Joelho estalando: por que acontece, exercícios e fortalecimento

O seu joelho estala e você não sabe o motivo? Confira algumas possíveis causas e cinco formas de fortalecer a região, evitando futuros problemas e melhorando a sua qualidade de vida.

Joelho estalando

O joelho estalando pode acontecer depois de um longo período sem alongamento e também quando há atrito entre os ossos das articulações, devido à redução do líquido sinovial que existe no seu interior.

O som dos estalos pode ocorrer em várias regiões do corpo e, normalmente, aparecem quando agachamos, dobramos as pernas, alongamos, subimos e descemos escadas, corremos, entre outros.

Esse som de estalo não precisa ser motivo de preocupação, porém, se o som continuar com frequência, significa que está na hora de fortalecer os seus joelhos. Caso o ruído seja acompanhado por dores, você deve procurar um médico imediatamente.

Abaixo, vamos conhecer o que pode ser a dor no joelho e estalos, trazendo dicas para fortalecer as suas articulações.

Afinal, por que o joelho estala?

Os estalos no joelho são mais comuns do que pensamos, por isso é importante saber suas causas e sintomas, tratando o incômodo da forma correta e melhorando a sua qualidade de vida.

Abaixo trouxemos os motivos mais populares que levam os joelhos a estalarem!

Excesso de peso

Quando estamos acima do peso ideal para nossa estrutura, os joelhos ficam sobrecarregados, causando dores e desconfortos ao caminhar ou fazer exercícios físicos.

Artrose nos joelhos

Pancadas, traumas e idade avançada são os principais motivos que geram o desgaste das articulações dos joelhos, causando a aproximação dos ossos da coxa e perna e motivando as dores e inchaço da região, quando também surgem os estalos.

Desalinhamento corporal

A ausência da postura, mesmo que minúscula, pode ser um motivo que gera estalo nas articulações. É importante sempre cuidar do alinhamento corporal para não descontar o erro de postura nos joelhos, os deixando sobrecarregados.

Alterações na patela

A artrose (que surge por envelhecimento, trauma ou inflamação) pode gerar a crepitação patelar, ou seja, uma alteração na cartilagem que reveste a patela por dentro, causando estalos e dores principalmente ao dobrar a perna.

Rompimento do ligamento do joelho

Um dos casos mais graves quanto a essa região do corpo, é o rompimento dos ligamentos do joelho que possuem os sintomas de estalido (um estalo mais seco e baixo que o comum) e normalmente dores mais fortes.

Há também inchaço e instabilidade anterior, posterior e rotacional da articulação.

Existem dois tipos de ligamentos no joelho que podem ser rompidos, colateral lateral e colateral medial. Cada um deve ser tratado de forma específica, através de exames e diagnósticos profissionais.

5 exercícios para fortalecer os joelhos

Algumas atividades físicas auxiliam para acabar com os estalos no joelho e são muito simples, necessitando de quase nenhum equipamento, sendo grande parte delas treinos funcionais, que você pode realizar na sua casa.

Trouxemos 5 exemplos para você começar a fortalecer o seu joelho agora mesmo.

Confira!

1.  Pular corda

  • De pé, dê pulos baixos quando a corda estiver próxima do pés, fazendo-a passar por debaixo deles.
  • Mantenha a postura com as costas retas e olhos voltados para frente.
  • Tente pular corda até 20 vezes consecutivas, descansando alguns segundos e repetindo por até 3 séries.

2.  Agachamento

  • Em pé, mantenha as pernas afastadas na largura dos ombros e os braços esticados em linha reta para a frente do corpo.
  • Flexione os joelhos até que eles se alinhem aos pés para realizar o agachamento.
  • Mantenha a coluna ereta e bumbum empinado para trás.
  • Repita a atividade 15 vezes em 2 séries.

3.  Ponte

  • Deite no chão e dobre as pernas.
  • Levante apenas o tronco, mantendo a pélvis elevada e a região dos ombros fixos no chão.
  • Desça lentamente e repita o exercício 10 vezes em 3 séries.
  • Conforme você se adapta, ele pode ser repetido em até 10 séries.

4.  Extensão de pernas no ar

  • Deite no chão e dobre as pernas.
  • Levante apenas uma perna mantendo do joelho para cima em vertical e do joelho para baixo em horizontal.
  • Baixe uma das pernas e faça o mesmo na outra.
  • Repita até 10 vezes o exercício em cada perna.

5.  Yoga

Para realizar a atividade, você pode contar com o auxílio de aplicativos de exercícios no celular ou vídeo-aulas no YouTube e demais mídias sociais, onde normalmente profissionais da área disponibilizam formas de praticar.

A yoga, além de melhorar a flexibilidade, o sistema imunológico, o tratamento da ansiedade e do sono, aumenta o tônus muscular, sendo um exercício valioso para os músculos.

Então, é normal o joelho estalar?

Sim, se o estalo surge apenas ocasionalmente e não traz consigo dores, desconforto e outros sintomas que atrapalhem qualquer atividade do seu dia.

Nesse caso, não precisa procurar um médico, mas, talvez, seja necessário movimentar mais suas articulações com alongamentos e exercícios físicos.

Por outro lado, se o som persistir e você sentir o local dolorido, será necessário intervenção profissional para analisar o joelho, identificar a causa e realizar o tratamento adequado.

Não espere o quadro se agravar e procure um ortopedista de sua confiança.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário