Top 11 melhores rolos de treino de bike em 2023

Os rolos de treino de bike são muito úteis para quem não quer perder o pedal mesmo naqueles dias de chuva, frio ou com menos tempo disponível. Mesmo não substituindo o ciclismo nas ruas, eles conseguem atender bem às suas necessidades. Confira os melhores!

Rolo de treino bike

Os melhores rolos de treino para bike atualmente, de acordo com o público consumidor, são os modelos Altmayer AL-200 e AL-216, Absolute Wild 8, GTS M1 e PTK. Além desses, outros se destacam no mercado e ganham o coração dos ciclistas.

Entre todas as opções apresentadas neste artigo, você também vai encontrar modelos de entrada ideais se não quiser gastar muito ou se não tiver certeza de que se adaptará ao exercício e vai conhecer também algumas versões com mais funcionalidades e que simulam melhor o pedal, mas precisam de investimentos maiores.

Prepare-se!

Antes de entrarmos em detalhes sobre cada alternativa, que tal aprender mais como funcionam os rolos de treino e quais os diferentes tipos disponíveis para compra? Vamos lá.

Como funciona o rolo de treino para bike?

O rolo de treino nada mais é do que um equipamento ao qual a bicicleta fica acoplada – para que seus pneus rodem mesmo sem sair do lugar – e que simula o exercício que seria feito na rua. Ele tem o mesmo princípio de uma esteira, só que para bikes.

Existem vários modelos de equipamentos que fazem funções semelhantes, mas, em quase todos os melhores dentre eles, a roda da bicicleta fica posicionada justamente em um rolo – daí o nome! – que oferece resistência para simular uma pedalada.

Você pode estar se perguntando “então, qual a diferença deles para uma bicicleta ergométrica?”. A resposta está na praticidade. Além de ser, em média, bem mais barato, os rolos de treino ocupam bem menos espaço e podem ser usados com a bike do dia a dia mesmo.

Para que serve o rolo de treino?

O rolo para treinar pedal permite que o ciclista pratique o esporte sem sair de casa, protegido do sol, da chuva, do vento e do frio e/ou quando tem menos tempo e não consegue sair, tirar a bike e enfrentar as avenidas ou ciclovias.

É claro: quem anda de bicicleta normalmente adora passear por aí, mas o rolo de treino para bike é bom naqueles dias em que o tempo (em todos os sentidos) não está colaborando. Para quem gosta da prática durante a noite, ele também pode ser uma alternativa bem mais segura.

Atletas de alto rendimento usam as versões mais avançadas desses equipamentos para medir seu desempenho e treinar mesmo quando não conseguem ir para a rua.

Adiante, você conhecerá mais sobre os diferentes modelos dos aparelhos, entenderá como usar e escolher o seu e encontrará um ranking dos top 11 – altamente indicados por especialistas. Segue o fio.

Quais os principais modelos de rolo de treino?

Os modelos de rolo de treino de bike mais comuns são os de equilíbrio, os fixos e os “direct mount”. Todos possibilitam o treino indoor, ou seja, em um ambiente fechado.

Rolos de equilíbrio

Quem usa rolos de equilíbrio, também conhecidos como “rolos livres”, tem a sua bicicleta solta e apoiada sobre três rolos: um na roda dianteira e dois na traseira.

O equipamento é simples, mas é um dos que exige mais de quem está treinando. Como a bicicleta não tem apoio nenhum além dos três pontos, é preciso se equilibrar no começo do exercício e manter esse equilíbrio até parar de pedalar.

Rolos fixos

Os rolos fixos são os mais comuns no mercado e, na maioria das vezes, são considerados os com melhor relação entre custo e benefício.

Quem os utiliza tem a bicicleta sempre fixa e suspensa e não precisa se equilibrar durante o movimento. Quer uma indicação do melhor rolo de treino de bike para iniciantes? Aposte nesses!

Em contrapartida, o modelo fixo também é um dos mais barulhentos e oferece uma sensação de movimento menos realista se comparado com os outros.

Rolos direct mount

Os rolos do modelo direct mount são instalados no lugar da roda traseira da bicicleta, que precisa ser removida. Eles são os mais avançados para treinamentos e também os mais caros.

A maioria conta com uma função “smart”, que faz com que o ciclista consiga controlar o ritmo e a intensidade do exercício sem nenhuma dificuldade, então, para quem é atleta profissional e está procurando uma opção que ajuda no treino, esse modelo será o mais recomendado.

Quem está iniciando e já quer largar com o que há de melhor no mercado também não vai se arrepender de usá-lo. Basta saber usufruir dos seus recursos.

Como usar o rolo de treino da bicicleta e como treinar nele?

Para usar o rolo de treino corretamente, você precisa ter certeza de que a sua bike está posicionada da maneira correta e bem presa no equipamento. Veja algumas dicas!

Rolos livres ou de equilíbrio

O próprio nome já diz tudo: é bom ter um apoio por perto até que você consiga se equilibrar sobre os rolos por conta própria.

  1. Posicione-os próximos a uma parede ou porta para que você consiga se apoiar com um dos braços na hora de subir na bike.
  2. Assim que começar a pedalar, aumente o ritmo lentamente, mantendo uma mão no guidão e outra na parede.
  3. Quando já estiver em uma velocidade confortável, solte a mão que está apoiada num lugar fixo, segure firme o guidão e teste o seu equilíbrio. Caso já consiga se manter estável sem problemas, é só continuar o exercício.
  4. Para descer, volte a se apoiar na parede e diminua a velocidade lentamente até que as rodas parem completamente.

Rolos fixos

Os rolos fixos permitem um treino mais tranquilo, já que você não precisa ficar tão atento ao equilíbrio da bicicleta. Só que a preparação antes do treino exige mais cuidado!

Dica importante: é fundamental ter certeza de que o rolo possui um encaixe compatível com o tipo de bicicleta que você tem porque, se ela não for bem fixada no equipamento, pode se desprender e causar acidentes.

Agora, confira o passo a passo para usar esse modelo.

  1. Posicione a roda traseira da bike no equipamento, alinhando a blocagem – aquele item parecido com uma “maçaneta” que fica bem no centro do aro – aos fixadores laterais do rolo.
  2. Assim que ela estiver posicionada e fixada, teste a resistência tirando a roda traseira: provavelmente, ela vai estar girando no ar sem encostar na parte do equipamento que simula o chão.
  3. Em seguida, vá aumentando gradualmente o contato do rolo com a bicicleta e testando. O momento certo de começar a pedalar com segurança varia bastante de modelo para modelo, mas, normalmente, o equipamento conta com um parafuso que controla a função. Leia o manual!
  4. O último passo, então, será subir na bike e iniciar o treino. Como ela estará fixa, não haverá necessidade de encontrar um ponto para equilíbrio.

O treino no rolo fixo permite soltar as mãos do guidão e mudar um pouco sua posição durante o pedal, mas o ideal é manter sempre a mesma postura que você teria se estivesse pedalando na rua.

Sabendo como é o procedimento para esses dois modelos ficou mais fácil decidir qual deles é o melhor para você, não é? Continue lendo porque vamos facilitar ainda mais essa escolha!

Como escolher um rolo de treino de bicicleta?

Quando for pesquisar por um rolo, fique atento(a) ao modelo, tipo de tecnologia, material usado na fabricação e também ao tipo de resistência. Para escolher qual o ideal para você, defina seus objetivos e conheça suas necessidades e limitações. Procure o que se adapte melhor a todos esses pontos.

1.  Escolha o modelo

O modelo do melhor rolo para você vai variar de acordo com a sua familiaridade com o esporte e as opções que já foram apresentadas anteriormente neste artigo. Apenas lembre-se de que os equipamentos que mantêm a bicicleta fixada são mais fáceis de usar do que os de equilíbrio.

Seu orçamento também vai ser um fator decisivo na hora de fazer essa escolha, já que os preços podem variar bastante entre os modelos disponíveis no mercado.

Outro ponto na hora da pesquisa é a sua bicicleta, já que os encaixes e tamanhos dos rolos não são universais, ou seja, não servem para todos os tipos de bike.

2.  Analise a tecnologia

Quem gosta de controlar o treino vai preferir utilizar rolos com tecnologia “smart”, que permitem mudar a intensidade da pedalada e acompanhar o desempenho por meio de aplicativos, mas vai acabar desembolsando mais dinheiro para a compra.

As opções mais avançadas até conseguem simular movimentos que aconteceriam em uma pedalada ao ar livre, como subidas e descidas!

Já quem não liga muito para isso consegue economizar bastante, escolhendo modelos que não possuem nenhuma função parecida e através dos quais seja possível controlar a intensidade do exercício apenas utilizando as marchas da bicicleta.

3.  Estude o material de fabricação

A construção do equipamento precisa também ser levada em consideração.

A maioria dos rolos é feita de aço ou ferro, com peças de plástico e alumínio, mas, independentemente disso, quando for escolher o seu, fique atento(a) à carga que o equipamento suporta, levando em consideração o seu peso somado ao da sua bike.

Normalmente, essa informação aparece na descrição do produto.

4.  Pondere o tipo de resistência

A resistência que o equipamento oferece também faz bastante diferença na escolha: rolos magnéticos, por exemplo, funcionam à base de ímãs e possuem um ajuste que permite aumentar ou diminuir a intensidade da pedalada. Já os chamados “rolos fluídos” têm um sistema hidráulico que oferece resistência.

