7 benefícios da musculação para o corpo

Entenda agora quais os maiores benefícios da musculação para a saúde, aprenda a identificar o ganho de massa magra e saiba quais alimentos podem ajudar.

Benefícios da musculação

É comum ter o pensamento de que a academia serve apenas para ganho de massa muscular, porém, o que muitos não sabem, é que existem outros benefícios na prática da musculação, como a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, combate à depressão, ansiedade e ao estresse, além de aumento da densidade óssea e maior disposição física.

Mas os benefícios não param por aí: são inúmeras as qualidades da musculação, principalmente quando há um acompanhamento profissional, seguido por um plano alimentar estruturado e uma rotina de treinos.

A rotina contínua traz maiores benefícios à saúde e melhores resultados físicos quando comparada a uma rotina exagerada de treino, por exemplo.

Ou seja, é preferível treinar três vezes por semana, durante todo o ano, do que treinar cinco vezes a cada duas semanas.

O que acontece com o corpo quando se faz musculação?

É perceptível a mudança estrutural do corpo com o aumento de músculos, regiões mais definidas e redução visível de gordura e medidas.

Sem contar que a musculação ainda traz outras mudanças ao longo dos anos, principalmente para a saúde, além do aspecto físico que presenciamos.

Um bom exemplo é o fato de que a perda de músculos ocasionada pelo envelhecimento pode ser estagnada pela prática da musculação, garantindo a construção de novos músculos e seu fortalecimento.

O exercício com peso queima gordura muito mais rápido quando comparado a outras atividades físicas e a explicação é simples: ao levantar peso, os tecidos musculares se rompem e, para efetuar o processo de reconstrução de fibras, é preciso queimar mais calorias.

Além disso, é possível afirmar que o corpo tem sua densidade óssea aumentada em até 3% quando a modalidade faz parte do estilo de vida do atleta, sendo que a musculação tende a ser recomendada por profissionais desde a adolescência até quando a pessoa tem mais idade.

O ideal é procurar auxílio profissional antes de iniciar a prática de qualquer atividade, pois o professor ou personal poderá personalizar o treino, garantindo resultados melhores e mais rápidos de acordo com o atleta.

Quais os benefícios da musculação?

As mudanças não acontecem somente no corpo, pois, quando a atividade é realizada de maneira rotineira, o atleta passa a ter mudanças mentais e emocionais, como aumento de memória, diminuição do hormônio do estresse e controle de serotonina, o que reduz quadros de ansiedade e depressão.

Esse conjunto de melhorias físicas, mentais e emocionais aumentam o desempenho diário em relação ao trabalho, estudos e qualidade de vida.

Entre os resultados físicos que conseguimos ver, existem ainda outros inúmeros benefícios que a musculação traz à saúde e ao corpo que não enxergamos.

Confira abaixo sete dos principais resultados da academia.

1.  Postura corporal

A musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, melhorando a postura e reduzindo as dores nas costas, na lombar, nos quadris, joelhos e articulações no geral.

2.  Combate a problemas emocionais

Liberando o hormônio da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, atua também no controle da ansiedade, fobias e depressão.

3.  Diminui o risco de diabetes

O organismo passa a utilizar a glicose como fonte de energia para a prática da atividade, queimando o excesso de açúcar no corpo.

4.  Controla o metabolismo

Auxiliando na queima potencializada de gordura, controlando a digestão e diminuindo o acúmulo de massa gorda no corpo.

5.  Aumenta a massa muscular

Potencializando a capacidade de realizar tarefas diárias, como subir escadas, caminhar e ter equilíbrio, pois, quanto maior for o fortalecimento, mais desenvolvido será o sistema muscular corporal.

6.  Reduz o risco de lesões e dores

Ao treinar, os músculos e os ossos ficam mais fortes e densos, o que reduz consideravelmente os riscos de lesões e dores ocasionadas pela artrite e fibromialgia.

7.  Diminui o efeito do envelhecimento

Treinos de força auxiliam na prevenção de doenças como problemas cardíacos, pressão alta e enfraquecimento dos ossos.

Como saber se ganhei massa muscular?

A maneira mais prática de identificar o aumento de massa muscular é através da realização do exame de bioimpedância, responsável por medir a quantidade de água, gordura corporal, músculos, massa magra e outros tecidos.

Outra maneira de identificar é através da avaliação física realizada por um profissional, na qual serão medidas as circunferências corporais, pois, mesmo que o peso não altere, a circunferência diminui, já que a gordura possui mais volume do que a massa magra.

Treinando com frequência e controlando a alimentação, é quase impossível que a quantidade de gordura corporal aumente. O segredo é não ficar preso à balança, pois lembre-se de que o peso pode não alterar, uma vez que massa magra também pesa.

Os resultados físicos e os benefícios da academia não aparecem de um dia para o outro, por isso é fundamental ter paciência e persistência, seguindo corretamente a rotina de treinos.

As etapas podem ser lentas, mas valem a pena.

Alimentos que aumentam a massa muscular

Para facilitar o aumento de massa muscular, trouxemos uma lista com seis alimentos ricos em proteínas que, somados à musculação, garantem resultados incríveis.

Veja só quais são!

  • Ovos
  • Pasta de amendoim
  • Semente de abóbora
  • Iogurte
  • Carnes
  • Grão-de-bico, lentilha e feijões

Por fim, saiba que o ideal é consumir esses alimentos após a prática dos exercícios, pois o consumo de proteína auxilia na recuperação do músculo lesionado, aliviando a dor pós-musculação.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário