Desgaste no Joelho: Causas, sintomas e tratamento

O desgaste no joelho pode atrapalhar o desempenho de qualquer atleta. Como saber se você está sofrendo com isso e o que fazer para tratar esse problema? Confira as respostas aqui!

Desgaste no joelho causas sintomas tratamento

Normalmente, o desgaste no joelho é uma preocupação para pessoas de mais idade. Contudo, esse não é o único grupo que pode sofrer com esse mal.

Também é muito comum vermos atletas sentido dores por conta da condromalácia - esse é o termo utilizado para indicar algum problema na região dos joelhos. O desgaste ósseo dessa região é, na verdade, o que indica a degeneração da cartilagem. Isso é o que causa tantas dores em quem é afetado por esse fator.

Apesar de ser mais comum em mulheres, por conta do formato do corpo feminino, muitas pessoas podem sofrer desse desgaste no joelho, já que são diversos os fatores que o influenciam. Além disso, são quatro os graus de condromalácia patelar, sendo 1 o mais leve, e 4 o mais grave.

Mas afinal, o que causa esse desgaste? Como saber se é esse o seu problema? Como tratar e prevenir que não aconteça novamente? Acompanhe essa leitura para conferir todas essas respostas.

Causas e sintomas

Há várias causas para o desgaste no joelho e uma das mais comuns é por conta da prática de atividades físicas inadequadas, ou seja, exercícios feitos de maneira incorreta.

Além dessa, as dores do desgaste podem ser causadas por doenças como, por exemplo, a artrose ou, ainda, por um mau alinhamento dos joelhos.

Existem ainda outros fatores que podem influenciar diretamente no desgaste precoce das articulações dos joelhos. Entre eles estão elementos como a idade do indivíduo, sendo bastante comum encontrar pessoas idosas com esse tipo de problema.

O peso também tem uma grande influência, já que pessoas obesas precisam de muito mais força nos joelhos para poderem se movimentar. O histórico familiar também contribui, pois pessoas com pais que já passaram pela situação estão mais propensas a sofrerem com esse mal.

A dor é o principal sintoma quando se trata do desgaste no joelho, mas alguns outros que podem ser indicadores são: a perda de movimento e o aumento de volume na região, por conta do acúmulo de líquidos.

Tratamento e prevenção

Se você quer saber se desgaste no joelho tem cura: fique tranquilo, pois sim, tem! É possível tratar esse problema com um clínico geral ou, preferencialmente, com um ortopedista.

Dependendo do grau do desgaste, o tratamento pode ser uma simples fisioterapia, para fortalecimento dos membros inferiores, ou podem ser necessários medicamentos e, em casos mais sérios, até mesmo cirurgias.

Existem alguns meios para aliviar os sintomas, como bolsas de gelo e anti-inflamatórios, mas é importante notar que estes apenas disfarçam as dores, eles não curam o desgaste.

Além disso, o que é bom para desgaste no joelho é fazer alongamento e aquecimento, antes e após cada treino esportivo. Manter um peso saudável e usar sapatos adequados e confortáveis também são medidas essenciais para evitar essa situação.

Por último, mas nem um pouco menos importante, foque em exercícios para quem tem desgaste no joelho, ou seja, exercícios de fortalecimento das pernas, principalmente na região da dor.

O próprio ortopedista pode dar algumas ideias do que fazer, mas o ideal é que você, juntamente com o acompanhamento médico, procure uma academia ou encontre um bom personal trainer para auxiliar a realizar os movimentos corretos.

Afinal, atividades físicas feitas de maneira errada irão agravar ainda mais o problema dos joelhos.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário