O que é uma ultramaratona e como se preparar para essa prova?

Você já se imaginou participando de uma ultramaratona? Sabe como funciona a prova e como se preparar para uma? Então confira esse artigo que explicaremos tudo.

Ultramaratona

Há dois tipos de pessoas: aquelas que, quando escutam a palavra ultramaratona já ficam cansadas só de pensar, enquanto outras ficam animadas e sentem-se, automaticamente desafiadas e motivadas.

Mas, se você está lendo este artigo, você é o tipo dois não é mesmo? Sendo assim, vamos conhecer mais sobre a ultramaratona, descobrir como ela funciona e como estar preparado para correr uma? Então, vamos lá!

O que é uma ultramaratona?

Uma ultramaratona é uma corrida, realizada a pé, com distância superior a de uma maratona, ou seja, 42.195 m. Ultramaratonas são realizadas por todo o globo, mas, geralmente, cada “super” corrida impõe suas próprias regras.

Por isso, se é da sua vontade percorrer um percurso extenso como o de uma ultramaratona, é necessário consultar as regras específicas de cada evento, inclusive em questão de distância. No entanto, as mais comuns são de 50 km e 100 km.

Além disso, os lugares escolhidos para uma ultramaratona são variados, elas podem acontecer em asfalto, terra, trilha, entre outros, ou até em pisos mistos.

Como funciona uma ultramaratona?

Levando em consideração os pontos mencionados para descrever o que é uma ultramaratona, podemos ter um noção de como funciona uma corrida com essas proporções. No entanto, preparamos mais alguns detalhes sobre ela, confira!

De modo geral, provas deste nível podem durar por mais de 10 horas ou até dias e podem ocorrer por partes, isto é, na maioria das provas, assim como nas corridas de rua ou maratonas, o cronômetro é contínuo. Os corredores disputam para chegar ao objetivo em um menor tempo.

Existem também formatos de corridas onde, em distâncias muito maiores ou dependendo da dificuldade do terreno, se tratando segurança, só podem correr durante o dia e, por isso, a corrida é interrompida ao cair da noite e os atletas têm um tempo para recuperar e planejar os quilômetros que estão por vir.

Assim como também existem as ultras contra relógio, que costumam acontecer em trajetos menores a serem repetidos enquanto o relógio permitir, onde o que determina o vencedor é a quilometragem percorrida no tempo definido pela organização.

Vale ressaltar a importância de estar preparado fisicamente para enfrentar uma ultramaratona, lembrando que, geralmente, é preciso apresentar exames médicos que comprovam a condição física do atleta para liberar sua participação na prova.

Além disso, é muito comum contar com uma rede de apoio ao competir em uma ultramaratona. Essa equipe acompanha o ultramaratonista dentro de um carro, com alimentos, água e medicamentos no geral.

Quando o atleta não está acompanhado de uma equipe, na maior parte dos casos, é normal que o ultramaratonista esteja carregando uma mochila com os utensílios necessários ou então carregue uma mochila de hidratação durante a prova.

Como se preparar para uma ultramaratona?

Quem vê um ultramaratonista em ação, por vezes esquece que o trabalho do atleta começa meses antes. Para poder participar de provas como essas, é imprescindível um preparo prévio.

Outro fator indispensável para chegar a uma ultramaratona e poder enfrentar a fadiga intrínseca ao esporte, é dar a atenção necessária à nutrição do seu corpo. Em outras palavras, alimente-se bem durante os meses que antecedem a corrida e durante a prova.

O volume de treinos para esse tipo de competição é grande e exige disciplina e, mais do que isso, paciência, pois não é de um dia para o outro que você adquire a força física adequada para correr uma distância assim. Por isso, aumente a quilometragem e o ritmo aos poucos durante os treinos.

Lembre-se também da musculação, certo? E, para essa jornada, conte com o auxílio de um educador físico. O suporte de um profissional aumentará seu desempenho e manterá sua saúde em dia antes, durante e depois da prova.

Outra dica preciosa para estar preparado para uma ultramaratona é testar todos os equipamentos semanas antes, como é o caso do tênis, da mochila, shorts e calças escolhidas para o dia da corrida. Você precisa estar confortável para conseguir alcançar a linha de chegada.

Por fim, para se manter focado e inspirado, que tal assistir ao documentário “The why: running 100 miles” e ouvir tantos outros ultramaratonistas relatando as razões pelas quais encaram o desafio?

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário