Treino de força e hipertrofia são muito diferentes! Enquanto o primeiro é realizado com o objetivo de deixar o corpo mais forte e envolve bastante peso (mesmo que seja o corporal), o segundo serve para construção da massa muscular e, mais do que peso, envolve repetições.
Tanto um quanto o outro são bem populares entre atletas de todos os níveis, mas apresentam benefícios distintos, por isso, o segredo talvez esteja em misturá-los e praticar os dois com acompanhamento de um profissional de educação física.
Conheça-os de forma mais aprofundada neste artigo e veja se a mistura cai bem para você. Caso contrário, decida qual vai escolher por aí!
O que é considerado treino de força?
O treino de força é um treino bem parecido com o que a gente vê pessoas fazendo nas academias mundo afora. Colocar um baita peso em uma barra e levantá-la algumas vezes faz parte desse treino, assim como fazer exercícios com halteres, por exemplo.
Quem tem o hábito de realizar uma prática como essa costuma ingerir carboidratos, gorduras e proteínas em todas as refeições e de um jeito equilibrado. A dieta ajuda até a evitar cãibras na hora de pegar pesado!
O que é hipertrofia muscular?
A hipertrofia é o desenvolvimento ou crescimento excessivo de parte de um órgão ou do órgão inteiro e no sentido figurado o termo quer dizer: “desenvolvimento ou crescimento excessivo em tamanho ou complexidade de alguma coisa”. Nesse caso, estamos falando dos músculos do corpo.
Existem treinos voltados para trabalhar bastante esse objetivo que são, justamente, os treinos de hipertrofia. Pretende realizá-los? Alimente-se bem!
Alimentação para hipertrofia
Fontes de proteína são muito consumidas por pessoas que praticam exercícios para ganhar massa muscular. Destaque para a famosa combinação de frango, batata-doce e ovos – que, na verdade, é melhor que seja consumida separadamente.
Cortes magros de carnes também entram na lista, além da velha e boa banana e de outras frutas, do arroz e do pão que representam os carboidratos na dieta.
Qual a diferença entre treino de força e hipertrofia?
O treino de força serve para deixar o corpo mais forte e envolve o levantamento de pesos, o uso de máquinas também com pesos ou exercícios que têm como base o peso corporal. O treino de hipertrofia, por sua vez, serve para construir massa muscular e usa pesos moderados. Seu foco está nas repetições.
Objetivos dos treinos de força e hipertrofia | |
Treino de força | Treino de hipertrofia |
Aumentar força e tonificar o corpo | Aumentar massa muscular |
Aumentar resistência | Atingir o tamanho máximo dos músculos |
Por causa de seus objetivos diferentes, as duas práticas também têm alguns benefícios distintos.
Quais os benefícios do treino de força?
O treino de força, como o nome já diz, aumenta a força dos músculos e deixa os ossos mais fortes. Além disso, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda com a perda de peso.
Outros benefícios do treino de força incluem os itens listados abaixo.
- Melhora a postura e o equilíbrio.
- Acelera o metabolismo.
- Reduz o risco de lesões.
- Melhora a qualidade do sono.
Ele também pode ter efeitos positivos na saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade.
Quais os benefícios do treino de hipertrofia?
O principal benefício do treino de hipertrofia é construir massa muscular. Esse tipo de treinamento é comumente adotado por fisiculturistas e atletas para atingir o tamanho máximo dos músculos do corpo.
Outros benefícios do treino de hipertrofia incluem o super boost que você confere agora!
- Mais definição muscular.
- Melhora a força e resistência muscular.
- Acelera o metabolismo.
- Contribui para aumento da densidade óssea.
Analisando as vantagens tanto de um treino quanto o de outro, é possível perceber que, talvez, a melhor alternativa – mesmo para atletas amadores ou para quem está tentando ser saudável e ir à academia – seja juntar um pouco dos dois! Que tal?
O que é considerado treino de força?
Treino de força é toda a prática que tem uma quantidade maior de séries de exercícios, com menos repetições cada um, mas cargas bem mais altas. Nesse tipo de treino, o tempo de descanso entre um exercício e outro é mais longo.
Quais são os exercícios para treino de hipertrofia?
Exercícios de hipertrofia são aqueles feitos em menos séries (se comparados aos treinos de força) e que têm uma quantidade moderada ou alta de repetições, mas uma carga não tão alta. O intervalo entre um exercício e outro nesse tipo de treino é mais curto.
Exercícios dos treinos de força e hipertrofia – comparativo | |
Treino de força | Treino de hipertrofia |
Menos repetições | Mais repetições |
Carga maior | Carga menor |
Descanso prolongado entre um exercício e outro | Descanso mais curto entre um exercício e outro |
Recomenda-se realizar 3 ou 4 vezes por semana, no máximo | Pode ser realizado mais vezes por semana |
Tudo certo até aqui? Aposta na ideia de misturar os dois? Então, comece fazendo tudo da maneira mais segura possível!
10 dicas para fazer treinos de força e hipertrofia com segurança
Cada uma das dicas abaixo foi trazida neste artigo para que você transforme a prática de exercícios em uma rotina segura e satisfatória, então leia todas elas com atenção.
- Antes de iniciar qualquer programa de treinamento, converse com o seu médico e faça exames de rotina para saber se o seu organismo está preparado para os exercícios.
- Acione um profissional de educação física que possa acompanhá-lo(a) pelo menos nas primeiras semanas.
- Faça aquecimento e alongamento antes e depois das práticas.
- Aumente os pesos gradualmente.
- Respeite os seus limites.
- Não tente fazer mais do que o corpo consegue aguentar, principalmente nos dias em que a rotina seja mais cansativa.
- Escolha os exercícios certos para você.
- Evite errar na execução dos exercícios e peça ajuda ao treinador se precisar.
- Monitore a sua postura durante os treinos.
- Interrompa a prática imediatamente em caso de dor ou desconforto.
O treino de força e o de hipertrofia podem melhorar a saúde geral e juntar os dois no decorrer da semana ou do mês é bastante indicado se você achar que faz sentido. Tem quem prefira fazer somente um ou outro e não há problema nisso também.
Um treino dentro dos seus limites, que tenha entre 20 e 30 minutos e aconteça de duas a três vezes por semana pode beneficiar a saúde do coração e ajudar a manter todo o organismo funcionando perfeitamente.
Para realizá-lo, independentemente da modalidade, escolha exercícios alinhados aos seus objetivos e modifique a carga ou a quantidade de repetições de acordo com seu nível de força ou cansaço no dia, para evitar lesões.
Quando se trata de melhorar a saúde física, a consistência é fundamental. Identificando o que funciona para você e se comprometendo com isso, você pode fazer mudanças muito positivas em sua saúde física e no seu bem-estar. Torcemos por isso e esperamos ter ajudado!
Deixe seu comentário