Quanto é preciso pedalar para emagrecer?

Quer perder peso pedalando e está com dúvida se realmente funciona? Nesse texto respondemos as principais questões de quem quer queimar alguns quilinhos e ainda trouxemos dicas de treinos.

Pedalar para emagrecer

Para quem sofre pelo excesso de peso e deseja realizar uma atividade física que proporcione emagrecimento e ofereça o prazer do contato com a natureza, andar de bicicleta é o exercício perfeito, pois é possível pedalar para emagrecer.

Seja no asfalto ou nas montanhas, a bike traz inúmeros benefícios para a saúde e, se você não tem muito tempo de se preparar para pedalar nas ruas, pode optar por permanecer em locais mais confortáveis e seguros, exercitando-se tranquilamente em uma bike ergométrica na academia ou na sua casa.

Você deve buscar a melhora da sua saúde dentro dos limites do seu corpo, por isso é importante ter um acompanhamento profissional, ok? Contratar um personal e um nutricionista deixará você muito mais disposto e seguro para dar início a sua nova rotina.

Faça um planejamento semanal, anote os seus objetivos e comece o mais rápido possível!

Principais dúvidas sobre emagrecer pedalando

Sempre que há promessa de perda de peso, ficamos com o pé atrás, afinal, será que realmente funciona? A resposta aqui é sim, funciona, veja só!

Quanto tempo devo pedalar por dia para emagrecer?

Especialistas indicam o mínimo de 30 minutos em dias intercalados, ou seja, inicialmente você deve pedalar um dia e descansar no seguinte. Se você não possui essa disponibilidade de tempo, indica-se também pedalar de 50 minutos a 1 hora, por até 3x na semana.

Quantos KM devo pedalar por dia para perder peso?

Se você começar pedalando por muitos quilômetros, ficará exausto e vai demorar dias para voltar a subir na bicicleta. Comece devagar, pedalando 10km a cada dia que separou para praticar atividade física. Se perceber que não está fazendo nenhum esforço, aumente 2 ou 3km até sentir que está suando.

Mesmo depois que o corpo estiver adaptado, não ultrapasse 20km por dia sem consultar um especialista e saber se você está apto a fazer todo esse trajeto sem sofrer lesões ou prejudicar a sua saúde. Nenhum exercício deve ser realizado de forma intensa sem acompanhamento.

Quantas calorias se perde por KM pedalado?

A quantidade exata de calorias perdidas pedalando pode variar muito, por isso é tão difícil responder essa pergunta. Existem muitas questões que fazem esse valor ser instável, por exemplo, quanto mais intensa for a pedalada, mais calorias você perde.

Meia hora de bicicleta em ritmo intermediário, é capaz de queimar de 270 a 400 calorias. Quanto maior o peso do ciclista e a intensidade do exercício, mais calorias serão perdidas. Cuidar da alimentação consumindo menos calorias também ajuda muito, pois assim você gasta mais do que ingere.

3 treinos de bike para emagrecer pedalando

Ok, você já sabe que andar de bicicleta emagrece, mas como colocar em prática mantendo a queima de calorias constante?

Conheça três treinos de bike que vão te ajudar a perder peso.

1.  Treino de velocidade

Quanto mais veloz você estiver, mais calorias você gastará. É importante tentar manter uma velocidade segura, de modo que você consiga manter o controle da bicicleta e frear tranquilamente se necessário, sem riscos de acidentes. O ideal é não ultrapassar 25 km/h.

2.  Treino de resistência

Se você já atingiu a maior velocidade e o corpo já criou resistência, é hora de aumentar o desafio. Procure um terreno íngreme com subidas para que você possa pedalar forçando mais os músculos e, consequentemente, perdendo mais calorias.

3.  Treino intervalado

Este treino é mais avançado, então só inicie quando todos os anteriores já não estiverem mais dando resultado.

Para realizá-lo, você precisa subir na bike, aquecer durante cinco minutos e aumentar a velocidade por um minuto, mantendo-a por até 30 segundos com toda a sua força. Logo após, reduza a velocidade novamente por cinco minutos e repita o processo.

Acostumando com esse treino, você deve aumentar a intensidade e reduzir o tempo de descanso. Essas explosões de energia ajudam a queimar as calorias.

Outros benefícios de pedalar

É claro que o emagrecimento não é o único benefício de pedalar. Essa atividade é aeróbica, por isso também ajuda a desenvolver a capacidade cardiorrespiratória, ou seja, aumenta o condicionamento físico.

Além disso, melhora a circulação sanguínea, a saúde dos vasos, regula o colesterol e previne o acúmulo de gordura nas artérias. Ajuda também a promover a sensação de bem-estar, liberando endorfina, que auxilia na melhora da disposição e combate à depressão e ansiedade.

Enfim, antes de subir na bicicleta, lembre-se que é necessário tomar alguns cuidados, como utilizar roupas e calçados confortáveis, beber água para manter-se hidratado e ter proteção adequada para evitar acidentes.

Todos os exercícios que geram emagrecimento possuem seus resultados mais intensificados quando acompanhados por uma alimentação mais saudável e constância na prática.

Tenha ao seu lado profissionais que entendam a necessidade do seu corpo e ajudem a perder peso com saúde!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

32 Respostas

Deixe seu comentário