Entre correr com o calcanhar ou com a ponta do pé, corra colocando primeiro a ponta do pé no chão, seguido do restante do pé: mediopé (meio) e retropé (calcanhar). Antepé, mediopé e retropé: essa é a forma correta de pisar durante a corrida.
Afinal, mesmo que tudo isso aconteça em questão de milésimos, essa é a ordem que protege o corredor de lesões no longo prazo.
Mas para aprender como correr corretamente, precisamos abordar mais alguns detalhes sobre como apoiar o pé para correr.
Por isso, nos parágrafos seguintes, você confere uma explicação mais detalhada sobre o tema.
Melhor pisada para correr: calcanhar ou ponta do pé
A melhor pisada para correr é aquela em que o antepé (ponta do pé) toca o chão antes do calcanhar. Pois, quando o calcanhar toca a superfície primeiro, todo o peso do impacto é direcionado para a perna e o joelho do corredor. Ou seja, o pé praticamente não absorve o impacto do choque contra o chão.
Agora, quando a ponta do pé toca o chão antes do calcanhar, a carga produzida sobre os pés, joelhos e pernas é três vezes menor do que o contrário, proporcionando mais segurança e bem-estar para o corredor.
Inclusive, essa deve ser a técnica utilizada pelos corredores que querem correr mais rápido, afinal, quanto menor e mais rápido for o contato do pé com o chão, maior a velocidade na corrida.
Mas, cuidado para não interpretar o correr com a ponta do pé (antepé) erroneamente. Correr aterrizando primeiramente o antepé, não significa correr apenas na ponta do pé, nesse caso, o calcanhar também deve tocar o chão.
Se não, com o tempo, o corredor também sairá machucado e, nessa situação, os músculos da panturrilha é que serão prejudicados, pois estarão sobrecarregados.
Isso seria como se o corredor estivesse repetindo o movimento de pular corda por 5, 10 e 15 quilômetros consecutivos. Cansativo, não é mesmo?
Como correr corretamente?
Além de seguir as recomendações de como pisar durante a corrida, atente-se também à sua postura corporal, pousando os pés sempre abaixo do quadril e nunca à frente do corpo, mantendo o quadril imóvel e os joelhos ligeiramente curvados.
Cabeça reta, olhando sempre para frente e não para os pés, pescoço relaxado, evite curvar os ombros. Respire corretamente, ou seja, utilizando toda a sua musculatura abdominal, a chamada respiração diafragmática.
Todos esses detalhes, inclusive optar em correr com a ponta do pé ao invés do calcanhar, são decisivos para a performance, bem-estar e saúde física do corredor. Boa corrida!
Leia também:
Quais os melhores tênis para corrida de 2021
6 tipos de treino de corrida para iniciantes
Deixe seu comentário