Praticar corrida em Goiânia pode ser fácil, além de muito prazeroso. A Capital de Goiás conta com inúmeras avenidas e ruas residenciais, mas, por outro lado, também é conhecida pelos belos parques, bosques e jardins, como o famoso parque Vaca Brava e o Flamboyant.
Por ter áreas públicas como as citadas acima, a cidade é um ótimo destino para quem quer apostar em uma mudança, garantindo qualidade de vida e paisagens de encher os olhos.
Goiânia tem também seu lugar guardado no calendário nacional de provas e circuitos de corrida de rua, exatamente por ter espaços amplos e incríveis para a prática do esporte ao ar livre.
Ao longo deste artigo, você vai entender o porquê de a cidade ser conhecida e considerada a “capital dos parques”, afinal, são mais de 190 áreas verdes, sendo 40 parques e bosques livres para visitação, prática de atividade física e, claro, lazer.
7 lugares para praticar corrida em Goiânia
Se você é novo na cidade ou já é morador de Goiânia e deseja manter ou até mesmo iniciar os cuidados com a sua saúde praticando corrida ao ar livre, este artigo foi feito especialmente para você.
O mesmo vale para quem estiver disposto a aproveitar mais o tempo em contato com a natureza. Para facilitar, trouxemos em ordem os lugares mais visitados e com maior número de praticantes de atividade física da região.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um?
Alameda Ricardo Paranhos
Avenida larga, com alguns cruzamentos, é verdade, mas com um canteiro central com área verde e pista plana, espaçosa e de concreto para que o atleta consiga praticar a corrida com maior conforto.
O trajeto se estende por quase 2 km e traz para o corredor a visão de grandes prédios e a movimentação do centro da cidade, por isso é preciso avisar que, em determinados locais, será preciso diminuir a velocidade para atravessar as ruas com mais segurança.
Parque Areião
Com uma paisagem de tirar o fôlego, o Parque Areião conta com 2,4 km de extensão e pista de cooper de asfalto por todo o local.
O lugar é ótimo para quem deseja aumentar a velocidade durante a corrida. Também é indicado para atletas que adoram um desafio, pois o espaço conta com pequenas subidas que aumentam a intensidade da atividade.
Pode apostar que não vai ser só a paisagem que vai tirar o seu fôlego nesse parque!
Parque Flamboyant
É um dos maiores parques da capital, ideal para passar o dia com a família ou amigos em um delicioso piquenique. O espaço conta com mais de 125 mil m² de extensão.
Mas, como o objetivo aqui é falar de corrida e atividade física, o ambiente conta com ótimas pistas de cooper de asfalto ao longo de todo o trajeto. Na verdade, são duas pistas: uma na parte interna do local e a outra na parte externa.
Ainda é possível aproveitar a área verde disponível para praticar exercícios de alongamento, yoga e até algumas posições de pilates.
Inclusive, a reserva conta ainda com uma estação de ginástica, possuindo alguns aparelhos para a prática. Legal, né?
Parque Vaca Brava
Com boa iluminação pelo trajeto, o local é um dos cartões-postais da cidade e conta com uma extensão de quase 80 mil m².
A dica é correr logo pela manhã cedo ou no final da tarde, por volta das 18 horas, já que a vista do sol refletindo no lago faz com que a prática da atividade seja ainda mais prazerosa.
Essa reserva também conta com uma estação de ginástica completa, ou seja, é possível passar mais tempo se exercitando ao ar livre.
Parque Cascavel
O bosque é incrível e possui árvores de muitas espécies, garantindo sombra e um vento delicioso em dias com altas temperaturas.
Além disso, o local conta com uma pista de cooper de mais de 3 km e ainda possui uma boa estação de ginástica ao longo do trajeto.
Cascavel faz divisa com outros parques, jardins e bosques menores, por isso, correr entre eles pode ser uma opção e também um desafio para o atleta que deseja aumentar a distância dos seus treinos.
Parque Macambira Anicuns
O penúltimo local da nossa lista é um parque que une dois bosques à margem de um rio, com quase 24 km de distância e com boa iluminação.
Também é possível levar seu pet para correr com você, desde que você siga as regras da reserva quanto ao cuidado e higiene do animal.
O ambiente foi restaurado e agora conta com espaço para prática de outros esportes além da corrida, como pistas de skate, estações de academia e uma ampla pista para ciclistas.
Se você desejar passar o dia com a família ou os amigos, o bosque oferece parquinho de diversão, bancos e mesas para piquenique. Vale a pena passar o dia em meio à natureza com tantas opções de lazer, não é mesmo?
Parque Bernardo Élis
Vamos listar a quantidade de opções disponíveis nesse parque e você vai querer ir agora mesmo para essa reserva para aproveitar cada minuto em meio ao ar livre.
Nele, você encontra:
- bicicletário;
- duas estações de ginástica;
- caminhos internos;
- parquinhos de madeira para crianças;
- pista de caminhada;
- academia ao ar livre;
- estacionamento amplo;
- ponte de madeira - linda para fotos; e
- um belvedere.
Para quem não sabe, um belvedere é um espaço construído em um determinado ponto do parque para que o visitante possa aproveitar uma visão panorâmica do ambiente à sua volta. Parece incrível, né?
Com tantas opções legais de lazer, dá até vontade de procurar uma lista de apartamentos para comprar em Goiânia e se mudar para a capital de Goiás, em um apartamento próximo a um desses locais para desfrutar de muito mais qualidade de vida ao ar livre, não é?
Agora que você já sabe onde correr, basta colocar o seu tênis de corrida, preparar a garrafinha de água e se jogar para um desses belos parques. Prontos? Boa prática!
Deixe seu comentário