Os melhores alimentos pós-treino recomendados por nutricionistas

A famosa combinação de proteína com carboidrato resulta no combo perfeito para uma alimentação pós-treino. Aprenda algumas receitas fáceis e rápidas.

receitas pós-treino

Combinar carboidratos com proteínas em receitas pós-treino é o melhor que você pode fazer para o seu corpo se recuperar do treino, independentemente do estilo de atividade física praticada.

Isso porque qualquer atividade física visa estimular a musculatura, que é o componente do nosso corpo que sustenta toda a nossa estrutura e, portanto, ele precisa, mesmo estar bem desenvolvido.

São os músculos que nos permitem andar, abaixar, pular, correr, segurar as coisas, deitar e levantar da cama. Pequenas atividades do cotidiano, que muitas vezes nem percebemos, só podem ser realizadas quando a musculatura está saudável, ou seja, quando é estimulada.

Acontece que estimular os músculos, especialmente na prática de atividade física, requer cuidados, especialmente os com a alimentação, pois é ela o combustível do corpo humano, sendo a fonte que fornece todos os nutrientes necessários para o perfeito funcionamento corporal.

Combinação pós-treino: proteína + carboidrato

Quando, portanto, o músculo é estimulado, após uma atividade física, o melhor alimento pós-treino é uma combinação entre proteína e carboidratos, pois, no pós-treino:

  • A proteína atua no descanso muscular, pois, ao ser estimulado, a musculatura reage com um processo inflamatório, pois é como se consumisse todos os nutrientes que constam em suas células;
  • O carboidrato ajuda no transporte da proteína para as células, através da liberação de insulina e age reabastecendo as reservas de glicose (glicogênio).

Consumir este combo é garantir a ingestão de alimentos pós-treino para ganhar massa muscular, pois é através do processo inflamatório que o músculo sofre, que ele cresce - e, como já dito, se ele está sendo trabalhado o tempo todo, aumenta o tempo todo. No caso dos atletas ou esportistas mais frequentes, por óbvio, o ganho de massa é maior, por isso a importância de manter as proporções e porções sempre corretas.

É necessário, assim, destacar que a alimentação de todas as pessoas, especialmente a dos atletas, deve ser saudável em todas as refeições ao longo do dia - e não apenas nos momentos anteriores e posteriores ao treino. Aliás, a combinação destes dois grupos alimentares requer uma avaliação nutricional, para que o atleta se certifique de que está consumindo as quantidades adequadas com a perda calórica, o que pode ser feito com a ajuda de um nutricionista. Não adianta consumir imensas quantidades de alimentos pós-treino da academia, se o gasto calórico, lá, for desproporcional.

Vamos, então, conhecer algumas receitas pós-treino fáceis, práticas, saudáveis e saborosas?

Receitas saudáveis e práticas

Torrada de batata doce com pasta de amendoim

Torrada de batata doce com pasta de amendoim

O ideal é planejar e já estar com a batata doce fatiada, cozida ou assada, pronta para levar para a torradeira, substituindo o pão branco, quase sem nenhum tipo de nutriente.

Tostou a batata? Passe uma quantidade moderada de pasta de amendoim e você acaba de juntar o carboidrato complexo da batata doce com a proteína vegetal da pasta de amendoim. Lanche prático e rápido, bom para qualquer horário.

Arepas de mandioca com carne desfiada

Arepas de mandioca com carne desfiada

Como na receita anterior, é interessante possuir uma quantidade de mandioca cozida pronta, na geladeira, da mesma maneira que a carne desfiada pode estar pronta, com a sua receita favorita. Isso garante a rapidez na hora do preparo das arepas, que são uma espécie de panqueca salgada, feita com a mandioca, em purê, modelada como se fosse uma panqueca, tostada na frigideira, com uma quantidade adequada de algum óleo saudável da sua preferência.

Ah.. a receita é simples assim mesmo: basta esmagar a mandioca já cozida e moldá-la, no formato de uma panqueca, e depois é só passar pela frigideira. A carninha desfiada, é só fazer a gosto, vale acrescentar bastantes legumes para dar camadas extras de nutrientes.

Agora é com você:

Capriche na proporção entre atividade física e alimentação pós-treino, desde que você consuma o combo proteína+carboidrato e proporcione o combustível perfeito para a sua recuperação muscular, mantendo, assim, um estilo de vida compatível com a prática de atividade física.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário