7 dicas para correr longa distância

Está disposto a realizar uma corrida de longa distância? Então acompanhe esse artigo, pois preparamos sete dicas que o ajudarão a cumprir sua meta.

Corrida de longa distância

A corrida é um esporte que exige uma preparação física e psicológica gigantesca, por isso deve ser realizada com cuidado, exigindo do atleta um preparo físico adequado e, mais do que isso, a consciência de sua força e capacidade, assim como suas limitações, principalmente quando falamos em corridas de longa distância.

Portanto, se o seu desejo é realizar uma corrida desse patamar - uma maratona ou até mesmo uma ultramaratona - confira as sete dicas que organizamos para te deixar preparado e pronto para alcançar o objetivo traçado.

1.  Prepare seu corpo

Você deve ter notado que durante uma corrida, seja ela de pequena, média ou longa distância, todos os músculos do seu corpo trabalham?

Pois bem, será preciso força e, para isso, será necessário uma rotina de treinos musculares. O que o ajudará a correr com mais facilidade distâncias maiores. Isto é, a musculação te deixará resistente e preparado para correr a distância desejada.

Lembre-se de contar com o apoio de um profissional durante o processo, ok? Explicando para ele que o seu objetivo é preparar o seu corpo para uma corrida de longa distância.

2.  Fortaleça sua mente

Trabalhe também o seu psicológico. Muitas vezes durante uma corrida, nossa mente começa a nos sabotar, mandando comandos para o nosso corpo de que não é possível continuar. Ao mesmo tempo, que da mesma forma é preciso distinguir o que é sabotagem e o que não é, reconhecendo limites.

Para solucionar o problema, nada melhor do que autoconhecimento, preparo psicológico. Por isso, se correr uma longa distância for parte de um objetivo significativo em sua vida, conte também com o suporte de um psicólogo.

3.  Faça uma tabela de treinos

Tire um tempinho para preparar um cronograma para os seus treinos, sejam eles musculares (força) ou de corrida (técnicos). Estabeleça metas a serem cumpridas gradualmente. Por exemplo, na segunda-feira corra 5 km, na quarta-feira 8 km, na sexta-feira 10 km e assim por diante.

Intercale os treinos técnicos com os musculares e tenha foco para manter a disciplina de treinamento, afinal, será difícil atingir o seu objetivo não comparecendo aos treinos, não é mesmo?

4.  Alimente-se adequadamente

Tenha consciência alimentar, mantenha uma alimentação balanceada antes, durante e depois de alcançar sua meta: correr uma longa distância. É por meio da alimentação que você conseguirá os nutrientes necessários para manter seu corpo ativo e preparado para um desgaste intenso como o de uma corrida.

Portanto, por que não frequentar uma nutricionista e seguir uma dieta preparada por uma profissional que sabe o que é melhor colocar para dentro do seu corpo?

5.  Mantenha-se hidratado

É preciso reforçar a necessidade da hidratação em corridas de longa distância, em qualquer circunstância, já que com o desgaste natural causado por horas a fio de exercício físico faz com que seu corpo comece a desidratar, ainda mais se a corrida acontecer em um dia quente e ensolarado.

6.  Utilize roupas confortáveis

Dê uma atenção especial às roupas que você usará no dia da sua corrida de longa distância, por isso, opte por roupas confortáveis, que não fiquem caindo e que não sejam, do mesmo modo, apertadas.

Além disso, no caso das mulheres, vale pensar com carinho no top que será utilizado durante a corrida. O ideal é correr com uma roupa adequada, que possui uma tecnologia específica para esse fim, que não aperta e nem machuca.

7.  Evite fazer uso de utensílios novos

Nada de fazer uso de utensílios novos no dia da corrida, viu? Teste todos os seus equipamentos antes, experimente treinar com a roupa e o tênis escolhido dias antes do evento, dessa forma, você pode conferir escolha foi a melhor e também amaciar o tênis novo.

Afinal, caso isso não ocorra, é possível que você não complete a prova por incômodo, dores no corpo e bolhas nos pés.

Seja persistente

Agora que você conferiu as nossas sete dicas para correr longas distâncias, chegou o momento de colocá-las em prática e, assim, estar devidamente preparado para cumprir o seu objetivo.

Por fim, lembre-se de ser persistente, disciplinado e manter em mente as suas motivações para realizar o feito.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário