Como trabalhar com eventos esportivos

Eventos esportivos podem ser a sua praia, mas, para começar a trabalhar com isso, é preciso saber por onde começar e quais as funções exercer. Vamos lá?

Como trabalhar com eventos

Se você decidiu que, além de ser um amante do esporte, também quer promovê-los, saiba que é possível e que este mercado é promissor.

Isso porque o amor pelo esporte vem ganhando mais espaço e é possível notar o aumento do número de competições e, mais ainda, de competidores, em diversas modalidades.

Para começar a trabalhar com eventos, você pode conversar com alguns profissionais da área, saber como eles trabalham e qual a identidade de cada um deles, afinal, você não vai querer replicar o trabalho de outro profissional, pois isso pode prejudicar sua carreira, que está no início.

Marcar reuniões com organizadores da região, com donos de lojas de esporte (que podem ser futuros patrocinadores) e com a secretaria municipal de esportes, por exemplo, podem ser os primeiros passos dessas conversas para estudo do mercado, na sua região.

Estes encontros ajudarão a entender melhor o ramo e facilitarão suas decisões sobre qual caminho seguir.

Como, por exemplo: se você irá montar sua própria empresa de organização de eventos esportivos ou se optará por trabalhar como promotora ou promotor em uma empresa consolidada, para ganhar experiência.

Um bom profissional da área de organização esportiva precisa:

  • ser criativo;
  • ser organizado;
  • ser detalhista;
  • ser decidido;
  • saber como trabalhar com prazos curtos;
  • conseguir produzir resultados sob pressão.

Como você já sabe, a criatividade e organização são peças fundamentais para começar a trabalhar com eventos esportivos, uma vez que é necessário conhecer todos os tipos de eventos e escolher a sua identidade, para surpreender o público e fidelizá-los.

Afinal, o que chama a atenção do público são as inovações usadas e a capacidade de produzir um mesmo evento de formas diferentes, aumentando realmente o interesse dos atletas em participar.

Confira abaixo algumas dicas que ajudarão a entender e a conhecer esta área com mais profundidade.

Primeiros passos para trabalhar com eventos esportivos

  • conheça bem os locais mais próximos para realizar a competição;
  • firme parceria com os fornecedores da área;
  • elabore os termos de responsabilidade para os participantes;
  • obtenha conhecimento sobre as redondezas de onde acontecerá a disputa para poder sugerir para os inscritos a localização dos hotéis, restaurantes, entretenimento, farmácia, entre outros;
  • entenda sobre segurança e o quão importante é para um evento;
  • negocie e mantenha boas relações com os envolvidos no evento, tanto os organizadores quanto os atletas; e, principalmente,
  • controle a parte financeira e os orçamentos.

É importante escolher qual será o tipo de competição que você promoverá primeiro. E, para facilitar esta decisão, nós trouxemos as cinco modalidades mais produzidas e organizadas pelos organizadores de eventos esportivos.

1.  Campeonato

É marcado por um sistema de rodízios, em que os competidores enfrentam, pelo menos uma vez, seus oponentes.

Mas, atenção: esse tipo de competição depende do esporte escolhido, pois pode tornar seu evento longo e cansativo.

Por isso, é muito importante entender tudo de classificação de eventos por categoria, a fim de tomar a melhor decisão.

2.  Torneio

Uma disputa baseada na eliminação rápida, o famoso estilo mata-mata.

Esta modalidade é perfeita para disputas curtas e práticas e, geralmente, são as mais fáceis de organizar e de obter sucesso.

3.  Olimpíadas

Conhecida mundialmente pela duração longa e pela diversidade dos jogos, pode ser adaptada para uma cidade, com o intuito de promover a disputa entre os bairros, por exemplo.

Isso traria um público maior ao local, pois este tipo de modalidade pode dar uma visibilidade gigantesca à sua produção e ao seu nome como organizador.

4.  Jogos

Nesta categoria, há vários torneios acontecendo ao mesmo tempo, seguindo o modo de eliminatória também.

No entanto, difere do mata-mata, já que os esportes catalogados como jogos são os mais longos. Por exemplo, nesta modalidade encaixam-se jogos como os de vôlei e futebol.

Caso a opção escolhida for jogos em quadras não cobertas, o cuidado e atenção com a previsão do tempo é extremamente importante.

5.  Festival

Nesta modalidade, o intuito é prestigiar e incentivar os atletas e os amantes dos esportes radicais.

Costuma ser um evento informal, em que o público aparece para assistir os atletas e suas performances. É interessante a apresentações de skatistas, roller skating e bikes, além de outros esportes que atraem a atenção dos visitantes.

Logo após descobrir a identidade da sua primeira organização, cuide de todos os detalhes que envolvem a produção. Para lembrar de tudo, é fundamental a criação de um checklist para o evento.

Como trabalhar como promotora de eventos

Quando for elaborar o check-list, enquanto você trabalhar como produtora de eventos, lembre-se de:

  1. Desenvolver uma identidade única.
  2. Organizar os alvarás obrigatórios para o evento esportivo.
  3. Estudar orçamentos.
  4. Reservar o local, horário e os equipamentos necessários.
  5. Montar uma proposta de patrocínio esportivo.
  6. Contratar fornecedores e, caso precise, recrutar voluntários para auxiliar no grande dia.
  7. Promover e cuidar do marketing em mídias sociais e outros veículos de comunicação.

Mantendo todos esses aspectos em perfeita organização fará, inclusive, com que você possa terceirizar o seu serviço, organizando eventos esportivos para outras marcas. Lembre-se do que falamos: o mercado está em crescimento e, quanto mais conhecimento e experiência você tiver, melhor.

E, sem dúvida alguma, o pilar básico mais importante e que trará lucros ao seu evento será a venda de ingressos.

Por isso, encontrar um site organizador para vender ingressos online é a melhor solução para o que você procura. Estes sites oferecem segurança e facilidade, além de ajudar e aumentar a credibilidade do seu trabalho.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário