5 Dicas para começar a praticar Triathlon

O esporte que reúne outros três na sua composição é considerado um dos mais árduos, justamente por envolver treinos diferentes para chegar a um resultado único.

Como começar triatlhon

O treino de triathlon para iniciantes pode assustar no começo, pois envolve três modalidades diferentes. Para isso, é preciso disciplina e foco - e nós vamos te ajudar com dicas para se aventurar nesse universo e alcançar bons resultados, seja ele por desejo pessoal ou para disputar competições.

O esporte, que teve origem nos Estados Unidos, envolve:

  • Natação;
  • Ciclismo; e
  • Corrida.

Estes três esportes precisam ser treinados individualmente e o atleta precisa alcançar bons resultados em cada um deles, para poder obter êxito no triathlon.

A ideia do técnico que incentivou os seus atletas a praticarem estas três modalidades, individualmente, era para que os atletas mantivessem o foco, também durante as suas férias.
Assim, quando voltaram aos treinos, fez com que eles disputassem uma prova, juntando os três esportes - e foi assim que nasceu o Triathlon, que integra o quadro de esportes olímpicos desde o ano 2000.

Como todos os outros esportes, treinar triathlon exigirá foco e disciplina e é por isso que o objetivo de cada atleta deve ser bem claro, para ele mesmo. Esta é uma dica bônus: inscreva-se numa competição bacana, para poder dar fundamento aos seus treinos. Isso é estabelecer uma meta ou um objetivo e é excelente para ajudar nas motivações para o treino.

Para entender melhor, há três modalidades de triathlon, no que diz respeito às distâncias a serem cumpridas, durante a prova. São elas:

  • Short triathlon: em inglês, "triathlon curto". Esta é a prova recomendada para os iniciantes, pois é necessário cumprir 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.
  • Triathlon olímpico: esta é a prova oficial das Olimpíadas, como o nome sugere. Nesta modalidade, é preciso cumprir 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.
  • IronMan: é conhecida por ser a modalidade para os "homens e mulheres de ferro", como o nome indica, ou seja, é preciso vencer 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

No artigo de hoje, iremos focar no Short Triathlon, passando várias dicas para os iniciantes. Apesar de a modalidade olímpica e o IronMan serem desejos para os praticantes do esporte, é preciso começar gradualmente, para evitar lesões de esgotamento físico.

Só quem tem essa paciência e entende a essência do esporte é quem chega lá.

Vamos às dicas?

1. Distribua os treinos durante a semana

Não pense em fazer tudo de uma vez só. É possível, inclusive, que você perceba a necessidade de praticar outras coisas, tal como musculação ou pilates, para sustentar o seu treino.

Tudo vai depender do seu condicionamento físico e é aos pouquinhos que você chegará lá.

2. Faça um check-up antes de começar a treinar

É importante avaliar como está o seu corpo e a sua frequência cardíaca para dar conta dos treinos, que exigem bastante dos atletas.

É possível realizar uma consulta médica ou procurar um profissional de educação física, que, inclusive, poderá vir a ser o seu treinador, se você assim optar.

Não comece da noite para o dia: cuide do seu corpo para que ele consiga te levar a obter os resultados desejados. Sabendo da dificuldade que é completar uma prova de triathlon e também para que possa praticar o esporte de alto rendimento por muitos e muitos anos.

3. Conheça as suas motivações

Já pincelamos este assunto mais pra cima, na leitura. Mas é que esta é uma dica importante, pois criar e manter hábitos está entre as maiores dificuldades dos seres humanos.
Especialmente quando o que se quer exige muito esforço, como é o caso do triathlon.

Assim, é importante construir metas possíveis, que podem começar pequenas e, conforme forem sendo alcançadas, irem aumentando o grau de dificuldade.

Em outras palavras, você precisa ter um lugar pra chegar, caso contrário, nenhum caminho servirá. Assim, é importante escolher uma prova e qual a data máxima que você se dá para disputá-la.

4. Cuide da sua alimentação

É importante saber o que comer antes e depois dos treinos, pois você precisará dar um tempo para o seu corpo recuperar - e a alimentação é o combustível do corpo humano.

Por mais regrado que você já seja na sua alimentação, as suas necessidades corporais serão diferentes, a partir do início da rotina pesada dos treinos, algo que não se pode fugir quando se tem o objetivo de começar a praticar o triathlon.

Se você precisar, conte com a ajuda de um nutricionista para auxiliar na orientação do que comer e em quais quantidades. Respeite o seu organismo.

5. Pratique provas isoladas

Esta dica é válida para os atletas que conseguiram estipular suas metas de participação em provas de triathlon.

Com uma data que permita um tempo suficiente para os treinos, você pode ir testando se os treinos que estão sendo praticados, estão servindo para chegar no objetivo final.

Ou seja, é preciso que você identifique possíveis pontos fracos para que possa corrigi-los. Assim, é importante se inscrever em competições locais. Cada vez mais comuns, as provas de corridas de rua estão aí para te ajudar.

Que tal se inscrever numa prova de corrida de 5km e verificar como você está nesta modalidade? Assim você poderá saber se os treinos de corrida para triathlon estão surtindo efeito.

A mesma coisa pode - e deve! - ser feita para testar se os treinos de natação e bike para o triathlon estão dando resultado, conferindo a você a possibilidade de perceber se está chegando com facilidade a marca dos 1500m de natação e dos 20km de ciclismo, necessários.

Prova triathlon

Fica o alerta:

A ajuda de um profissional que te auxilie a treinar, como um treinador mesmo, deve ser considerada, pois ele irá te orientar como começar de maneira gradual e não se arriscar demais - o que pode acontecer se você resolver começar por conta própria e sem histórico de prática de atividades físicas.

Seguindo estas dicas, você pode começar o quanto antes, sempre mantendo o respeito para com o seu condicionamento físico. Assim, você poderá saltar da categoria iniciante e vir a ser atleta de ferro. Que tal?

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário