Conheça os benefícios de correr

Compreenda os benefícios de correr e para começar a praticar esse esporte com segurança e disposição.

Benefícios de correr.

A caminhada e a corrida são duas das atividades físicas mais populares, hoje em dia. Muito se deve ao fácil acesso, tornando qualquer atleta apto para praticar. Também porque é uma opção de exercício ao ar livre, tanto sozinho quanto acompanhado.

Além do mais, são muitos os benefícios de caminhar e correr e, por conta disso, a atividade é extremamente recomendada pelos profissionais da educação física.

Afinal, a corrida é uma das melhores maneiras de perder peso com saúde, contanto que o condicionamento físico de cada um seja levado em consideração, para entender qual a intensidade máxima a se atingir, em cada corrida.

Além destes, confira outros excelentes benefícios de correr a seguir.

Informações importantes antes de começar

Antes de checar quais os benefícios de correr, é importante entender algumas coisas sobre esse esporte - como, por exemplo, que os ganhos não são imediatos.

Mesmo que você comece a correr pela promessa que o seu médico deu de perder peso ou de melhorar o sono durante a noite, isso não quer dizer que você irá sentir os resultados logo na primeira semana.

Pode ser necessários alguns meses para você sentir efetivamente os benefícios dessa prática esportiva.

Em adição, lembre-se que a corrida é uma ótima maneira de estar em contato com a natureza, o que, consequentemente, também melhora o bem-estar de maneira geral, ajudando, até mesmo, o cérebro a trabalhar melhor.

Pode ser um exercício que estimula, ao mesmo tempo, mente e corpo.

Benefícios de Correr

Os benefícios de correr são tantos que é difícil nomear todos em uma lista. De qualquer maneira, elencamos alguns dos mais importantes, considerando a qualidade de vida, estética e saúde do indivíduo que busca praticar essa atividade física.

  • Redução do peso corporal;
  • Melhoria no nível de colesterol;
  • Aumento de massa muscular;
  • Aumento da eficiência do metabolismo;
  • Ganho de resistência;
  • Melhoria da saúde da pele;
  • Regulação de apetite;
  • Estimulação da formação de neurônios;
  • Controle de pressão arterial;
  • Fortalecimento das articulações dos joelhos;
  • Redução de riscos de infarto;
  • Prevenção contra o câncer;
  • Aumento da expectativa de vida;
  • Diminuição de estresse;
  • Melhoria do sono;
  • Melhoria de auto estima.

E é porque o metabolismo continua acelerado, até algumas horas após realizar a corrida, que alguns desses benefícios continuam agindo durante esse tempo, também. A queima de caloria para redução de peso é um exemplo.

De maneira geral, esses benefícios provêm da corrida de rua. Porém, também é possível realizar esse exercício dentro de casa ou em uma academia, usando a esteira.

Mas, então, quais os benefícios de correr na esteira?

Para muitas pessoas, principalmente para quem só tem o horário da noite para praticar atividades físicas, isso significa uma sensação de segurança - tanto em relação à violência nas ruas, quanto ao risco de pisar em buracos e acabar lesionado.

Além disso, a esteira ajuda a estabelecer e manter o ritmo com mais facilidade, bem como de conseguir controlar a frequência cardíaca normal, para não ultrapassar a intensidade ideal que cada praticante pode alcançar.

E você sabia que alguns atletas afirmam a existência de mais benefícios de correr pela manhã?

Isto é devido ao fato de começar o dia melhor, estimulando o humor, de maneira geral, e, ainda, ajudando o seu metabolismo a ativar para encarar o restante do dia.

Mais do que isso, começar o dia com uma atividade física também ajuda a ativar uma vontade de comer coisas saudáveis, evitando que você dê pequenos escorregões nas junk foods.

Como Começar a Correr

Como começar a correr.

Com tantos benefícios assim, dá uma vontade de pegar as roupas, o tênis e já sair correndo para perceber as vantagens, o mais cedo possível, não é mesmo?

Mas, calma: antes de encarar o esporte e alcançar os benefícios da corrida de rua, você precisa conferir essas dicas sobre como começar a correr.

Por exemplo, antes de começar a correr, é necessário ir ao médico e conferir o seu quadro de saúde, realizando alguns exames e checando possíveis doenças ou problemas cardíacos.

Uma vez que estiver liberado, uma visita ao nutricionista, para montar um plano de alimentação, será essencial para garantir um melhor desempenho.

Além disso, procure uma loja esportiva para adquirir as vestimentas corretas e um tênis de corrida apropriado. O conforto é vital para conseguir aproveitar e realmente gostar do que está fazendo.

Tenha em mente, também, que é preciso aprender técnicas de como respirar corretamente, pois isso irá ajudar a realizar as atividades com mais facilidade, bem como sempre executar aquecimento e alongamento, antes e após todas as corridas.

Isso irá ajudar o seu corpo e se preparar para iniciar os exercícios e a relaxar, quando estiver finalizando.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário