Drop do tênis: o que é e como escolher o ideal para corrida

Este artigo foi feito por especialistas da Atletis para explicar a você, de forma breve, o que é e para que serve o drop de tênis. Confira.

Imagem de um tennis de uma pessoa caminhando

Sabe quando a frente do solado do tênis de corrida é mais baixa do que a parte de trás? Esse “design” é chamado de drop ou off-set, e saber avaliar as suas diferenças pode impactar – talvez mais do que você imagine – no seu conforto e na sua performance!

Neste artigo, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre os componentes de calçados assim para entender como fazer a escolha certa e vê-la corresponder aos seus objetivos como atleta amador(a) ou profissional.

Continue lendo.

O que é o drop no tênis?

De forma simplificada, o drop de um tênis é a diferença de altura entre a parte traseira e a parte dianteira de sua sola; é a inclinação da sola, que afeta a posição do pé em relação ao solo enquanto você corre.

Dá uma olhada na imagem abaixo para entender melhor!

Ilustração exclusiva da Atletis mostrando desenho de um tênis e a indicação de seu respectivo "drop"

Quanto menor a medida do drop, mais a pisada de tênis é parecida com a natural – aquela de quando você está descalço(a).

Como o drop do tênis influencia na corrida?

Toda a biomecânica de qualquer zona de treinamento de corrida é influenciada pelo drop por conta da forma como o pé toca o solo quando você está calçado(a) com um sapato cuja sola é mais ou menos alta em comparação à frente, e também pela maneira como o corpo se comporta em consequência da pisada ao longo do treino ou da prova.

Tênis com drops mais altos – que vão de 8 mm a 12 mm – geralmente promovem uma corrida com impacto inicial no calcanhar, enquanto tênis com drops mais baixos – de 4 mm a 8 mm – proporcionam uma pisada mais próxima do antepé, aquele trecho da parte debaixo do pé mais próximo dos dedos.

Para simplificar, entenda que:

  • a sola quase reta deixa a passada natural, mas não traz nenhum tipo de amortecimento;
  • uma diferença pequena entre sola e frente do tênis proporciona conforto, mas com um pouco de amortecimento; e
  • uma diferença maior traz mais amortecimento, ajuda a prevenir lesões na corrida, mas, em contrapartida, tira agilidade e deixa a passada menos natural.

Traduzimos o texto em imagem para você!

Ilustração exclusiva da Atletis mostrando três tênis diferentes e seus diferentes tamanhos de "drop" com suas características

Só não se apegue a uma medida perfeita: a escolha do drop varia de acordo com as preferências de cada corredor(a).

E qual o drop ideal para corrida?

Mesmo sendo um tema altamente debatido entre atletas, não há uma resposta definitiva sobre o drop ideal, afinal, o que é melhor para alguns pode não ser ideal para outros, e tudo vai depender da biomecânica individual, ou seja, de como o corpo de cada pessoa se movimenta, do tipo de terreno no qual acontece a corrida e das preferências pessoais.

Porém, a recomendação de muitos especialistas é que corredores iniciantes comecem com drop alto, geralmente na faixa de 8 mm a 10 mm, por conta do equilíbrio entre amortecimento e estabilidade e porque o desempenho pode ser facilitado em maratonas ou competições.

Aos poucos, dá para testar tênis com drops mais baixos, principalmente para corridas de média e longa distâncias. Em resumo, a melhor dica é ir até uma loja física e experimentar diferentes modelos para escolher o melhor (para você)!

Como medir o drop de um tênis?

Para medir o drop do seu tênis, basta colocá-lo numa superfície plana e estática para encontrar a altura da sola na parte traseira e na parte dianteira com uma régua ou fita métrica. Depois, não esqueça de subtrair o número da altura da parte dianteira do da parte traseira para obter seu resultado.

Drop de tênis = altura da parte dianteira da sola - altura da parte traseira da sola
 

Também vale procurar por essas informações nas especificações do calçado ou consultar os vendedores de lojas especializadas. Aproveite para explorar e experimentar outros acessórios de corrida e fique PRO na modalidade rapidinho, pelo menos no look.

Vista-se de acordo com o que você quer alcançar, como dizem por aí: o pódio!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário