Seja em sua prática casual ou em grandes eventos, a corrida é um dos esportes que mais crescem no mundo.
Seus benefícios variam entre resultados positivos para o corpo, como emagrecimento, melhora do nível de colesterol e crescimento de massa muscular; e benefícios para a mente, como aumento de serotonina, o principal hormônio responsável pelo nosso bem-estar.
Com o crescimento da sua popularidade, corridas de diferentes modalidades passaram a ser mais constantes e próximas de nós, certo?
Observe como atualmente é possível ouvir falar mais em eventos esportivos na sua cidade e proximidades. Isso significa que mais pessoas estão organizando esses eventos e encorajando a prática de atividades físicas.
Todos os organizadores de eventos esportivos desejam proporcionar aos atletas e ao público um momento memorável.
Corridas unem centenas e, algumas vezes, milhares de pessoas em função de um esporte - e não estamos falando somente dos participantes, mas da plateia, que é fundamental no incentivo ao atleta.
Seja pelo espírito esportivo ou pela prática de esportes, uma corrida é um ótimo atrativo para divertimento e também estímulo para uma vida mais ativa.
Com isso em mente, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a entender como dar início a organização de uma corrida de rua.
Tipos de corrida
Existem alguns tipos de corridas, cada um com suas características específicas e que podem ser organizadas de um jeito mais simplificado e ao ar livre, pois a alteração está nos tipos de terrenos e na experiência do atleta que você deseja atrair como participante.
Separamos algumas para que você possa fazer a escolha.
Corrida de Rua
A corrida de rua é a mais popular no Brasil e uma das mais praticadas no mundo. É realizada em vias urbanas e planas, em distâncias comumente de 5 km, 21 km e 42 km - sendo essa última conhecida como maratona.
A corrida de rua pode ser realizada por todos os públicos, iniciantes e profissionais.
Corrida Cross Country
Na corrida cross country, o percurso é em terreno gramado, podendo ou não ter obstáculos naturais, como galhos, arbustos, árvores, pedras, etc.
As categorias de distância variam entre 6 km e 12 km, também havendo a de 4 km, para prova curta.
Esse tipo de corrida é pouco praticado pelo público amador, sendo mais indicada para atletas profissionais.
Corrida em Montanha
O percurso da corrida em montanha deve ter subidas e descidas constantes, com obstáculos naturais. Além disso, deve ser realizada acima do nível do mar.
As distâncias sugeridas são:
- 12 km para adulto masculino;
- 8 km para adulto feminino e juvenil masculino; e
- 4 km para juvenil feminino.
O grau de dificuldade desse tipo de corrida é elevado, por isso é indicado para atletas experientes.
Corrida Trail ou Corrida Rústica
A corrida rústica possui muita riqueza no seu trajeto, pois ela contempla solo mix, ou seja, o atleta corre pelo asfalto, terra, pedriscos, areia, grama, entre outros que estejam inseridos no percurso programado.
Para organizar uma corrida rústica é preciso pesquisar muito a região, para que seja possível realizar a prova com as variações de terreno exigidas, cumprindo a distância, que varia entre 5 km e 100 km.
Esse tipo de corrida é caracterizada como intensa e, mesmo não sendo muito praticada, todos os tipos de públicos podem participar.
Passo a passo para organização de corridas
Abaixo, conheça 5 passos que devem ser levados em conta na hora de organizar uma corrida de rua, garantindo a segurança e estrutura ideal para receber os atletas e apreciadores do esporte.
1. Escolha a localização
O primeiro passo após escolher o tipo de corrida que quer organizar, é definir o local onde ela acontecerá e o percurso que possuirá.
A partir disso, você deve procurar a prefeitura da cidade e verificar todos os detalhes necessários, para conseguir autorização da utilização dos locais da corrida.
Lembre-se de ter em mente todos os trajetos da corrida, evitando complicações e multas da prefeitura futuramente.
2. Providencie as autorizações
As autorizações variam muito por cidade, por isso, confira a relação completa de documentos e prazos, para que o uso das ruas e demais locais públicos desejados seja concedido.
Em casos de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Esportes da cidade em que o evento esportivo acontecerá.
Alguns documentos, como requerimento padrão, termos de compromisso técnico, investimento, planos de segurança, higiene, estacionamento e área utilizada serão fundamentais. Busque informar-se a respeito deles.
3. Estruture o evento
Regulamento
Depois de escolher o tipo de corrida, onde ela acontecerá e ter todas as autorizações em mãos, chegou a hora de criar o seu próprio regulamento, aquele que irá conter todas as regras do seu evento - e, inclusive, o que pode e não pode ocorrer antes, durante e após a corrida.
Categorias e classificações
Nas categorias e classificações, você precisa definir se participarão do evento homens e mulheres, adultos e jovens e quanto de distância cada um deve completar na prova. Isso facilitará na hora da inscrição e também preparo do atleta.
Estrutura física
Faça um checklist de todos os itens que não podem faltar durante a organização estrutural do evento. Materiais como equipamentos de som, grades ou faixas de isolamento, cronômetros para a corrida, medalhas e troféus, banheiros químicos e estações de hidratação e alimentação para os atletas.
Kits e estações de hidratação e alimentação
Os kits esportivos são entregues antes da corrida começar e geralmente já acompanham a placa de identificação do atleta.
A maioria dos kits possuem camiseta, squeeze, toalhas, chaveiros, entre outros itens que ajudam a divulgar as marcas patrocinadoras.
Outro detalhe que é muito importante é a disponibilização de stands distribuídos no percurso, para que os atletas possam se hidratar e se alimentar, garantindo energia suficiente para finalizar a prova.
Lembre-se de oferecer comes e bebes leves como água, isotônicos, frutas e barrinhas energéticas e de cereais.
Patrocinadores
Para auxiliar nos custos estruturais do evento, é importante pensar em buscar ajuda de empresas referências no ramo de esporte na sua região.
Crie um projeto que possa ser apresentado para possíveis patrocinadores do evento que irá realizar, pois eles poderão contribuir com capital ou materiais para completar os kits.
4. Ingressos
Os organizadores de eventos precisam pensar em como controlar o número de atletas participantes e, para isso, é importante fazer a distribuição ou venda de ingressos gerados através da inscrição no evento.
Para facilitar, você pode utilizar uma plataforma online de eventos esportivos que faça a inscrição, gere o ingresso e realize o check-in.
5. Divulgação
Mesmo esse sendo o último passo, é um dos mais importantes. Isso porque o ideal é que o início da divulgação do evento deve começar com, no mínimo, 45 dias de antecedência, para dar tempo de divulgar bastante o seu evento.
Isso não significa que você não pode divulgar em cima da hora, mas que, quanto antes começar, maior serão as chances de sucesso.
Utilize cartazes, panfletos e redes sociais, que são perfeitas para divulgação gratuita do evento.
Mencione sempre e em destaque:
- a data e a hora;
- o local;
- como proceder com a inscrição; e
- as categorias.
Só assim você atingirá os atletas de forma certeira e os guiará para a participação. Com paciência e organização tudo irá dar certo.
Dê um passo por vez e não tenha medo de mudar os planos, lembrando-se e planejando para os imprevistos, que podem acontecer.
Seguindo todas as dicas, o seu evento será memorável e planejar outros vai tornar você um especialista em campeonatos esportivos na sua região. Conte com a nossa ajuda.
Deixe seu comentário