O que comer antes da corrida para dar mais energia?

Buscando mais energia ao correr? Veja o que levar em consideração na hora da refeição e conheça o tipo de alimento ideal para beneficiar a sua performance na corrida.

O que comer antes da corrida

Uma das dúvidas mais comuns entre os corredores, principalmente quem está começando, é sobre o que comer antes da corrida.

Essa é uma importante questão, visto que não se alimentar corretamente pode gerar fraqueza, tontura, dores de cabeça e outros incômodos que podem prejudicar a saúde, desempenho e também desanimá-lo de continuar a correr.

Lembre-se da importância de realizar consultas em um nutricionista e possuir um personal ou educador físico auxiliando a sua rotina de treinos, assim será mais fácil obter bons resultados sem correr riscos.

Enfim, o nosso corpo pode utilizar três tipos de alimentos que funcionam como combustível para realizar atividades diárias: as gorduras, os carboidratos e as proteínas.

Desses três, os carboidratos são os que possuem muitas funções importantes para o nosso organismo e, principalmente, relacionado à energia.

Corredores veem o carboidrato como o item principal de uma alimentação para treino de corrida, além disso, ciclistas, nadadores e triatletas seguem o mesmo raciocínio.

Todos os tipos de carboidratos estão liberados?

Não! Vamos explicar, logo abaixo, qual carboidrato é o ideal para fazer parte da sua lista de alimentos para comer antes de correr.

Qual carboidrato é o ideal para ingerir antes de correr?

Os alimentos conhecidos como carboidratos complexos são os melhores para serem ingeridos antes de correr, porque possuem baixo ou moderado índice glicêmico e uma formação química mais complexa que dificulta o processo digestivo, fazendo com que a taxa de glicemia no sangue suba aos poucos.

Isso significa que a energia do alimento é entregue de forma mais equilibrada e constante ao corpo enquanto você corre.

Porém, é necessário prestar atenção em um detalhe: o carboidrato complexo demora algum tempo para começar a disponibilizar energia ao corpo, por este motivo, deve ser ingerido pelo menos duas horas antes de iniciar a corrida.

Abaixo, preparamos uma lista com alguns exemplos do que comer para dar energia antes de correr:

Verduras e legumes

Alface, espinafre, repolho, abobrinha, cenoura, pepino, batata, batata doce, inhame, couve-flor, berinjela, cebola e brócolis;

Frutas

Maçã, banana, pêra, ameixa, morango, laranja e kiwi;

Farinhas e grãos

Trigo sarraceno, aveia, arroz integral, soja, etc;

Outros

Pode incluir também bolachas salgadas, pão de aveia, macarrão integral, iogurte magro, leite desnatado, cuscuz e pipoca.

Comer esses alimentos não será problema caso a sua corrida aconteça no período da tarde ou à noite. Mas para quem corre cedo ou tem dificuldade para levantar a tempo de fazer uma refeição, o que fazer?

Continue com a gente que temos uma alternativa!

O que comer antes de sair cedo para correr?

Quem corre pela manhã precisa de alimentos que gerem energia de forma imediata, por isso o ideal é realizar uma refeição mista, com carboidratos complexos e simples.

Os carboidratos simples vão gerar a energia imediata, já os complexos irão atuar na manutenção do treino, fazendo a entrega gradual do combustível que o seu corpo precisa para continuar correndo longas distâncias.

Os simples são os mais populares, como estes dos exemplos: pães brancos, franceses e panificação em geral, cereais, massas não integrais, suco de fruta, chocolate, biscoitos não integrais e iogurte.

Ao correr cedo, uma outra alternativa pode ser optar pelo uso de isotônicos durante a atividade física. Eles são conhecidos como bebidas esportivas, projetadas exatamente para fornecer uma grande carga de energia, pois levam em sua composição um alto índice glicêmico e de carboidratos.

Mas lembre-se, cada caso e cada corpo possui uma necessidade. Mesmo com todas essas informações, é indispensável a consulta ao nutricionista.

Somente analisando o seu corpo individualmente, será possível saber quais alimentos você precisará para ter energia o suficiente para correr de forma eficaz.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário