Um bom treino de bike indoor depende da organização de um ambiente adequado e da inclusão de equipamentos e utensílios que facilitem e proporcionem um treino seguro – e sem lesões – ao ciclista, já que o objetivo é simular os desafios da prática ao ar livre.
O treino indoor, que acontece dentro de um ambiente fechado, não é uma novidade trazida pela pandemia ao mundo do ciclismo, já que, ao longo do tempo, muitos ciclistas mundo afora já recorriam à modalidade para manter suas pedaladas durante períodos de chuva e neve.
Afinal, um dos grandes benefícios da prática é ajudar atletas profissionais e amadores a manterem o condicionamento físico – e o amor pelo esporte – durante adversidades meteorológicas e de trânsito.
Você também é do time que busca driblar os obstáculos do treino outdoor – ao ar livre? Pois saiba que uma boa prática interna começa com a leitura deste artigo!
O que é ciclismo indoor?
O ciclismo indoor é uma modalidade esportiva aeróbica que simula uma pedalada ao ar livre dentro de um ambiente interno. O exercício é feito em uma bicicleta comum, mas com um rolo de treino anexado à roda traseira do aparelho.
Uma bicicleta ergométrica também serve, mas só para treinos mais básicos, nos quais o objetivo do praticante não seja competir ou se tornar um ciclista mais experiente num futuro próximo.
E vale ressaltar também que existem diferenças entre a bike indoor e o spinning, especialmente em relação ao seu objetivo e sua estrutura de treino. Enquanto o objetivo da bike indoor é preparar e fortalecer o físico, com foco na performance, resistência e até mesmo reabilitação do atleta, o spinning é um treino mais intenso, com variação frequente de ritmo e foco na queima de calorias.
Outro detalhe importante é que o formato indoor costuma ser realizado individualmente, seguindo a definição de ritmo e intensidade apropriadas ao praticante, enquanto o spinning é uma modalidade geralmente realizada em grupo, com trilha sonora motivacional e um coach.
O ciclismo entre quatro paredes é realmente a modalidade que você procura? Então, siga na leitura para montar um bom treino do jeitinho que você merece!
Como fazer treino de bike indoor?
Para fazer um bom treino de bike indoor, fique atento(a) à qualidade dos equipamentos utilizados e à ergometria da bicicleta no momento da prática. Como você deve imaginar, o único equipamento obrigatório mesmo é uma bicicleta estacionária (e fôlego para encarar um novo desafio).
Agora, se você quiser elevar o nível da prática, garanta que seu treino esteja de acordo com o passo a passo abaixo.
- Escolha um rolo de treino para acoplar a sua bicicleta. Existem diversas opções disponíveis no mercado, desde as mais convencionais, que não se comunicam com dispositivos eletrônicos e proporcionam um treino mais simples, até as mais tecnológicas e inteligentes, capazes de se conectar a aparelhos eletrônicos e aplicativos de treinamento.
- Conte com regulagens de peso para o rolo e de altura para o banco e guidão da bicicleta, além de suportes próprios para nivelar a roda dianteira à roda traseira que, por conta do rolo, pode ficar mais elevada. Aliás, se você é um(a) ciclista iniciante, atenção redobrada aos detalhes ergométricos, hein: eles podem evitar dores musculares.
- Use roupas de ciclismo, sapatilhas ou tênis de corrida, bermuda e luvas, mesmo treinando em casa ou no escritório. Suas tecnologias apropriadas evitarão assaduras e proporcionarão uma experiência mais próxima da realidade.
- Coloque a bicicleta com rolo em cima de um tapete antiderrapante para evitar que o aparelho deslize durante o treino.
- Pedale em posições diferentes, sentado(a) e em pé e em ritmo alternado, variando de acordo com o terreno simulado.
- Recorra a um monitor de frequência cardíaca e potência para medir sua evolução – se o rolo escolhido não incluir esse recurso, claro.
- Invista em tecnologias que simulem ambientes reais, como inclinações e condições climáticas diferentes, por exemplo, tornando seus treinos mais efetivos e realistas.
- Mantenha-se hidratado(a) para evitar desidratação e superaquecimento, especialmente se o seu objetivo é pedalar longas distâncias.
- Além de contar com equipamentos, roupas e tecnologias apropriadas para o ciclismo indoor, conte com profissionais da área e planilhas de treinos para aumentar seu desempenho e evoluir no esporte.
A bike indoor é um bom treino para ciclista porque simula a intensidade e as adversidades do treino tradicional, sem que seja necessário enfrentar, de fato, os desafios e consequências reais do esporte ao ar livre (deslocamento, trânsito e resfriados, por exemplo).
Aliás, qualquer pessoa que curta a modalidade pode começar a praticá-la, já que não é preciso ser um ciclista experiente ou já pedalar há bastante tempo para aproveitar seus benefícios.
10 benefícios da bike indoor que você precisa conhecer
Driblar condições meteorológicas adversas, fortalecer o sistema cardiovascular e respiratório, treinar para provas longas na segurança e conforto do próprio lar são alguns dos inúmeros benefícios do treino de bike indoor.
Confira todas as vantagens do formato!
- Dá para pedalar em dias de chuva e ventania sem colocar sua saúde em risco.
- Você consegue se preparar para uma competição antes ou depois do trabalho sem perder tempo no trajeto até o terreno ideal.
- Fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório, pois, à medida que os batimentos cardíacos aceleram, o metabolismo aumenta o condicionamento e resistência física.
- Evolução no ciclismo, já que possibilita mais treinos ao longo da semana, inclusive, durante períodos mais frios e chuvosos do ano.
- Possibilidade de ousar na velocidade e quilometragem do esporte, sem ficar “preso(a)” às condições estruturais das ruas e ciclovias, como terrenos esburacados e falta de iluminação.
- Enrijecimento da musculatura das pernas e dos glúteos, uma vez que o ciclismo trabalha os membros inferiores com mais ênfase.
- Treino mais descontraído, já que você não precisa se preocupar com o trânsito ou outras pessoas no trajeto.
- Menos impacto nos joelhos e nas articulações, mas com os mesmos benefícios de uma atividade de alta intensidade.
- Não é preciso se submeter a ambientes com insetos nos dias mais quentes, principalmente os pernilongos durante a temporada de verão.
- Queima de calorias e perda de peso.
E não há restrições, viu? O ciclismo indoor pode ser praticado por qualquer pessoa, afinal, você consegue personalizar o treino de acordo com suas necessidades, começar devagar e, acima de tudo, com segurança.
Além de ser o queridinho dos mais experientes, o treino dentro de casa é bastante democrático, útil para quem quer deixar a vida sedentária de lado e perder uns quilinhos sem se aventurar pelas ciclovias e ciclofaixas da cidade.
Então, bike indoor emagrece?
Se os treinos na bike indoor forem constantes e acontecerem em conjunto com uma alimentação balanceada, dá, sim, para emagrecer pedalando, e a tonificação da musculatura dos membros inferiores do corpo vem de brinde nesse pacote!
Isso porque se trata de uma modalidade esportiva aeróbica, capaz de trazer mais qualidade de vida aos seus praticantes como um todo, queimando calorias e ajudando na redução e manutenção do peso corporal.
Só tenha em mente que o processo vai depender do gasto calórico – que varia conforme a intensidade e duração do treino – e do déficit calórico no final do dia – quando você gasta mais calorias do que ingere.
Se tudo isso for considerado, o emagrecimento é uma consequência, juntamente com o aumento da resistência cardiorrespiratória, da aptidão física e de um fôlego extra para cumprir os afazeres cotidianos.
Pronto(a) para fazer o melhor treino de bike indoor que você já viu? Aproveite as dicas deste artigo e pé no pedal. Seu corpo e mente agradecem!
Deixe seu comentário