Como movimentar o turismo com as corridas de rua: guia completo

Organizadores e cidades estão descobrindo como movimentar o turismo com as corridas de rua e, inclusive, aproveitando locais paradisíacos. Descubra como fazer isso lendo este artigo.

Atleta correndo com braços abertos rodeado de turistas

Marketing e parcerias, um percurso atrativo e segurança garantida aos competidores são formas eficazes de movimentar o turismo com corridas de rua.

Tanto a atividade turística quanto o esporte, no Brasil, são responsáveis pela entrada de bilhões de reais no caixa de pessoas, empresas e cidades todos os anos, e quem organiza eventos quer saber de que forma unir as duas coisas, certo?

Dados do Ministério dos Esportes mostraram que, em 2022, 24% dos brasileiros disseram praticar alguma modalidade ligada à corrida ou caminhada de rua. Quanto aos corredores experientes, no mesmo ano, já eram aproximadamente cinco milhões espalhados pelo país.

E, só para você ter uma ideia, a maratona da cidade do Rio de Janeiro de 2023 movimentou quase R$ 140 milhões, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do estado do Rio de Janeiro (IFEC-RJ).

Nesse vasto universo em expansão e cheio de possibilidades, todo mundo sai ganhando! Veja dicas que vão ajudar nos seus próximos trabalhos.

Como usar corridas de rua para atrair turistas? Anote 10 dicas

Se você é organizador(a) de eventos e quer usar especificamente as corridas de rua para atrair turistas para a sua cidade, preocupe-se com trazer uma proposta atraente, fazer a promoção e marketing do evento se destacarem e pense em uma estruturação adequada do percurso e dos espaços que vão abrigar os atletas e espectadores antes, durante e depois do evento.

É por meio da sua organização que você vai chamar a atenção dos atletas para a prova e ajudá-los a serem os melhores “maraturistas” – turistas de maratonas – que esse país já viu!

Defina qual o tipo de corrida que você pretende promover, faça parcerias com agências de turismo, planeje a segurança e a logística, dentre outras etapas. Experimente colocar em prática as ideias a seguir.

1.  Faça questão de que a proposta do seu evento seja atraente

Todas as cidades possuem pontos turísticos, seja um centro histórico, campos ou montanhas, praias ou áreas de preservação, como reservas ambientais, senão largas avenidas que se tornam chamariz em meio a uma “selva de pedra.”

Escolha rotas cênicas e faça questão de que a proposta do seu evento e, principalmente, do percurso da corrida sejam atraentes, afinal, todos querem competir em espaços bons para fotos, diz aí.

Além disso, crie medalhas, camisetas e outros brindes personalizados para o seu evento esportivo, talvez estampados com os cartões-postais pelos quais os corredores vão passar.

Ofereça diferentes opções de distância, se for viável, para atender a diversos níveis de corredores, desde iniciantes até atletas de elite, e pessoas de todas as idades; faça um press kit também personalizado e forneça serviços de apoio, incluindo postos de hidratação e de assistência médica.

Preze pela segurança, do contrário, toda a atratividade vai por água abaixo. Outras informações sobre isso estão mais adiante.

2.  Trabalhe a promoção e o marketing

Use estratégias de marketing esportivo para promover suas corridas focando sempre na competição e nos pontos turísticos do evento.

Isso inclui a criação de um site atraente ou, melhor ainda, a venda dos ingressos e toda a propaganda feita através de uma plataforma especializada em organização de eventos esportivos, bastante presença nas redes sociais, parcerias com influenciadores locais e o disparo de mídia kit para canais de televisão, estações de rádio, revistas e jornais da cidade.

3.  Aproveite atrações locais, independentemente de quais forem

Mais do que contar com a ajudinha dos cartões-postais e mostrar aos corredores que o evento é uma ótima maneira de explorar a região escolhida como destino, pense no todo na hora de divulgar sua competição.

Lembre-se de que cada participante não é apenas atleta, mas também um turista que, antes ou depois da corrida, vai querer curtir um barzinho, um restaurante, talvez algum show voz e violão, uma visita a um museu e ficar confortável num hotel ou em uma pousada.

Tente ajudar todo mundo a usufruir de todas as vantagens da cidade! O mesmo vale para o outro extremo, mas a sua ajuda vai ser para que os “maraturistas” usufruam de toda a tranquilidade do isolamento e das belezas naturais.

Locais com menos estrutura podem ser igualmente muitos atrativos e quem estiver em um evento promovido nessas regiões talvez queira se aventurar, dormir em barracas, preparar a própria comida etc.

Cabe a você oferecer os recursos para que tudo saia perfeito ou, pelo menos, orientar cada pessoa sobre o que fazer, o que levar e quais as condições que serão encontradas.

4.  Busque apoio das agências de turismo

Este apoio, especificamente na hora de pensar sobre como organizar uma corrida de rua e aproveitar o turismo ao mesmo tempo, vai ser fundamental! Com ele, dá para criar pacotes específicos para os “maraturistas”, que incluam a inscrição na corrida, acomodação, transporte e atividades turísticas adicionais, por exemplo.

E que tal preparar um guia por escrito contendo indicações de restaurantes, bares e lojinhas?

Além de proporcionar um tour pela cidade quando os competidores não estiverem competindo, sua organização acaba atingindo – de forma super positiva – vários segmentos, e você acerta em cheio naquela proposta de todos saírem ganhando.

5.  Firme parcerias locais

Ainda na área de apoiadores e até mesmo para você construir o guia se adotar a ideia sugerida no tópico acima, outro ponto extremamente importante na hora de usar corridas de rua para atrair turistas é conversar com hotéis, restaurantes e empresas locais para fazer parcerias. Converse com assessorias esportivas da região também!

Todas as ações para conseguir patrocínio desencadeiam esses vínculos e as parcerias geralmente trazem vantagens como descontos e promoções exclusivas aos participantes da corrida.

Isso torna a experiência mais atraente e incentiva os corredores a ficarem por mais tempo “na área”.

6.  Promova eventos paralelos

Mais uma ideia para incentivar participantes da corrida a chegarem uns dias antes e irem embora alguns dias depois do evento principal é promover eventos paralelos, inclusive pensando nas famílias de cada corredor.

Alguns exemplos para você pensar:

  • feira de saúde;
  • palestras sobre temas de interesse do público-alvo;
  • dia do sorvete para as crianças;
  • eventos sociais junto à comunidade;
  • exposições de arte; e
  • feirinhas de moda esportiva e similares.

Só observe seu orçamento disponível antes de escolher!

7.  Apoie a causa social

Muitas corridas de rua têm uma causa beneficente associada a elas, então, outra ideia para promoção do turismo antes, durante e depois do evento é escolher uma organização sem fins lucrativos local na cidade que abrigará o percurso e colocá-la como “beneficiária”.

Com uma iniciativa assim, você incentiva a participação e dá à corrida um propósito maior.

8.  Use o calendário a seu favor

Planeje corridas em datas consistentes e com antecedência, para que os corredores possam incluí-las em seus calendários sem se preocuparem com a questão da urgência. Você pode aproveitar:

  • feriados nacionais;
  • férias escolares;
  • datas importantes da cidade do evento (aniversário, eventos religiosos etc.); e
  • campanhas de conscientização, que costumam ser mensais, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Evite eventos no fim de cada mês, pensando no quanto eles podem pesar no bolso dos participantes, e faça uma pesquisa do histórico das condições climáticas para o período em que você estiver cogitando realizar o evento antes de bater o martelo.

9.  Garanta a segurança aos participantes

Certifique-se de que você tem o que precisa, em termos de infraestrutura e pessoal, para garantir a segurança do seu evento esportivo e, se achar que algum ponto do percurso ou alguma região precisa ser evitada pela falta desses fatores importantíssimos, não pense duas vezes antes de eliminá-la dos planos.

Está tudo certo, mas, ainda assim, cabe sinalizar para os “maraturistas” alguns obstáculos que merecem mais atenção? Crie um mapa de percurso virtual e aproveite para apontar também atrações dignas de uma paradinha para admiração.

10.  Use os feedbacks como apoio para a próxima organização

Ao contrário do que muita gente pensa, a estratégia de feedbacks do pós-evento também pode significar mais turistas atraídos às cidades nas quais você decidir organizar corridas de rua!

Dá para utilizar os comentários, as postagens e outras publicações nas mídias sociais dos participantes para saber o que foi bom e o que pode melhorar, incentivando mais gente a ir da próxima vez.

Também vale aproveitar tudo isso fazendo republicações nas próprias redes do seu evento, alcançando outros interessados em acompanhar o perfil para saber quais serão os acontecimentos futuros.

Não esqueça que o seu público sempre está em busca de novidades, novos desafios e medalhas inéditas, e pense nos impactos econômicos positivos!

Spoiler: eles são visíveis nos postos de gasolina, nas farmácias e padarias e até na barraquinha dos churros, viu?

Qual o impacto das corridas de rua no turismo?

A corrida de rua vai movimentar o turismo a partir de fotos e da divulgação do local da prova pela organização e pelos próprios participantes, e também vai ter impacto em toda a cadeia que depende do interesse de visitantes – mercados, bares, lanchonetes e restaurantes e, principalmente, hotéis e pousadas.

Uma atração esportiva como essa ainda mexe positivamente com o transporte coletivo e espaços culturais, como teatros, museus, casas de shows, feiras e lojas de artesanatos.

Usando o evento de corrida de rua para impulsionar o turismo, muitas cidades já entraram no calendário de visitas anuais de atletas amadores e profissionais, a exemplo do Rio de Janeiro, de São Paulo, de João Pessoa, de Salvador e de Florianópolis. Destaque também para o município de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Sabe a maratona turística do Rio feita em 2023 mencionada lá em cima, na introdução deste artigo?

Ela gerou quase 3 mil novos empregos fixos e temporários nos mais variados setores da economia e somente nos dias em que ocorreu, quem esteve na cidade gastou, com bares, restaurantes, alojamento e outros serviços no “entorno” do local do evento, mais de R$ 80 milhões: o equivalente a 70% do montante econômico total gerado com a atração.

E, para quem organiza competições, também há vantagens e oportunidades únicas a serem exploradas, sem dúvidas! Conheça as principais antes de ir.

Principais benefícios do turismo esportivo para organizadores de corridas de rua e para as cidades

O amor pelo esporte e a chance de ver o resultado positivo se concretizar são, talvez, os grandes auges de qualquer organizador de corrida de rua, mas a receita financeira importa, afinal, lucro está dentro das metas a serem alcançadas na maioria das vezes.

Esse lucro vai ser alcançado através das vendas de ingressos, dos patrocínios, da cessão de direitos de transmissão, do comércio de mercadorias e afins, mas, como uma mão lava a outra em qualquer lugar do mundo, tudo só acontece se, ao mesmo tempo que esse(a) organizador(a) ajuda a cidade, o município seja capaz de ajudar quem organiza o evento, também.

Principais benefícios da corrida de rua
Para o turismo da cidade que abriga o evento Para quem organiza o evento
  • Promoção da cidade e do turismo local: as competições atraem uma grande quantidade de espectadores e a atenção da mídia, o que vai aumentar a visibilidade e a atratividade do destino
  • Desenvolvimento da infraestrutura: eventos esportivos requerem melhorias na infraestrutura local, como a construção ou reforma de estádios, estradas, hotéis e restaurantes
  • Fortalecimento da identidade local: eventos de sucesso criam um senso de orgulho na comunidade local, uma vez que os moradores veem sua cidade ou região hospedando torneios e atrações de destaque
  • Fomento ao esporte: não tenha dúvida de que você vai inspirar o interesse e a participação em esportes na comunidade local, levando a um aumento no número de atletas e entusiastas que terão a sua marca como inspiração
  • Aproximação dos setores: se a sua organização envolve colaborações com governos, organizações e outras partes interessadas no evento, certamente oportunidades de longo prazo com muita gente serão abertas para você
  • Mais pessoas conhecendo o seu trabalho: a exposição da sua marca para moradores da cidade representa atração de novos interessados em participar dos próximos eventos ou talvez até do que esteja para acontecer
  • Networking: papo vai, papo vem com outros esportistas das mais variadas realidades, você ainda encontra no seu evento esportivo a chance de gerar novas parcerias estratégicas

Percebeu como a experiência turística com corrida de rua tem sido uma realidade constante e positiva para participantes, organizadores e cidades? Capriche na sua organização, automatize vendas e controles para ter um dia a dia mais fácil e tranquilo, e mostre ao mundo tudo o que o seu evento e o município escolhido para sediá-lo são capazes de fazer!

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