Usando os modelos mais simples de aparelhos, você precisará descer da bike para ajustar os níveis de esforço, mas existem alguns equipamentos em que um cabo para regulagem vai acoplado ao guidão, permitindo a mudança durante o movimento. É tudo questão de pesquisa e preferência.

Dá uma olhada se algum destes lhe agrada… São os melhores do ano!

Veja os 11 melhores rolos de treino para bike

Aqui estão os 11 melhores rolos de treino para bike de acordo com especialistas – classificados em 2023. Confira as diferentes opções, que variam em preço e funcionalidade.

1.  Altmayer AL-200

Altmayer AL-200

O Rolo AL-200 da marca Altmayer é um modelo de entrada simples do tipo fixo, mas que funciona bem para o que se propõe. Fabricado em aço carbono, ele suporta bicicletas de aro 20, 26, 27.5 e 29.

Ele não tem um ajuste de intensidade, mas permite ao ciclista modificar o treino mudando a marcha da bike. É dobrável e fácil de guardar.

2.  Absolute Wild 8

Absolute Wild 8

O Wild 8 também é um modelo de rolo fixo e pertence à marca Absolute. Ele conta com mais funcionalidades do que o que citado anteriormente, como um controle de resistência com oito opções que pode ser fixado no guidão e um sistema redutor de ruído.

3.  Altmayer AL-216

Altmayer AL-216

O Altmayer AL-216 é uma ótima opção entre os rolos livres. Simples, mas muito bem construído, ele é fácil de regular e guardar. O peso máximo suportado por esse modelo é de 130 kg e ele funciona com bicicletas de aro 20 até 29.

4.  Rtr1400-as

Rtr1400-as

O Rtr1400-as, da marca VXTech, é outro modelo de equipamento para quem se interessa mais pelos rolos livres. Ele conta com pés de apoio reguláveis, polias de alta resistência e rolamentos industriais. Funciona em bikes com aros de tamanho 24 até 700c – parecido, mas não igual ao aro 29.

5.  GTS M1

GTS M1

O GTS M1 é um rolo do tipo fixo e com resistência magnética. Ele inclui um suporte para a roda dianteira da bicicleta que impede que ela fique inclinada durante o exercício e sua regulagem pode ser acoplada ao guidão, permitindo ajustes de resistência durante a atividade. Esse modelo suporta até 110 kg e equipamentos de aro 26 ao 29.

6.  PTK

PTK

O rolo PTK é ideal para quem quer treinar em casa e não está afim de investir muito. Ele não conta com ajuste de resistência e esse controle, então, depende exclusivamente das marchas da bicicleta. Por essa razão, é o modelo mais barato entre os selecionados até agora.

7.  Atrio - BI242

Atrio - BI242

O BI242 é construído em aço e suporta uma carga de até 150 kg. O seu modelo de resistência é magnético e ele conta com seis diferentes opções de velocidades. Funciona em bikes de aro 26, 27.5, 29 e 700. Ele também inclui uma base para a roda dianteira.

8.  Elite Novo Smart

Elite novo smart

O Elite Novo Smart é para quem está querendo investir pesado no treino indoor. Com conectividade ANT e Bluetooth, ele pode ser conectado diretamente aos principais aplicativos de controle de treino, ajustando intensidade “à distância” e também conferindo velocidade e desempenho do atleta durante toda a prática.

9.  Absolute Balance

Absolute balance

O Balance é um modelo de equilíbrio da marca Absolute também bastante recomendado por especialistas atualmente. Seus rolos são feitos de nylon de alta resistência e sua estrutura é de aço carbono. O diferencial desse modelo são os rolos em formato côncavo, que ajudam o ciclista a manter a bike equilibrada.

10.  RT004

Rt004

Fabricado pela marca R-SCROOL, especializada em rolos de treino, esse modelo de rolo livre tem um apoio de pé que facilita a subida na bike. Ele funciona com bicicletas do aro 24 ao 29 e pode ser dobrado para caber em qualquer lugar. Bom custo-benefício.

11.  Elite Direto XR

Elite direto xr

Por último, o modelo Direto XR, da marca Elite, exige que a roda traseira seja desmontada para que a bicicleta se encaixe. Fazendo isso, o ciclista conta com o que há de mais moderno no mercado, como um sensor óptico para medir a potência e o controle da resistência por celular, tablet ou smartwatch.

Já que existe a remoção da roda traseira para uso adequado do equipamento, o rolo pode ser conectado em bikes com blocos de 9 x 130 mm, 9 x 135 mm e 12 x 142 mm. O peso máximo suportado é de 113 kg. Belê?

Diz aí! Gostou de aprender mais sobre os rolos de treino? Esperamos que este artigo ajude você a decidir se vale a pena investir em um e, se sim, que você possa escolher o melhor modelo com base nas dicas dadas aqui. Depois, bons treinos.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário