7 efeitos da corrida no corpo e seus benefícios

Você já se perguntou quais são os efeitos da corrida no corpo de quem corre ou pensou nas principais vantagens que a prática pode oferecer? Então, confira mais detalhes sobre o tema para você se tornar um entusiasta do esporte.

Efeitos da corrida no corpo

Os efeitos da corrida no corpo são inúmeros e se engana quem pensa que os benefícios são apenas estéticos. Inclusive, em termos de humor, memória e aprendizado, correr pode ser uma das melhores atividades físicas para o seu cérebro, por exemplo.

Por isso, mais do que melhorar o condicionamento físico, fortalecer o músculo cardíaco e a musculatura do corpo como um todo, especialmente os membros inferiores, como o glúteo, quadríceps, posterior da coxa e panturrilha, a corrida também é responsável por regular e melhorar a saúde mental.

Ou seja, além dos benefícios visíveis da corrida para o corpo, como o emagrecimento e fortalecimento dos membros inferiores, também é possível trazer à tona os benefícios invisíveis da prática, refletidos no bem-estar e na disposição dos praticantes.

Procurando motivação ou tentando convencer alguém a correr junto com você? Então, anote as informações que trouxemos neste guia completo sobre o assunto!

O que acontece com o corpo quando você corre?

Quando você corre, o seu corpo realiza uma série de ajustes físicos e químicos para sair do estado de repouso para o estado de movimento intenso. Essas modificações hormonais e bioquímicas geram um quadro de estresse para o corpo, exigindo mais dos órgãos, músculos e articulações.

Durante o período da corrida, o corpo fica em constante adaptação para suportar um exercício de maior intensidade, que exige mais do organismo. Para isso, ele busca equilibrar o consumo de oxigênio para se manter em movimento.

Além disso, o sistema circulatório se adapta para irrigar as regiões mais ativas durante a corrida de forma mais eficiente, como é o caso da musculatura, ao mesmo tempo em que diminui a irrigação em órgãos que não estão trabalhando tanto durante aquele período de estresse.

Durante todo o período de corrida, em que a pessoa altera a intensidade, aumentando e diminuindo o ritmo, o corpo mantém suas adaptações, trabalhando da forma direcionada e liberando hormônios - a maioria deles de bem-estar e recompensa.

Depois que a corrida é encerrada, o corpo leva um tempo para se recuperar, mas, logo em seguida, volta ao seu estado normal de repouso. Além disso, vale lembrar que o estresse, nesse caso, nada mais é do que uma resposta física e automática do nosso organismo ao estímulo.

Quais são os efeitos da corrida no corpo?

1.  Sensação de bem-estar e felicidade

Ao correr, o nosso corpo aumenta os níveis de substâncias químicas calmantes, como a endorfina, a dopamina, a beta-endorfina, a serotonina e a norepinefrina, também conhecidas como os hormônios do bem-estar e da felicidade.

Por isso, correr regularmente pode diminuir os níveis de estresse do tipo agudo, agudo episódico e até mesmo crônico.

Inclusive, correr pode agir em nível celular e reverter o impacto do estresse no processo de envelhecimento, além de relaxar o corpo, a mente e diminuir os níveis de cortisol.

Além disso, depois de uma corrida intensa, os corredores costumam ser tomados por uma euforia intensa, conhecida como Runner’s High ou “barato” do corredor.

2.  Reduz os sintomas de ansiedade e depressão

Segundo uma pesquisa realizada pela Anxiety and Depression Association of America, uma pessoa com ansiedade ou depressão que pratica atividades aeróbicas por pelo menos três vezes por semana pode reduzir os sintomas das doenças de forma tão eficaz quanto com o uso de medicamentos.

Ela também é responsável por estimular o crescimento de neurônios danificados pela depressão, ativar moléculas cerebrais e aumentar os níveis de serotoninérgica e noradrenérgico no cérebro, neurônios relacionados ao nosso humor, bem-estar, ansiedade, sono, agindo como antidepressivos naturais.

A prática do exercício também pode aumentar a criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, melhorando a capacidade de atenção e concentração.

3.  Fortalece a musculatura

Os membros inferiores como o glúteo, quadríceps, posterior e panturrilha são os principais beneficiados durante uma corrida.

Por isso, correr com regularidade pode fortalecer a musculatura dos membros inferiores e também o core, conjunto que é considerado o centro de gravidade do nosso corpo.

O core é uma região integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, a pélvis e o abdome.

Ele fica ao redor de toda a região do tronco, na linha da coluna lombar e, por isso, os principais músculos do grupo são os abdominais, os lombares, os glúteos e os oblíquos.

Logo, a corrida pode ser uma forma de trabalhar o corpo como um todo, mesmo que não exija tanto dos membros superiores - o que pode ser resolvido com o treino de musculação.

4.  Fortalece o músculo do coração

Você sabia que, mais do que a musculatura dos membros inferiores, correr também fortalece o músculo cardíaco?

Isso acontece pois o coração passa a bombear sangue de forma mais rápida e eficiente para todo o corpo. O resultado disso é o fortalecimento da musculatura do órgão e da circulação.

Além disso, já que o assunto é coração, correr uma hora por semana pode reduzir o risco de doença cardíaca quase pela metade, principalmente quando as pessoas que correm semanalmente são comparadas aos sedentários.

5.  Melhora a saúde cardiovascular

Depois de 18 semanas ou 4 meses e meio na prática constante de corrida, o corpo humano apresenta um fortalecimento do sistema respiratório, aumentando o tempo necessário para atingir a exaustão em 23%.

Os dados são de um estudo feito pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos.

Mais do que a melhora significativa do sistema respiratório, praticantes do esporte costumam melhorar o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, além de diminuir o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim.

6.  Acelera o metabolismo

Quando você corre, o corpo aumenta o consumo de oxigênio por meio da ativação muscular, resultando em um gasto calórico mais elevado.

Como consequência disso, o metabolismo trabalha mais rápido e, por isso, podemos afirmar que um dos efeitos de correr todos os dias é a perda de peso.

Vale lembrar que, além de ser uma grande aliada nesse quesito, a corrida é um dos exercícios físicos mais baratos para se praticar com regularidade, uma vez que, para começar, só é necessário investir em um tênis adequado e aprender a correr do jeito certo.

7.  Aumenta a autoestima

Seja pela redução de peso, melhoria no condicionamento físico e no fôlego, pela liberação de hormônios ou por alcançar metas que pareciam muito difíceis, correr faz com que as pessoas se amem mais, aumentando a disposição e a satisfação com o próprio corpo.

Correr emagrece ou define?

A corrida pode ser uma aliada em tanto quando o assunto for emagrecimento, afinal, proporciona alto gasto calórico e, por isso, auxilia na queima e na redução do percentual de gordura do praticante.

Porém, para que isso aconteça, a prática deve estar alinhada à uma alimentação balanceada.

Em termos de definição, o ideal é que você corra, tenha uma alimentação predominantemente saudável e também faça musculação, pois um corpo definido é o resultado de um menor índice de gordura e de ganho de massa muscular.

O que a corrida faz por você é justamente reduzir o seu percentual de gordura, logo, se você tiver bastante massa magra, o seu corpo vai ficando definido de modo processual.

Afinal de contas, você só consegue definir sua musculatura uma vez que perde a "capa" de gordura em cima dela.

Portanto, lembre-se de correr regularmente, se alimentar adequadamente e fazer musculação, desse modo, você consegue definir e fortalecer seu corpo ao mesmo tempo em que previne lesões durante a corrida.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

35 Respostas

Deixe seu comentário