Mochila de hidratação: como usar, limpar e higienizar

Você sabe o que o que é uma mochila de hidratação? Conheça este acessório que vai ajudá-lo a manter o corpo hidratado em treinos, corridas e pedaladas mais longas.

Mochila de hidratação

Durante as práticas de ciclismo e caminhadas, precisamos manter o corpo hidratado, certo?

Ao realizar esses exercícios em distâncias maiores, uma garrafa de água não basta para suprir toda necessidade de hidratação do percurso, e é nesse momento que podemos optar pelas mochilas de hidratação, conhecidas também como mochilas de trilha.

Com uma ótima capacidade de armazenamento de água, podendo ser utilizada também para estocar isotônicos, suplementos e sucos, a mochila de hidratação de ciclismo é fácil de carregar e pode ser útil também para muitos outros tipos de esportes.

Com a sua popularidade aumentando, também surgem dúvidas de como exatamente este item funciona, onde comprar e como limpar.

Continue com a gente e conheça mais sobre esse acessório que está conquistando cada vez mais espaço entre os atletas!

O que é a mochila de hidratação

Na década de 80, a mochila de hidratação surgiu pela necessidade de maior armazenamento para percorrer longas distâncias e andar debaixo de sol intenso. Antes da sua criação, o cantil era o acessório mais utilizado para transporte de água.

O criador da mochila de hidratação, Roger Fawcett, desenvolveu-a com um tecido impermeável que, com o passar do tempo, evoluiu para os modelos que temos hoje, mais resistentes e capacitados para manter a água fresquinha por muito mais tempo.

Atualmente, essa é a melhor forma para se hidratar durante atividades físicas intensas, como mountain bike, trilhas de bicicleta e caminhadas.

Elas são produzidas com um tecido especial, um reservatório de água e uma mangueirinha para consumo durante a pedalada, corrida e demais esportes.

Atleta mochila hidratação

Onde comprar a mochila de hidratação

Você pode adquiri-la em grandes lojas de departamento e artigos esportivos.

Por existir uma enorme variedade de marcas, modelos e capacidades, que vão de 1,5 litros até 30 litros de armazenamento, existe uma diversidade de preços que podem partir de R$ 80 e chegar em até mais de R$ 1.200.

Mesmo com tantos tipos no mercado, a maioria das mochilas funcionam da mesma forma e possuem a mesma estrutura.

A maior diferença que pode haver, além da capacidade de reserva, está na parte das costas, pois algumas possuem design diferenciado, que evitam que o calor do corpo aqueça a água.

Há também as que disponibilizam compartimentos e divisórias, sendo uma opção interessante para quem deseja carregar barrinhas de proteína e outros tipos de lanches práticos.

Se você ficou interessado e não sabe qual a melhor mochila de hidratação comprar, trouxemos a lista das que fazem mais sucesso de vendas:

1.  Osprey Syncro 10

Osprey syncro 10

Conhecida como a melhor das mochilas da categoria.

2.  Camelbak Classic

Camelbak classic

Melhor custo-benefício.

3.  Camelbak M.U.L.E

Camelbak mule

Boa capacidade e espaço extra.

4.  Charm Camelbak

Charm camelbak

Melhor mochila para mulheres.

5.  Osprey Raptor 10

Osprey raptor 10

Melhor mochila de hidratação para mountain bike.

Na hora da compra, o ideal é levar em consideração o modelo que se adequa melhor à sua coluna, se o reservatório serve para você e o potencial de manter o líquido fresco.

Para mulheres ciclistas e esportistas femininas em geral, o mais indicado é adquirir mochilas com alças curvas ou triangulares, pois ajudam a melhor distribuir o peso.

Como usar a mochila de hidratação

Primeiramente, verifique se possui um folheto com instruções que possam ajudá-lo de forma específica a compreender o modelo comprado.

Normalmente, o acessório possui alças, que saem das costas, como uma mochila normal. No seu interior, fica o compartimento para o líquido e uma abertura em rosca ou trava deslizante, como um zíper, para que você possa enchê-la.

Saindo desse reservatório, existe uma mangueira com uma pequena torneira, por onde você pode tomar água na mochila de hidratação. Basta dar uma leve mordida na ponta para liberar o líquido para consumo.

Como limpar a mochila de hidratação

Vamos repetir: leia o que o manual do acessório diz. Muitas vezes eles possuem a indicação de forma e produtos específicos, que devem ser utilizados para uma limpeza adequada, sem prejudicar o material.

Caso não possua manual de instruções, existe outra forma de limpar o seu reservatório de água e, para isso, você precisará de:

  • água sanitária;
  • escova de dentes; e
  • detergente.

Veja esse passo a passo:

1.  Retire o reservatório de água de dentro da mochila e esvazie-o.

2.  Aqueça uma quantidade de água correspondente à capacidade da mochila. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo. Evite que a água ferva.

3.  Coloque a água morna no reservatório com duas ou três tampas de água sanitária, feche o reservatório, balance um pouquinho e deixe em repouso por 30 minutos.

4.  Depois, esvazie o reservatório, apertando a ponta do canudo, deixando a água junto com a água sanitária passar pela mangueira para limpá-la também.

5.  Quando a mochila estiver sem nenhum líquido, pingue no máximo 10 gotinhas de detergente e escove a parte interna do reservatório.

6.  Lembre-se de esfregar principalmente as dobras e pontas, inclusive a tampa.

7.  Enxágue o reservatório com água em abundância e coloque a sua mochila para secar na sombra.

Separamos mais umas dicas extras para você fazer seu acessório durar muito mais tempo. Confira!

  • Não coloque-a para secar direto no sol;
  • se colocar outro líquido na mochila que não seja água, a limpeza deve ser realizada o mais rápido possível; e
  • com o uso desses outros líquidos, é indicado deixar a mochila descansar com a água morna e água sanitária por pelo menos uma hora.

A mochila é um equipamento usado principalmente durante corridas de longas distâncias, aventuras, montanhismo, trilhas e mountain bike.

Converse com os seus amigos que já a utilizam e analisem juntos marcas e modelos para que você possa realizar a sua compra sem medo e sem erro!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário