Para quem realiza dietas constantemente, cortar o jantar é um dos primeiros hábitos a serem adotados.
Já as pessoas que não são tão radicais, acabam trocando um prato de comida por um lanchinho, uma ceia ou um alimento mais leve e natural.
Aos que trabalham o dia inteiro, estudam à noite e possuem uma rotina mais agitada, o jantar é primordial, sendo muitas vezes a principal refeição do dia.
A questão é que sempre ouvimos falar como jantar tarde da noite faz mal, seja piorando a qualidade do sono ou no ganho de alguns quilinhos.
Mas será que isso realmente é verdade? Vamos juntos conhecer mais sobre esses mitos e como deve ser a última refeição do seu dia. Confira!
Comer à noite engorda?
Não. O que engorda ou emagrece não é comer durante a noite, mas, sim, seus hábitos alimentares e estilo de vida.
Quando você é sedentário ou se alimenta mal, suas chances de desenvolver problemas de saúde e engordar serão maiores.
Uma opção que é popular e verdadeira é a substituição da janta pelo lanchinho, pois uma alimentação baseada em hortaliças, legumes, iogurtes, oleaginosas e farinhas integrais proporcionará saciedade e irá evitar que belisque no meio da noite.
Carboidratos são permitidos só até as 18h?
Não, isso é mito! Os carboidratos são bem-vindos em nossas refeições a qualquer hora do dia.
O seu corpo precisa estar saudável e pronto para passar por um jejum prolongado (momento do sono), por este motivo é importante comer um prato equilibrado e, preferencialmente, ricos em fibras, como os produtos integrais.
Dormir de barriga cheia pode prejudicar a noite de sono?
Sim, isso é verdade! Porém, comer de forma exagerada não é indicado em nenhum momento do dia.
À noite, sempre dê preferência por alimentos menos gordurosos, pois refeições calóricas demoram mais para serem digeridas e podem prejudicar o sono.
Afinal, o que comer no jantar?
Durante a noite, o nosso metabolismo continua trabalhando, no entanto, o repouso torna-o mais lento.
Isso não é motivo para que exista um corte definitivo de alimentos, apenas é recomendado evitar doces e carboidratos refinados em excesso. E isso quer dizer que você pode comer de forma moderada.
Além disso, é importante também evitar alimentos gordurosos, de difícil digestão (como a carne vermelha) e que possuam cafeína, pois demandam mais energia do organismo para digestão e podem, de novo, atrapalhar a noite de sono.
O cuidado com o que comer deve começar com a ida ao mercado, realizando uma lista de compras saudável com itens que você goste e dê prazer ao comer, assim será mais fácil de criar possibilidades e diversidade saborosas no prato.
Conclusão: o problema não está no horário
Se o problema não está no horário, você pode comer carboidratos e qualquer outro alimento no momento que desejar, mas precisa respeitar as necessidades nutricionais, sem exagerar.
Ao jantar tarde da noite, dê preferência a carboidratos como massas, farinhas e pães integrais, consuma em quantidade moderada e crie pratos que sejam mais balanceados. Os alimentos ricos em proteínas e fibras são a melhor alternativa.
É claro que você pode dar preferência aos alimentos saudáveis e mais leves à noite, porém lembre-se que o cuidado com o sono e a saúde e as chances de emagrecimento são questões de estilo de vida, e não o horário em que são ingeridos.
O ideal é sempre consultar um nutricionista. Ele irá analisar o seu caso de forma individual e preparar um cardápio com alimentos que você goste, preservando a saúde do corpo, da mente e focando nas suas necessidades, de maneira personalizada.
Deixe seu comentário