12 benefícios da água de coco para a saúde

A água de coco traz muitos benefícios à saúde e, para entender o motivo, basta conhecer as propriedades naturais da fruta, quais nutrientes ela possui, vitaminas e calorias. Conheça as características dessa bebida e saiba qual a melhor maneira de consumi-la.

Água de coco benefícios

A água de coco oferece muitos benefícios ao organismo, já que é uma fonte de hidratação, propriedades antienvelhecimento, prevenção do câncer e controle da pressão arterial.

Por ser tão benéfica à saúde, o consumo dessa bebida natural tem crescido nos últimos anos, especialmente no mundo fitness, pois seus nutrientes, vitaminas e baixo teor calórico auxiliam na alta hidratação e no aumento de energia para a prática de atividade física.

Deu vontade de conhecer mais sobre essa bebida maravilhosa? Então é só continuar a leitura para saber o que de melhor ela tem a oferecer para você.

Propriedades da água de coco

Todos os benefícios são resultados dos nutrientes e vitaminas presentes na bebida. Além das propriedades apresentadas na tabela abaixo, é válido ressaltar que a quantidade de calorias que a água de coco tem são baixíssimas quando comparadas a outras bebidas naturais. Um copo de 200 ml de água de coco possui apenas 41 calorias.

Confira agora outros valores nutricionais:

Valores nutricionais agua de coco

É importante ressaltar que 94% do conteúdo é composto por água e, por isso, a bebida natural é ótima para hidratação, o que não acontece com o leite de coco, por isso a importância em não confundir as bebidas.

O leite de coco, por sua vez, possui 50% de água e altas taxas de gordura, o que não se assemelha à água de coco, que possui 0 gramas de gordura de acordo com a tabela acima. Inclusive, essa última mantém os níveis de hemoglobina A1c baixos, controlando melhor os níveis de açúcar no sangue a longo prazo.

Qual a melhor maneira de tomar água de coco?

O aconselhável é ingerir a bebida diretamente da fruta, ainda fresca e natural, já que, com o passar dos dias, o fruto pode perder os nutrientes e as propriedades nutritivas, principalmente em situações em que permanece por muito tempo sob refrigeração.

E, se você estiver pensando naquelas águas de coco encontradas em supermercados e feiras, lembre-se de que, além de industrializadas, elas podem conter alto teor de açúcar, o que pode prejudicar a saúde de quem a consome, por isso dê preferência ao consumo da fruta fresca, sem adições de açúcar ou sem ser exposta a baixas temperaturas para refrigeração.

Tomar muita água de coco faz mal?

Tudo em excesso faz mal (até mesmo beber água demais!) e ainda que a água de coco seja uma bebida natural com tantos benefícios, ela pode fazer mal quando ingerida em grande quantidade, isto é, acima de seis copos por dia.

Tudo porque o alto índice de potássio presente na bebida é prejudicial quando consumido diariamente, pois ele pode alterar o ritmo cardíaco e causar fadiga muscular.

Outro problema é o fato do efeito diurético que, por um lado, faz bem ao organismo, pois reduz as chances de pedras nos rins, por outro lado, pode ser prejudicial quando consumido em grande quantidade, já que pode causar desidratação severa.

12 benefícios da água de coco

Conheça agora os 12 benefícios do consumo da água de coco para a saúde, especialmente em épocas quentes!

1.  Hidratação

Rica em aminoácidos, enzimas e ácidos essenciais, a água de coco é indicada para manter a hidratação corporal e por isso é prescrita por profissionais da saúde em situações de desidratação.

2.  Emagrecimento

Não há nenhuma propriedade específica para emagrecer presente na bebida, no entanto, o alto teor de fibras faz com que o organismo mantenha a saciedade por um período mais longo, ao mesmo tempo em que o produto possui baixo teor calórico.

3.  Anti-envelhecimento e prevenção do câncer

A água de coco é rica em antioxidantes, o que reduz os malefícios dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele e a criação de células cancerígenas.

4.  Reduz o estresse e o cansaço

O potássio e o magnésio presentes na bebida ajudam a reduzir os níveis de estresse, o cansaço físico, auxiliam no relaxamento muscular e aumentam a energia.

5.  Controle da pressão arterial

A presença de nutrientes eletrólitos como o potássio ajuda a regular a pressão arterial, principalmente em situações nas quais a bebida é consumida diariamente por um período regular.

6.  Facilita a digestão

Por ser rica em fibras, a água de coco auxilia no processo de digestão e também regula a flora intestinal.

7.  Potencializa o cérebro

Por conta do alto índice de potássio, quem consome essa bebida garante um melhor funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

8.  Ajuda na prevenção de doenças

O magnésio presente na bebida auxilia na prevenção de doenças como a asma, diabetes e a osteoporose.

9.  Desintoxicação

Por ser composta por 94% de água, a bebida extraída do coco, auxilia na limpeza do organismo, retirando as impurezas adquiridas ao longo do dia. O magnésio e o potássio presentes no líquido também são responsáveis pela remoção das toxinas.

10.  Equilibra o colesterol

Por causa do cálcio, magnésio e potássio presentes na água de coco, a bebida reduz os níveis de colesterol ruim no organismo, com isso, as chances de infartos são menores em quem costuma consumi-la com frequência.

11.  Reduz as chances de pedras nos rins

Por ser um diurético natural, a água de coco auxilia no trabalho dos rins, limpando as toxinas que causam as pedras, além de reduzir também as chances de infecção urinária.

12.  Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em vitamina C, a água de coco fortalece o sistema imunológico, evitando que doenças virais como gripes e resfriados sejam contraídas com facilidade.

E então? Feliz em saber que essa bebida deliciosa tem tantas qualidades? Você pode, inclusive, bebê-la após o treino para ajudar na hidratação. Que tal beber uma água de coco bem geladinha com mais frequência?

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário