem de um pneu de bicicleta

Há duas formas de calibrar o pneu da bicicleta: você pode utilizar uma bomba manual de calibragem ou usar a tradicional bomba de calibragem que você encontra em postos de gasolina.

A bomba de calibragem para pneu de bike manual deve ser compatível válvula da câmara de ar do pneu da sua bicicleta, que por sua vez pode ser de bico grosso (válvula Schrader) ou bico fino (válvula Presta).

A válvula de bico fino não é compatível com as bombas de calibragem que você encontra nos postos de gasolina. No entanto, alguns postos podem oferecer adaptadores que resolvem esse problema.

Na maioria das vezes, a válvula de bico fino possui uma tampinha que deve ser retirada na hora de fazer a calibragem, além de uma rosca na parte inferior da válvula que você deve girar até o ponto em que não é mais possível forçá-la. Depois disso, é só encaixar o calibrador.

Não se esqueça de fechar a rosca e tampar a válvula após o enchimento.

Já a válvula de bico grosso é aquela que você encontra também em carros e basta encaixar o calibrador, encher o pneu até a pressão indicada e pronto!

Como encher o pneu da bike com bombas manuais

Bomba manual bike

Práticas de serem carregadas para qualquer lugar, as bombas manuais de calibragem de pneu podem salvar o seu dia de pedal.

No entanto, esse tipo de bomba não é indicado para bikes de asfalto ou mountain bikes, que geralmente exigem um nível de pressão maior que 80 PSI, o qual a bomba manual não pode atingir.

Para encher o pneu da sua bike com bomba de calibragem manual, basta encaixar o bocal da bomba na válvula - não se esqueça de seguir o procedimento da rosca em válvulas de bico fino - e bombear o ar.

Infelizmente, você precisa “sentir” a pressão do pneu manualmente quando encher o pneu da sua bike com esse tipo de bomba, já que nela não há um monitor indicando o volume de ar utilizado.

Uma vantagem dessa ferramenta é que muitas bombas manuais - ou de pé, como também são conhecidas - geralmente vêm com adaptadores para válvulas de bico fino ou são adaptáveis, e você pode utilizar para encher qualquer tipo de pneu de bike.

Como encher o pneu da bike com compressor de ar/calibrador de posto

Compressor pneu bike

Quase todo posto de gasolina tem um calibrador de pneus à disposição dos seus clientes, e utilizar essa ferramenta é mais simples do que você imagina.

Além disso, é possível comprar compressores de ar eletrônicos, que você liga na tomada e o próprio equipamento bombeia o ar direto na bicicleta, por meio de uma mangueira conectada à roda.

Para usar um compressor de ar desses, basta digitar no monitor a pressão (PSI) desejada e conectar a mangueira ao pneu da sua bike.

Prontinho: o calibrador vai apitar quando atingir a pressão indicada e, então, basta desconectar a mangueira e passar para o outro pneu.

A vantagem desse equipamento - tanto o compressor de ar quanto o calibrador de posto - é que ele possui um monitor digital em que você pode digitar a pressão desejada e o compressor enche o pneu até o volume indicado.

Assim, você tem a certeza de estar enchendo os pneus da sua bike no volume indicado para ela.

Veja também:
Trilha de Bicicleta: Leia antes de praticar
Cicloturismo: 6 lugares para conhecer de bike
Benefícios do Ciclismo: corpo e mente trabalhando juntos

Quantas libras para encher pneu de bicicleta?

PSI é a sigla para Pound-Force per Square Inch, expressão em inglês que significa libra-força por polegada quadrada. E, para fazer a calibragem do pneu da bicicleta, você deve estar sempre atento à PSI indicada para cada pneu.

Você já deve ter visto a sigla PSI do lado do valor que indica a pressão ideal para os pneus da sua bike, não é mesmo?

De modo geral, o volume indicado pode ser encontrado em alto relevo na lateral do pneu de cada bike, mas também separamos os volumes ideais para bikes de aro 26 e 29.

Confira!

Calibragem de pneu de bike aro 26

De acordo com a Confederação Estadual de Ciclismo do Rio de Janeiro, o valor ideal para os pneus de uma bicicleta aro 26 fica em torno de 35 a 45 PSI.

Essas medidas são para bicicletas comuns de aro 26. Isso porque algumas bicicletas, como as mountain bikes e bicicletas de asfalto, possuem outros parâmetros de pressão indicados, e nesses casos é até mesmo recomendado que a pressão do pneu dianteiro e do traseiro sejam diferentes.

Calibragem de pneu de bike aro 29

Para as bikes de aro 29, o valor indicado deve levar em conta a largura do pneu e também o peso do ciclista. Para isso, preparamos uma tabela de calibragem para pneu de bike aro 29 ou 700c - que é um sinônimo para aro 29.

Veja abaixo:

Tabela calibragem aro 29

É claro que você deve conhecer a sua bike e, uma vez que isso acontece, você também saberá qual a melhor pressão para que o pneu atenda às suas necessidades como ciclista.

De qualquer forma, esperamos que esse seja um bom guia para você começar a desbravar o mundo do pedal por aí.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário